Gestão financeira: Como aumentar os lucros de sua farmácia

Uma boa gestão financeira, responsável por aumentar a lucratividade da empresa, é peça fundamental para o sucesso de uma farmácia ou drogaria. Por mais que esse segmento seja um dos mais estáveis do mercado, não se pode abrir mão do controle administrativo, que, quando bem feito, traz resultados significativos. Afinal, o gerenciamento das finanças mantém todas as outras área da empresa funcionando de forma adequada.

Apesar de parecer simples, é necessário ter habilidade e conhecimento técnico para desenvolver uma gestão financeira mais assertiva, que aumente os lucros da empresa. Portanto, ter ao lado um profissional habilitado para desenvolver a função, fará com que o seu negócio se destaque, mesmo entre tantos concorrentes.

Desenvolver um planejamento estratégico

O primeiro passo para fazer a gestão financeira de sua farmácia é definir quais são os objetivos financeiros do negócio. Com isso já estabelecido, é possível analisar o que, atualmente, funciona ou não no gerenciamento das finanças. Dessa forma, pode-se evitar futuras falhas e identificar melhorias a serem feitas. Esse planejamento deve ter como base as informações e  dados da sua empresa. Portanto, ter conhecimento detalhado da atual situação financeira da sua farmácia como dívidas e projeções de lucros, é de extrema importância nessa fase do processo.

Contar com a ajuda da tecnologia

 Utilizar um ERP para sua farmácia permite que informações de fluxo de caixa, controle de estoque, compra de produtos e cobranças, por exemplo, sejam armazenadas de forma prática, segura e eficaz. Afinal, papel, caneta e planilhas ajudaram muito no passado, mas já estão ultrapassados. Nos dias atuais você precisa economizar tempo e ganhar eficiência na gestão. Para encontrar o software adequado, procure um contador que possa lhe auxiliar na tarefa.

Controlar o fluxo de caixa

Saber o quanto está entrando e saindo da sua farmácia é uma das principais tarefas de uma boa gestão financeira. Só assim é possível identificar se o negócio está ou não gerando verdadeiros lucros. Para isso, com a ajuda de um software, é preciso acompanhar diferentes formas de pagamentos, datas, pagamentos realizados, despesas variáveis ou fixas, dentre outros registros que comprovem a movimentação financeira da farmácia.

Fiscalizar o estoque

Não ter controle sobre o estoque da farmácia é um grande erro, que pode acarretar em resultados negativos. Para que essa fiscalização seja mais assertiva, é preciso verificar e registrar regularmente a entrada e saída de todos os produtos. Assim, você pode monitorar a quantidade de medicamentos estocados, a fim de evitar prejuízos futuros.

O estoque muito alto, por exemplo, resulta em menor capital disponível para a farmácia. Por outro lado, a falta dele pode desfalcar as prateleiras da loja, influenciando diretamente no atendimento, que tende a ser ineficaz. Portanto é de extrema necessidade gerenciar os estoques e fazer compras inteligentes, baseadas em controles reais.

Finanças pessoais e empresariais não caminham juntas

É comum que empreendedores, que tentam criar a própria gestão financeira sem ajuda de um contador, misturem as finanças pessoais com as empresariais. O que não é o certo a se fazer. Em um bom gerenciamento financeiro é preciso ter o controle de todos os registros, sejam eles pagamentos ou retirada de dinheiro do caixa.

Uma solução para esse problema é ter contas bancárias separadas, uma apenas para finança pessoal e outras para empresarial. Dessa forma, a empresa não corre o risco de ter prejuízos inesperados.

Conhecer todos os custos é fundamental

 Em uma boa gestão financeira é necessário estar por dentro de todos os custos de operação, já que, dessa forma, é possível saber quanto a farmácia precisa vender para ter seu lucro assegurado. Ter conhecimento sobre isso ajuda, também, a acompanhar as oscilações de valores.

E ainda tem mais…

 Neste artigo abordamos resumidamente as principais tarefas para se fazer uma gestão financeira eficiente, mas o trabalho vai além. Para que sua farmácia se destaque entre os concorrentes e tudo saia conforme planejado, é preciso uma análise mais aprofundada sobre o empreendimento. Portanto, não hesite em contratar um contador para auxiliar nesse processo, que é tão importante para o sucesso do seu negócio.

Uma boa gestão financeira pode alavancar as vendas do seu negócio. Veja por quê:

http://bit.ly/-gestão-financeira-farmacia

 

Compartilhe nas redes!

Gestão financeira: Como aumentar os lucros de sua farmácia

Precisando de ajuda ou quer falar com um especialista? Preencha os campos abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Recomendado só para você!
Uma boa gestão financeira, responsável por aumentar a lucratividade da…
shares
Powered by