Modelos de gestão: qual o ideal para sua empresa?

A fim de aprimorar o desenvolvimento da empresa, os gestores adotam modelos de gestão que atendam às necessidades internas, alinhadas com os valores e a cultura organizacional. A tendência é uma estrutura descentralizada, que envolve o aumento da participação de todos. Afinal, são processos que afetam diretamente na produção e motivação dos funcionários perante o ambiente corporativo.

Para escolher o melhor modelo, é preciso, primeiro, um planejamento estratégico. Só assim será possível alcançar metas e aumentar a lucratividade, bem como ter sucesso nos demais objetivos traçados.

Tipos de modelos de gestão para sua empresa

 Atualmente, entre os modelos mais adotados estão a gestão por resultados, gestão por processos e gestão participativa. Mas como definir qual desses adotar na sua empresa? A gente te conta e te explica um pouco mais sobre cada uma delas.

Gestão por resultados

Esse é um modelo de administração de empresa voltado para atingir os objetivos definidos. A gestão por resultados prioriza mais os resultados do que os procedimentos adotados para que se chegue efetivamente a eles. A estrutura hierárquica vertical é deixada de lado e adota-se uma estrutura horizontal, com todos participando de forma integrada, envolvidos em todas as fases e contribuindo com ideias construtivas. Independentemente da área de atuação ou porte da empresa, o importante são os direcionamentos de planos e prazos, abertos à críticas e sugestões. Sua maior vantagem é o aumento da produtividade e grande engajamento por parte dos colaboradores.

Gestão por processos

 Aqui, o modelo é voltado para interação entre os processos. Para automatizar essa gestão, usa-se a estratégia BPM (Business Process Management), com ferramentas para melhorar o desempenho das tarefas organizacionais e mensurar os resultados. As ações são classificadas de forma metódica, com um gestor responsável por cada setor, de forma a manter a empresa forte e competitiva no mercado. A vantagem fica por conta do melhoria contínua que essa gestão permite, com equipe preparada para gerenciamento de crise, maior agilidade nas decisões e redução de custos.

Gestão participativa

 Nesse tipo de gestão, a estratégia é enaltecer o diálogo. Funcionários se sentem motivados a ficar em um ambiente que preza por suas ideias, onde sentem que sua voz é ouvida. Líderes e empregados atuam como parceiros, envolvidos em todas as atividades da empresa, num processo de tomadas de decisões em conjunto e colaborativo. O resultado? Responsabilidades divididas e, consequentemente, alívio da pressão constante que o ambiente corporativo produz.

Caso tenha dúvidas sobre os modelos de gestão, consulte um dos nossos especialistas no assunto. Estamos sempre prontos a te ajudar e a colaborar para o sucesso da sua empresa.

Até a próxima!

Compartilhe nas redes!

Modelos de gestão: qual o ideal para sua empresa?

Precisando de ajuda ou quer falar com um especialista? Preencha os campos abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Recomendado só para você!
O volume de negócios das redes de franquias tem aumentado…
shares
Powered by