Tudo que você precisa saber sobre certificado digital

A Internet não foi originalmente projetada para ser um ambiente seguro.Repleta de vulnerabilidades, eventualmente nos deparamos com pessoas mal-intencionadas, que descobriram como explorar essas falhas para obter ganhos fraudulentos.

Sendo assim, é preciso que os usuários se comuniquem com segurança na rede utilizando um certificado digital. 

O que é um certificado digital?

De forma bem simples, é um certificado de chave pública. Ele é utilizado para identificar e autenticar uma pessoa ou entidade, criptografar envios e assinar documentos online com segurança. De fato, permite garantir a integridade tanto da pessoa física quanto da pessoa jurídica no meio eletrônico.

Modelos de certificado Digital

Atualmente, existem dois tipos de Certificados Digitais: o A1 e o A3. O primeiro, é o arquivo digital gerado e armazenado no computador pessoal do usuário, com validade de 1 ano. Em resumo, não requer instalação de leitores e permite o backup do certificado. O segundo, pode ser usado em qualquer computador, está disponível em pen-drive, token ou cartão e tem validade de 1 a 3 anos. Alguns serviços podem necessitar exclusivamente do modelo de Certificado A3, mas normalmente ambos são aceitos para a maioria das operações..

O tipo a ser escolhido depende do sistema/aplicação para o qual será utilizado. 

Para o que é usado um certificado digital?

Para simplificar, um certificado digital é uma garantia de segurança que fornece o link entre a assinatura eletrônica e o assinante. Na medida em que contém informações essenciais para autenticar o signatário, garante a inalterabilidade do documento.

Sem dúvida, garante identificação/autenticação, confidencialidade e integridade dos documentos, não-repúdio e controle de acesso.

Quem precisa de um certificado eletrônico?

Todas as empresas obrigadas a emitir a nota fiscal eletrônica, assim como todas as inscritas nos regimes tributários de lucro real ou lucro presumido são obrigadas a ter um certificado digital, para entrega das obrigações desses regimes. Para as optantes pelo Simples Nacional, o dispositivo eletrônico é necessário para envio de informações ao e-social..

Quem pode emitir um certificado eletrônico?

Um certificado eletrônico só pode ser emitido por uma autoridade certificadora (AC).  No Brasil, existem várias habilitadas pela Receita Federal, entre elas o SERASA.

A HS Contábil, em parceria com a Serasa, oferece a emissão e validação do certificado digital em sua sede em Santo André – SP. Prestamos toda a assessoria para facilitar a  compra com descontos especiais. Economize tempo e reduza as burocracias. Garanta seu desconto, confira quais documentos são necessários para a emissão do seu certificado digital e passe hoje mesmo no nosso posto de atendimento.

Compartilhe nas redes!

Tudo que você precisa saber sobre certificado digital

Precisando de ajuda ou quer falar com um especialista? Preencha os campos abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Recomendado só para você!
Os avanços tecnológicos atuais permitiram que as empresas tornassem muitos…
shares
Powered by