Contabilidade em Santo André - São Paulo

Troca de contabilidade: de que você precisa saber?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Troca de contabilidade

Saiba quais sãos os documentos e os procedimentos necessários para realizar a troca de contabilidade

Por meio deste artigo, você terá todas as informações necessárias para compreender como funciona o processo de troca de contador em sua empresa. Confira!

É seu direito como empresário mudar de contador a qualquer momento, independentemente do motivo.

Não há momento exato para fazer a troca de contabilidade. Pelo contrário, ela é determinada por suas necessidades.

Afinal, nenhuma empresa deve correr o riscos no cumprimento das suas obrigações, certo?

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A HS Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Aqui estão algumas dicas para aqueles que estão enfrentando esse momento, que é temido por muitos pequenos empresários, mas na realidade não é um monstro de sete cabeças.

Continue conosco, e tenha uma ótima leitura!

É possível realizar a troca de contabilidade?

Os contadores podem ser substituídos a qualquer momento por qualquer empresário, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Todo empresário pode escolher o escritório que atenda às necessidades contábeis de sua empresa.

Ao assinar um contrato de serviço de contabilidade, tenha cuidado em observar as cláusulas de rescisão do contrato, que podem incluir um período de aviso para cancelamento e até mesmo penalidades, caso o cancelamento seja feito antes de um período especificado, que pode durar de dois meses a um ano.

Quando um empresário deseja mudar os serviços de contabilidade, ele pode ser obrigado a pagar a penalidade de rescisão contratual, dependendo do caso.

Por que realizar a troca de contabilidade em sua empresa?

Você pode encontrar um profissional de contabilidade que atenda suas necessidades se não gostar dos serviços prestados pelo profissional de contabilidade de sua empresa.

Todos os aspectos contábeis devem ser tratados por um contabilista.

Um contrato deve ser elaborado e assinado em cada etapa do processo, e o contrato anterior deve ser formalmente rescindido através de um documento de DISTRATO.

Muitos proprietários de empresas não têm certeza se devem mudar de contabilidade.

É essencial utilizar uma empresa que tenha a competência e expertise contábil necessárias para assegurar que todos os requisitos legais sejam cumpridos sem incorrer em impostos adicionais, mas isso nem sempre é o caso.

A contabilidade desempenha um papel fundamental em todas as empresas porque assegura que todas as exigências legais sejam cumpridas sem incorrer em multas, penalidades ou prejuízos fiscais, mas isso nem sempre é assim.

Antes de escolher sua nova contabilidade, é essencial tomar conhecimento se a nova empresa contábil possui um SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL, para garantir os riscos de multas inerentes à gestão contábil da sua empresa.

Outros pontos importantes na hora de decidir por uma nova contabilidade, é analisar a estrutura oferecida, equipe, recursos tecnológicos e avaliações de clientes, registradas no google e redes sociais. 

Veja mais detalhes sobre o assunto:

Quais os passos para efetuar a troca de contabilidade?

Após compreender quais são os motivos que levam diversas empresas a realizar a troca de contabilidade, é fundamental que saiba como proceder durante esse processo.

Abaixo, listamos as etapas a serem seguidas para obter êxito na migração de contador do seu empreendimento. Confira!

Verifique o contrato atual

Antes de decidir por uma nova empresa de contabilidade, você deve examinar seu acordo atual.

Contadores e empresas de contabilidade frequentemente incluem cláusulas de penalidade em seus contratos nos casos em que o prazo de aviso de cancelamento não seja cumprido na ocasião da rescisão do contrato.

Portanto, deve-se examinar cada seção do contrato para evitar questões legais e perdas monetárias resultantes do não cumprimento do contrato, especialmente se o contador não cumprir com os serviços conforme estabelecido no contrato.

Confira se existem pendências

Uma empresa de contabilidade pode ter negligenciado lidar com quaisquer questões pendentes ou fornecido serviços inadequados enquanto cuidava de suas finanças, por exemplo, pagando dívidas do governo em parcelas.

Além disso, os registros devem ser examinados para detectar quaisquer erros não resolvidos ou questões dos últimos cinco anos que possam afetar adversamente o negócio.

Mesmo se houver problemas após a conversão, o contador ainda é responsável por eles se eles estivessem trabalhando na época.

Informe o profissional da contabilidade sobre sua decisão

Uma vez concluídas as fases preliminares, você deve notificar a empresa de medição de que terminou o procedimento.

Em seguida, deve enviar-lhes uma notificação por e-mail ou correio normal.

Seu pedido deve ser claro e explícito, incluindo datas e responsabilidades.

Você deve solicitar que o presente contrato seja rescindido, até uma determinada data, que os registros digitais e físicos, senhas e outras senhas de sua empresa sejam entregues e que o relatório sobre o status do registro seja incluído.

Além disso, a solicitação de dados deve ser anotada se a solicitação foi enviada ao novo escritório de contabilidade após o término oficial do contrato.

De acordo com a norma CRC, o antigo contabilista deve fornecer informações dentro de 30 dias úteis após ter sido notificado de uma quebra de contrato.

Assine toda a documentação referente ao distrato dos serviços

É crucial examinar cuidadosamente e assinar o Contrato de Serviço de seu contador anterior.

O Contrato de Serviço deve descrever os serviços prestados, a entrega de documentos e a continuidade das responsabilidades do contador anterior, como resultado de seu conhecimento.

Como discutimos anteriormente, mesmo depois que você trocar de contador, ainda pode haver questões a serem abordadas pelo antigo contador no que diz respeito ao tempo em que ele ou ela forneceu suporte técnico.

Firme um acordo com o seu novo contador

Desde cedo, você deve estabelecer um intercâmbio contábil que funcione sem problemas se você quiser evitar ter que encontrar especialistas em contabilidade após a expiração de seu contrato anterior.

Escolha uma empresa que ofereça os serviços de que você precisa.

Além disso, deve ter em mente os seguintes fatores:

  • Registro no CRC;
  • As recomendações de outros clientes;
  • Comunicação e relacionamento com os clientes;
  • Entrega & valores compatíveis;
  • Uso de tecnologias para auxiliar na rotina contábil; entre outros.

Após selecionar uma empresa de contabilidade, você deve assinar um acordo de rescisão com seu contador atual antes de poder assinar com o novo.

Também deve avaliar cuidadosamente os termos do contrato, expressar todas as suas necessidades e expectativas, bem como transferir a responsabilidade técnica de sua empresa anterior para sua nova empresa.

Você terá que assinar o contrato, assim como transferir toda a documentação de seu contador anterior para seu novo escritório.

Os principais documentos a serem enviados são:

  • RG e CPF dos sócios envolvidos;
  • Balanço patrimonial;
  • DRE;
  • Contrato social, ou requerimento de empresário;
  • Certificado digital;
  • Livros Diário e Razão;
  • DIRF e RAIS enviadas por último; entre outros.

Por que contar com especialistas para realizar a troca de contabilidade?

Como pudemos notar, a troca do contador para a sua empresa trata-se de um processo um tanto quanto burocrático e, na maioria das vezes, as complexidades podem aparecer com maiores imprevistos.

Isso se deve ao fato de que os empresários realizam a mudança de contabilidade sem que tenham o devido suporte para auxiliar e orientar quanto aos passos a serem dados.

Nós, da HS Contábil, podemos te ajudar com tudo isso!

Há mais de 30 anos, começamos a trabalhar na prestação de serviços profissionais contábeis e já ajudamos mais de 1300 micro, pequenas e médias empresas a melhorar sua gestão.

Podemos fornecer uma gama de recursos e estratégias para ajudá-lo a crescer e se desenvolver em seu campo de especialização.

Se você precisar de assistência para manter-se em conformidade, nossa equipe de profissionais especializados fornecerá toda a ajuda que você precisar.

Garantimos segurança, paz e prosperidade, prestando nossos serviços de forma responsável e personalizada. Não hesite em nos contatar!

Clique aqui para contar com a HS Contábil!

Classifique nosso post

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da HS Contábil.

Somos um escritório contábil focado em ajudar micro, pequenas e médias empresas a melhorarem sua gestão, a alcançarem resultados incríveis e a crescerem.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta própria de chat disponibilizada em nosso site.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Compartilhe nas redes!

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você!
Veja um guia sobre abertura de empresa e evite problemas…