A importância da contabilidade para sua empresa de serviços

A importância da contabilidade para sua empresa de serviços

Uma empresa de serviços é aquela que oferece soluções para seus clientes, prestando serviços de acordo com sua área de atuação, visando atender uma demanda existente de seu público-alvo

A atividade econômica pode variar, abrange desde serviço de consultoria profissional, como advogados e contadores, a tarefas domésticas como limpezas de sofás, carpetes, etc. Esse tipo de empreendimento pode fornecer os trabalhos de forma esporádica ou contínua. Também podem optar por métodos de cobrança próprios, por hora, ou recorrentes.

Embora as empresas de serviços ofereçam soluções muito diferentes para seus clientes, é necessário que sigam os princípios contábeis. Por meio dos bens e serviços fornecidos, é possível contabilizar despesas e receitas operacionais.

O lucro líquido é obtido subtraindo suas despesas de suas receitas. Consequentemente, o ciclo contábil começa quando o cliente paga pelo serviço. No entanto, é um tipo de empresa mais propenso a sofrer com incertezas. Não raro, espera-se semanas ou meses entre o faturamento do cliente e o recebimento do pagamento.

O saldo não pago dessas faturas no “contas a receber” pode estar desencaixado do “contas a pagar”, resultando em um “fluxo de caixa negativo”.

Como a contabilidade para empresas de serviços pode ser útil

Consultoria, planejamento, análise e controles.  Esses são alguns tipos de serviços que cabem aos profissionais contábeis nesse tipo de organização. O processo completo do ciclo contábil nas empresas de serviços pode incluir:

  • O balanço inicial
  • A abertura da análise contábil
  • O registro de operações e serviços em um determinado período
  • Ajustes na determinação do resultado gerado
  • Cálculo de resultados
  • Balancete

Com a revolução tecnológica e mudanças significativas do mercado atual, a tendência é que essas organizações necessitem de remodelação do negócio de curto a médio prazo, para gerenciar melhor suas atividades e aumentar o poder de competitividade. Nesse sentido, a qualidade dos serviços pode começar a ser usado como fator estratégico.

É recomendado que a contabilidade e a empresa atuem de forma conjunta. Cabe aqui utilizar instrumentos e técnicas que identifiquem os possíveis desperdícios em seus processos. Por meio deles, também é possível o desenvolvimento e implementação de ações que visem reduzir custos. E igualmente aproveitar melhor os recursos econômicos.

Dessa forma, a contabilidade pode ajudar a alcançar os objetivos com informações sobre custos dos seus serviços e de sua atividade produtiva.

Mas não só isso. Similarmente, o controle da organização, tomada de decisão sobre preços e planejamento de linhas de ação a curto, médio e longo prazo.

É importante considerar não só as informações relacionadas aos custos unitários, mas também à definição do valor de venda dos serviços que prestam.

Os ativos fixos com os quais os funcionários trabalham e folhas de pagamento, entre outros fatores, também são considerados nesses momentos. Por fim, existem aspectos gerais, como custos diretos com a prestação de serviços e controle em termos de qualidade e desempenho.

Portanto, a contabilidade não é apenas uma obrigação legal. Mesmo nas empresas de serviços, existem muitos itens que precisam estar em ordem para a operação e o crescimento da empresa. Somente assim é possível conhecer a realidade econômica do negócio e o que se pode esperar dele.

Nossa equipe está preparada para ajudá-lo a enfrentar os desafios da sua empresa com soluções práticas que melhoram as operações e a eficiência do seu negócio. Portanto, caso tenha dúvidas, entre em contato conosco.

Até a próxima.

Compartilhe nas redes!

A importância da contabilidade para sua empresa de serviços

Precisando de ajuda ou quer falar com um especialista? Preencha os campos abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Recomendado só para você!
Ao assumir a responsabilidade de gestão da área fiscal, tributária,…
shares
Powered by