Como reduzir custos sem prejudicar a qualidade do serviço?

Em tempos de crise, as empresas naturalmente buscam reduzir custos operacionais para garantir a força de seus negócios.

No entanto, muitos gestores ainda enfrentam dúvidas quanto a esse assunto. Como reduzir despesas sem sacrificar os padrões e qualidade que a empresa oferece em seus produtos? Seja para contornar uma fase difícil ou aumentar seus lucros, confira nossas dicas.

Aprenda a reduzir os custos da sua empresa

Estude e entenda seus números

É normal prestar atenção a índices externos, como indicadores de mercado ou previsões de crescimento, por exemplo. Porém, a maior fonte de informação para tomada de decisão vem do seu próprio negócio. Para isso, é vital ter um contador. Responsável pelo equilíbrio financeiro de uma empresa, uma das funções desse profissional é justamente apresentar demonstrações que abrem um alerta sobre gastos desnecessários.

Dessa forma, você poderá tomar decisões importantes, como a descontinuidade de um produto. O ideal é que você, em conjunto com o contador, faça um plano de redução de custos. Dessa forma, você pode identificar e medir os riscos, revisar as perdas que teve e montar estratégias proativas.

Treine seus funcionários

Antes de recorrer à maneira mais simples de reduzir custos (demissão de funcionários), avalie a questão da produtividade. Baixos índices e alta rotatividade reduzem sua atividade comercial e podem ser o resultado de erros no treinamento de seus funcionários, por exemplo. Um funcionário mal treinado para realizar sua função certamente levará mais horas para concluir uma tarefa do que um funcionário qualificado. Além do treinamento, desenvolva uma boa gestão de pessoas e ofereça incentivos para motivação e engajamento. Isso aumenta a produtividade e reduz custos.

Negocie com seus fornecedores

Uma maneira de economizar sem afetar a estratégia da sua empresa é renegociar o custo de suas próximas compras com seus fornecedores ou procurar novos parceiros.

Da mesma forma que os consumidores optam por promoções em supermercados, as empresas devem optar por parcerias estratégicas e que ofereçam um preço acessível. Mas cuidado. A ideia aqui não é não perder qualidade. Mantenha um banco de dados com todos os seus possíveis fornecedores. Além disso, verifique-o periodicamente para ver quem tem uma oferta mais interessante e viável.

Evite desperdício

O desperdício não se limita apenas a despesas fixas como energia ou telefonia. Qualquer recurso mal utilizado pode ser considerado uma perda. Nenhuma despesa deve ser subestimada. Afinal, as pequenas economias podem fazer a diferença no longo prazo.

Faça uso intensivo de novas tecnologias 

O ERP é um software de gerenciamento de negócios que permite utilizar um conjunto de aplicativos integrados para otimizar e automatizar processos.

Você pode consolidar todas as informações da sua empresa em um banco de dados e gerenciar uma variedade de tarefas diárias sem depender de várias soluções de software. Além disso, um sistema ERP permite executar um plano de expansão dos negócios, sem a adição de custos de TI ou de pessoal.

Agora que você já conferiu nossas dicas, lembre-se: as crises econômicas são cíclicas. Logo, as estratégias de redução de custos implementadas durante esse período podem ser benéficas para os seus negócios no futuro. Nenhuma dessas medidas deve ser vista negativamente.

Eles são simplesmente necessárias para a reorganização e melhoria do seu empreendimento. Para ajuda especializada, entre em contato com os nossos profissionais e comece hoje mesmo a melhorar a saúde financeira da sua empresa.

Compartilhe nas redes!

Como reduzir custos sem prejudicar a qualidade do serviço?

    Precisando de ajuda ou quer falar com um especialista? Preencha os campos abaixo!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Rolar para o topo
    Recomendado só para você!
    A Internet não foi originalmente projetada para ser um ambiente…
    shares