Sociedade Unipessoal: É Viável Em Tempos De Crise?

Sociedade Unipessoal E Viavel Em Tempos De Crise - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil

Entenda O Conceito De Sociedade Unipessoal De Advocacia E Saiba Se Essa É Uma Boa Estratégia Em Períodos De Crise Como O Que Estamos Passando Agora!

Entender Os Melhores Momentos Para As Melhores Escolhas É Um Dever De Todos Aqueles Os Que Querem Se Destacar E Atingir Os Mais Altos Níveis De Sucesso!

Em momentos de crise, como este pelo qual estamos passando agora, é normal que surjam dúvidas em relação às melhores formas de atuação para efetivar seus objetivos. 

Portanto, hoje, minudenciamos, neste artigo, todas as questões que envolvem a sociedade unipessoal de advocacia a fim de trazer à tona o melhor caminho a ser seguido de acordo com suas necessidades e objetivos.

Boa leitura!

O Que É Uma Sociedade Unipessoal De Advocacia?

Tendo em vista a facilitação dos serviços advocatícios no país, desde 2016, é válida a Lei n° 13.247, que possibilita a constituição da sociedade unipessoal, bem como a opção pelo regime de tributação do Simples Nacional para advogados. 

Portanto, podemos dizer que a sociedade unipessoal de advocacia caracteriza-se pela instituição de um escritório de maneira que não haja a necessidade de uma outra parte para compor a sociedade simples. 

Visto isso, é preciso explicitar o fato de essa modalidade, em geral, ser escolhida pelos constituintes do ramo que tenham os objetivos de desenvolver suas atividades de maneira solitária e sem a introdução de sócios.

Tipos De Sociedade De Advogados - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil

Vale A Pena Constituir Uma Sociedade Unipessoal De Advocacia Em Tempos De Crise?

Em suma, pode-se dizer que a sociedade unipessoal é uma boa estratégia para quem quer ter o seu próprio escritório de advocacia sem se deparar com a falta liberdade em se tratando dos processos de tomadas de decisões. 

Contudo, assim como tudo o que envolve o empreendedorismo, a sociedade unipessoal não traz somente pontos à favor. 

Abaixo, veremos os principais prós e contras de compor tal modalidade societária:

Prós

Tributação

Em aspectos gerais, quando tratamos de sociedades unipessoais voltadas aos serviços advocatícios, a carga tributária que recai sobre o profissional é uma das maiores diferenças em favor de sua atuação. 

Portanto, é preciso estar atento ao fato de que, apesar de a quantidade de tributos incidentes à atuação do advogado como pessoa física ser menor, sua alíquota é mais alta, chegando aos 27,5% da renda bruta total no caso do IRPF. 

Já na modalidade de sociedade unipessoal, o número de tributos é maior, mas a alíquota tem valor menor – que parte de 4,5%, de acordo com o Anexo IV do Simples Nacional, que dispõe, também, sobre os serviços advocatícios. 

Facilitação no processo de abertura

Em suma, para que seja possível registrar uma sociedade unipessoal, basta que o advogado faça a inscrição no Conselho Seccional da OAB onde é inscrito, devendo estar atento às modificações subsequentes antes mesmo de solicitar a revisão em outros órgãos.

Contras

Não ter a possibilidade de compor mais de um escritório de advocacia

De acordo com o disposto na Lei n°13.247, mais precisamente, em seu § 4º:  “nenhum advogado pode integrar mais de uma sociedade de advogados, constituir mais de uma sociedade unipessoal de advocacia, ou integrar, simultaneamente, uma sociedade de advogados e uma sociedade unipessoal de advocacia, com sede ou filial na mesma área territorial do respectivo Conselho Seccional.”

Impossibilidade de atender um grande número de casos simultâneos

Tendo em vista o fato de que o advogado não terá o auxílio de iguais para dividir as tarefas, bem como a responsabilidade pelos casos atendidos, há grandes chances de que o potencial número de causas seja diminuído em decorrência deste fato. 

Conclusão

A priori, observa-se o fato de que a possibilidade de composição de uma sociedade unipessoal de advocacia deverá ser analisada pelo próprio profissional do Direito, levando em conta as suas necessidades e objetivos almejados. 

Contudo, para além disso, é preciso explicitar o fato de que, seja qual for a sua escolha, você precisará do apoio de profissionais experientes no ramo contábil, capazes de garantir a sua saúde financeira à mesma medida em que você estará preocupado apenas com a resolução de suas causas, deixando de lado as questões burocráticas que envolvem o negócio. 

Portanto, caso precise de auxílio, não hesite em nos contactar. 

QUERO O MELHOR TIPO DE SOCIEDADE!

Compartilhe nas redes!

Sociedade Unipessoal: É Viável Em Tempos De Crise?
Summary
Sociedade Unipessoal: É Viável Em Tempos De Crise?
Article Name
Sociedade Unipessoal: É Viável Em Tempos De Crise?
Description
Entenda O Conceito De Sociedade Unipessoal De Advocacia E Saiba Se Essa É Uma Boa Estratégia Em Períodos De Crise Como O Que Estamos Passando Agora!
Author
Publisher Name
HS
Publisher Logo

Precisando de ajuda ou quer falar com um especialista? Preencha os campos abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Recomendado só para você!
A direção do Tribunal Superior do Trabalho (TST) editou, nesta…
shares
Powered by