Quais são as obrigações acessórias do Lucro Presumido?

Descubra Agora Quais Sao As Obrigacoes Acessorias Para Empresas Do Lucro Presumido Post - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil

Descubra agora quais são as obrigações acessórias do Lucro Presumido.

Entenda de uma vez por todas o que são as obrigações acessórias e quais pertencem ao Lucro Presumido.

Quando iniciamos uma empresa, é preciso escolher um regime tributário. Com essa escolha, levamos ao nosso negócio algumas atribuições, como, por exemplo, as obrigações tributárias.

Contudo, ao escolher o Lucro Presumido, não se trata somente de pagar o IRPJ e o CSLL de forma simplificada e fim: as obrigações acessórias também constam para comprovar a legalidade da nossa empresa.

Você ainda tem dúvidas sobre o conceito de obrigações acessórias e não sabe o que fazer para cumpri-las? Então pode se acalmar, pois está no lugar certo! Continue lendo o artigo e sane todas as suas dúvidas sobre o assunto agora mesmo.

O que são as obrigações acessórias

À primeira vista, é possível concluir que as obrigações acessórias e as obrigações tributárias são a mesma coisa, mas não se engane, elas são completamente diferentes.

As tributárias dizem respeito aos impostos que devem ser pagos pelas empresas, já as obrigações acessórias são um conjunto de declarações que devem ser realizadas no decorrer do ano, para que os órgãos fiscalizadores possam observar e fiscalizar os valores pagos em tributos.

Uma única empresa deve apresentar mais de uma declaração, tendo elas datas de entrega diferentes. Algumas obrigações acessórias são mensais, trimestrais ou até mesmo anuais, o que pode causar muita dúvida e problemas para os empresários do Lucro Presumido.

Quais são as obrigações acessórias do Lucro Presumido?

Agora que entendemos que as obrigações acessórias são declarações que devemos apresentar para provar que estamos pagando os impostos de forma correta, precisamos descobrir quais são elas.

Cada regime tributário tem as suas próprias obrigações, sendo assim, podem haver variações, mas no caso das empresas que fazem parte do Lucro Presumido as declarações são:

  • EFD;
  • SPED Fiscal;
  • Siscoserv;
  • DES;
  • DIRF;
  • RAIS;
  • CAGED;
  • LFE;
  • DCTF;
  • Guia Estadual;
  • Guia da Substituição Tributária.

E não acaba por aqui: ainda existem outras obrigações acessórias para empresas do Lucro Presumido.

Como vou lembrar de cumprir todas essas obrigações?

Como vimos, o número de obrigações acessórias não é pequeno, e lembrar de entregar todas elas nas devidas datas pode ser uma tarefa impossível.

Muitos se perdem no meio de tanta informação, mas elas não devem ser ignoradas de forma alguma. Não entregar todas as obrigações acessórias pode fazer com que sua empresa tenha que arcar com multas.

E como ninguém quer prejudicar a saúde financeira do seu negocio, é muito importante se preparar para cumprir todas as tarefas de forma efetiva e dentro do prazo.

Felizmente, para isso você pode contar com contadores que oferecem esse serviço. Eles irão priorizar a entrega de todas as obrigações acessórias de forma que você fique tranquilo(a) para executar suas principais funções e passar longe de qualquer prejuízo financeiro.

A HS Contábil pode te ajudar!

A nossa contabilidade conta com uma equipe extremamente qualificada e preparada para te ajudar a cumprir com absolutamente todas as obrigações acessórias.

Sendo assim, não perca mais tempo e garanta a tranquilidade que você e sua empresa merecem! Basta entrar em contato conosco e conhecer os nossos excelentes serviços contábeis!

QUERO ENTRAR EM CONTATO!

Compartilhe nas redes!

Quais são as obrigações acessórias do Lucro Presumido?

    Precisando de ajuda ou quer falar com um especialista? Preencha os campos abaixo!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Rolar para o topo
    Recomendado só para você!
    Saiba o caminho mais seguro para abrir empresa com sociedade!…
    shares
    Open chat