5 dicas para ter uma franquia de sucesso

5 dicas para ter uma franquia de sucesso

O volume de negócios das redes de franquias tem aumentado constantemente nos últimos anos no Brasil. Tornar-se um franqueado sempre seduz os empreendedores, uma vez que dá a liberdade de iniciar seu próprio negócio e ter uma franquia de sucesso. Além disso, a segurança que advém da confiança de uma marca com sucesso no mercado, juntamente com o fato de compartilhar os riscos com outra empresa, são alguns dos fatores que explicam o boom experimentado pelas franquias. Principalmente quando comparamos esse modelo de investimento com um negócio ou um serviço independente. 

Os franqueados estão presentes em vários setores de atividade: alimentos, fast food, seguros, ótica, beleza, entre outros. Quando você nunca teve de começar um negócio, não é fácil saber o que esperar. No entanto, é importante estar atento: escolha o conceito certo no momento certo, faça uma pesquisa de mercado séria, não conte com os dados fornecidos pelo franqueador e encontre parceiros confiáveis. 

Entenda como funciona uma franquia

Se você pensou em entrar no mundo das franquias, é porque você sabe mais ou menos como esse sistema funciona. Para evitar cometer erros e não cair nas armadilhas dos iniciantes, é preciso estar bastante atento com a documentação.

Em seguida, navegue pelos sites e blogs dedicados à franquia para saber tudo ao seu alcance sobre os seus direitos, as obrigações do franqueador, a legislação aplicável ao sistema da franquia, as cláusulas dos contratos, os meios de remuneração final e ajuda financeira. Uma vez que tenha isso em mente, você será mais capaz de fazer as escolhas certas. A contabilidade tem um papel essencial neste cenário: ela permite entender critérios como a saúde tributária da empresa e fornece informações essenciais para planejar o futuro do seu comércio. E a contabilidade de uma franquia tem alguns detalhes muito importantes e bem específicos que, sem a atenção necessária, podem gerar autuações fiscais. Isso porque as franquias representam uma marca e precisarem cumprir as legislações fiscais e contábeis próprias, bem como uma folha de pagamento diferenciada.

Dicas para uma franquia de sucesso

  1. O orçamento

Você provavelmente já tem algumas ideias de franquia nas quais gostaria de investir. Mas, antes de iniciar a busca ativa por uma rede, é melhor fazer algumas perguntas sobre suas capacidades de financiamento.

Para ter uma idéia do seu investimento futuro, você certamente pode buscar informações com a própria rede escolhida. Porém, procure fazer essa pesquisa sem deixar de lado a questão do orçamento disponível. 

Vá aos bancos para ter uma ideia da quantidade de empréstimos que você pode contratar, informe-se sobre a ajuda que tem direito e veja se estaria disposto a cofinanciar seu ponto de venda com um sócio, um investidor independente ou com o próprio franqueador. Adicione todo o capital que você acha que pode dedicar aos seus próprios fundos e, dessa forma, terá uma idéia do orçamento que você pode alocar para a abertura de sua franquia.

  1. A escolha da rede de franquias

Uma vez que seu orçamento está definido, é hora de selecionar aquelas redes de franquias que atendem às suas capacidades de investimento. 

Leve em consideração suas aspirações e habilidades pessoais, a filosofia, missão e valores da rede escolhida. As tendências do mercado também serão analisadas para garantir que a empresa em que você está investindo tenha um futuro. Alguns mercados são de fato mais flutuantes que outros.

Não esqueça que cada contrato é de fato diferente, e se não tomarmos cuidado em ler cada linha, poderemos ter surpresas desagradáveis. Alguns pontos importantes que você deve analisar bem em um contrato de franquia são as obrigações de cada parte, bem como as cláusulas diferentes e condições de saída. Caso tenha dúvida, não hesite o contato com um profissional para analisá-lo.

  1. A localização adequada

Você encontrou uma franquia que se encaixa no seu orçamento e que no papel não é muito restritiva? Então, agora encontre a localização perfeita. Não negligencie esse passo: uma bom lugar é essencial para aumentar suas chances de sucesso.

Mas, antes de começar sua pesquisa, leve em consideração todas as restrições do seu franqueador: para se adequar melhor ao seu conceito, ele certamente irá impor alguns critérios, especialmente na superfície das instalações, do espaço em si, ou até mesmo da própria localização.

  1. Treinamento

O modelo da franquia é baseado na reiteração de um sucesso. E para permitir que um franqueado reproduza esse conceito com o mesmo sucesso, o franqueador deve transmitir o conhecimento adquirido, bem como a filosofia da empresa. Um manual de boas práticas é uma grande ajuda para a gestão 

  1. Suporte

A franquia é baseada em uma relação de confiança e respeito mútuo entre o franqueador e seus franqueados. Eles devem trabalhar lado a lado, com interesse comum, para aumentar a notoriedade da rede. Só por meio dessa relação colaborativa será possível desenvolver a sustentabilidade e também  a reputação da rede . 

Agora que você já sabe os principais passos a seguir para se tornar um franqueado é só decidir e começar de uma vez por todas. As vantagens da franquia não faltam! E lembre-se: caso tenha alguma dúvida, procure algum dos nosso especialistas. 

Compartilhe nas redes!

5 dicas para ter uma franquia de sucesso

Precisando de ajuda ou quer falar com um especialista? Preencha os campos abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Recomendado só para você!
Se você é empreendedor e quer, mais do que qualquer…
shares
Powered by