Como Abrir Uma Farmácia

Abrir empresa farmacêutica é realmente tentador. Isso porque se trata da comercialização de produtos de consumo essenciais.

Ou seja, é um setor pouco afetado pela crise, o consumo é constante e uniforme e a chance de passar por uma crise financeira é muito pequena, certo? Bom, nem tanto. Tudo isso é verdade. O negócio de farmácias e drogarias tem essas vantagens.

Contudo, é preciso ter planejamento, atenção e cuidado. Então, se você pretende abrir uma farmácia, é bom se atentar a alguns detalhes.

Em primeiro lugar, vamos fazer a diferenciação entre farmácia e drogaria. As primeiras, além de comercializarem os produtos, trabalham com a manipulação de fórmulas magistrais e oficinais. Enquanto isso, as drogarias se limitam a estocarem e comercializarem drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos.

Vantagens e desvantagens de abrir empresa farmacêutica

Já citamos algumas das vantagens. Trata-se de um mercado estável e pouco afetado por crises financeiras.

Com a população mais velha, maior poder aquisitivo das classes mais baixas e o amplo portfólio das drogarias atuais, a demanda só aumenta no Brasil. Ou seja, esse é, sim, um bom momento para investir no setor.

Por outro lado, muitos têm enxergado essa possibilidade, o que leva ao aumento da concorrência. Outras ameaças são a distribuição direta de medicamentos e venda em supermercados e online. Isso significa que a sua empresa precisa de muito planejamento para ter prosperidade.

Planejamento para abertura de empresa

Então, não pense que o sucesso está garantido. Faça um planejamento bem estruturado e esteja pronto. Feito isso, você deve criar um plano de negócios.

Este documento deve deixar claro o que é o negócio, quais serão os principais produtos, os potenciais clientes, a localização, a quantidade de dinheiro a ser investido, o faturamento mensal, tempo de recuperação de investimento, diferenciais perante aos concorrentes e quaisquer informações essenciais para o bom funcionamento do negócio.

Ainda alinhado ao planejamento, para abrir uma empresa, é preciso conhecer o mercado e a si mesmo. Saiba bem qual problema do seu consumidor a sua empresa vai resolver.

Enquanto isso, faça uma pesquisa de mercado: conheça seus concorrentes e analise o comportamento das pessoas da região. Para a melhor visualização, recomenda-se fazer a análise SWOT. Com ela, faz-se um levantamento de fatores internos, forças e fraquezas, e externos, oportunidades e ameaças.

Burocracia para abertura de farmácia

Claro que ao empreender você deverá se manter dentro da legislação. Para isso, você deve contratar um contador habilitado.

Este profissional fica responsável pela elaboração dos atos constitutivos da empresa, pelas licenças e alvarás, pelo auxílio na escolha da forma jurídica mais adequada para o projeto e pelo preenchimento de formulários de órgãos públicos para inscrição de pessoas jurídicas.

Feito isso, inicia-se o processo de abertura de empresa. A legalização é feita por meio de inscrições nos seguintes órgãos:

  • Junta Comercial;
  • Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
  • Secretaria Estadual da Fazenda; Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;
  • Enquadramento na Entidade Sindical Patronal;
  • Cadastro junto à Caixa Econômica Federal e Corpo de Bombeiros.

Após isso, você deve obter o alvará de licença sanitária e fazer as adequações de instalações de acordo com o Código Sanitário. Além da inscrição, existe uma série de exigências legais para os setor.

O contador vai te auxiliar com todo este processo.

Já está claro que você vai precisar de uma contabilidade especializada em farmácias, certo? Assim, você garante que o dinheiro está sendo bem utilizado e que o negócio está funcionando de acordo com a lei.

Compartilhe nas redes!

Como Abrir Uma Farmácia

Precisando de ajuda ou quer falar com um especialista? Preencha os campos abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Recomendado só para você!
Para quem não sabe, a assessoria contábil está diretamente ligada à gestão…
shares
Powered by