5 dicas para escolher uma boa consultoria contábil

Ao assumir a responsabilidade de gestão da área fiscal, tributária, contábil e trabalhista da empresa, a consultoria contábil passa a funcionar como um complemento para os empresários. Nesse sentido, pode até mesmo contribuir para o crescimento do negócio, fornecendo as informações necessárias para que a melhor decisão financeira seja tomada em tempo hábil. Porém o papel dos contadores não se limita a isso. Eles são capazes de ajudar os empresários a elaborar planejamento e definir metas de curto e longo prazo. Ademais, ainda garante a segurança da situação financeira da empresa e permite que ela gerencie seus recursos e ativos de forma adequada. Não é pouca coisa, concorda? Por isso, você precisa escolher uma consultoria contábil que atenda às necessidades do seu negócio.

Normalmente as grandes empresas têm estrutura própria, enquanto as pequenas e médias normalmente terceirizam o serviço, devido ao custo reduzido. Para as empresas menores, a busca por uma consultoria contábil começa cedo, já no momento da abertura. Porém nem sempre isso é uma tarefa simples. Confira as dicas que separamos para ajudá-lo durante o processo de escolha. 

Escolhendo uma boa consultoria contábil

Encontre um conselheiro que conheça o seu setor.

Existem vários campos nos quais os contadores atuam. Logo, uma empresa de contabilidade pode ter experiência em tributação, o que não é útil para quem procura ajuda sobre auditoria, por exemplo. Uma imobiliária não é o mesmo que uma agência de publicidade ou um restaurante. Cada setor tem suas peculiaridades. Sendo assim, você precisa de um consultor que conheça os prós e contras daquele que é o campo de atuação da sua empresa. Dessa forma, você economiza tempo e dinheiro, principalmente no campo fiscal. E lembre-se que o conselheiro está a serviço do cliente e não o contrário.. 

Compare preços e serviços

O Conselho Regional de Contabilidade (CRC) não regula valores de horários que devem ser cobrados. Por isso solicite orçamentos e compare o custo-benefício. Afinal, cada consultoria contábil aplica o valor que julga pertinente aos seus serviços. Compare o que cada consultoria se propõe a oferecer e solicite referências de empresas atendidas no seu ramo de atividade.

Ouça sugestões e recomendações

Peça sugestões de amigos, colegas, familiares. Caso eles tenham um negócio semelhante ao seu, melhor ainda. Procure entender como eles se relacionam com o contador e se ele pode ser um bom candidato para o seu empreendimento. Ao fazer uma simples busca na internet, você também pode encontrar muitas informações úteis. Em suma, procure por consultorias bem avaliadas.

Pesquise a situação cadastral

Para exercer a função de contador, é preciso ter o registro do CRC ativo. Consulte este órgão para confirmar o dos responsáveis, bem como as regularidade das inscrições. Verifique também o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon) para saber se o escritório é um afiliado. Afinal, esses profissionais terão acesso a informações sigilosas do seu patrimônio e precisam ser idôneos para exercerem a função. 

Consultoria dinâmica e decisiva

Analise se as consultorias que estão no seu radar são proativas e se buscam informações e vantagens para o seu empreendimento. Mais importante do que solucionar problemas, é evitá-los. Ou seja, busque profissionais que se esforçam para prever situações e evitar dores de cabeça. Sob esse ponto de vista, determine qual é o melhor meio para realizar a comunicação e troca de informações. Veja se a consultoria utiliza ferramentas tecnológicas para otimizar os processos burocráticos. Se você tiver um conselheiro que cuida bem de todos esses pontos, é possível poupar tempo e dar atenção devida ao seu negócio.

Seguindo essas dicas, você já tem uma boa noção do que deve procurar antes de contratar os serviços de uma consultoria contábil. Caso deseje mais explicações e orientações, entre em contato conosco. Estamos sempre prontos a ajudar. 

Compartilhe nas redes!

5 dicas para escolher uma boa consultoria contábil

    Precisando de ajuda ou quer falar com um especialista? Preencha os campos abaixo!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Rolar para o topo
    Recomendado só para você!
    A nota fiscal é um documento de extrema importância dentro…
    shares