Recuperação de PIS/Cofins: tudo o que você precisa saber

Tudo O Que Voce Precisa Saber Sobre Recuperacao De Pis Cofins Post - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil

Entenda o que é a recuperação do PIS/Cofins e como fazê-la de forma adequada em sua empresa

Você sabia que é possível recuperar o PIS/Cofins de sua empresa? Leia o nosso artigo e entenda como!

Cada vez mais gestores de empresas médias e grandes estão se atentando para a possibilidade de recuperação de PIS/Cofins em suas organizações como forma de melhorar a lucratividade do seu negócio.

Isso porque a realidade tem mostrado que essa é uma prática cada vez mais possível, principalmente tendo em vista um ordenamento como o brasileiro, de leis extensas e que, por vezes, dão margem a interpretações variadas.

Para te ajudar a entender melhor sobre o que estamos falando foi que preparamos o presente artigo.

Através dele, você entenderá o que é a recuperação PIS/Cofins, por que para alguns gestores essa pode ser uma tarefa complicada e como fazer da maneira adequada em sua empresa.

Então… Vamos lá?

O que é recuperação PIS/Cofins

Antes de falarmos da recuperação PIS/Cofins, é importante que você conheça o que são esses dois impostos.

Tratando-se de empresas optantes do Lucro Real e do Lucro Presumido, eles incidem sobre o faturamento, mas possuem diferenças quanto à apuração.

No Lucro Presumido, as alíquotas são de 0,65% para PIS e 3,00% para Cofins e o recolhimento deve ser feito mensalmente.

Já para empresas do Lucro Presumido, as alíquotas que devem ser usadas são de 1,65% e 7,6%.

Porém, no Lucro Real, existe a possibilidade de se utilizar os mesmos percentuais como crédito, ou seja, para abater dos impostos ao se adquirir insumos.

Quais as dificuldades envolvidas nesse assunto?

Umas das principais dificuldades enfrentadas pelos gestores é a falta de conhecimento sobre a possibilidade de reaver para sua empresa, os valores pagos desses tributos.

Também, nem sempre conseguem encontrar profissionais com expertise adequada para realizar todo o processo de acordo como exige a lei.

E isso é essencial para evitar que o efeito obtido seja contrário ao inicialmente desejado.

Ou seja, em vez de você fazer com que esses valores possam ser usados pelo seu empreendimento, caso faça uso indevido, terá que devolver os recursos acrescidos de correções monetárias. 

Entenda como fazer da forma correta em sua empresa

Nesse contexto, o ideal é que você conte com apoio especializado, o qual permitirá à sua empresa seguir todas as etapas necessárias para que a recuperação de PIS/Cofins aconteça corretamente.

E isso deve ser feito, inicialmente, conhecendo seu modelo de negócio, o funcionamento de suas operações, pois dessa forma fica mais fácil identificar situações nas quais exista a possibilidade de haver sucesso ao solicitar recuperação de PIS/Cofins.

Posteriormente, é importante pontuar quais os aspectos da lei que dão margem para que ela aconteça, nesse sentido, as novas jurisprudências, ou seja, as novas interpretações tidas por juízes dos textos de lei, têm contribuído muito para que empresas possam se beneficiar cada vez mais desses créditos.

Também é fundamental entender quais os procedimentos que devem ser seguidos, se eles poderão ser solicitados administrativamente ou através de processo judicial.

Sem contar que os argumentos usados para solicitar o uso dos créditos de PIS/Cofins pela sua empresa farão toda a diferença para que o juiz ou autoridade fiscal que estiver avaliando sua solicitação entenda o seu pedido e realize o deferimento quanto ao uso.

Nós, da HS, podemos dar o apoio que você precisa 

Nesse contexto, você pode contar conosco, da HS.

Somos uma contabilidade especializada na aplicação correta de créditos tributários PIS/Cofins para empresas de médio e grande porte.

Para isso, contamos com uma equipe altamente especializada e parceria com advogados especialistas em Direito Tributário.

Tudo isso com o propósito de proporcionar soluções que permitam melhorar a lucratividade do seu empreendimento.

Quer saber, na prática, como nossos serviços serão úteis à sua empresa?

Então envie-nos uma mensagem e fale com um de nossos profissionais!

QUERO ENTRAR EM CONTATO!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da HS Contábil.

Somos um escritório contábil focado em ajudar micro, pequenas e médias empresas a melhorarem sua gestão, a alcançarem resultados incríveis e a crescerem.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta própria de chat disponibilizada em nosso site.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Compartilhe nas redes!

Recuperação de PIS/Cofins: tudo o que você precisa saber

    Precisando de ajuda ou quer falar com um especialista? Preencha os campos abaixo!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Rolar para o topo
    Recomendado só para você!
    Descubra agora quais são as obrigações acessórias do Lucro Presumido.…
    shares