Direitos Do Paciente E A Telemedicina No Brasil: Algo Mudou?

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Os Direitos Do Paciente Mudaram Agora Que A Telemedicina Está Sendo Implementada No Brasil?

A Telemedicina É Um Assunto Relativamente Novo Para Todos E, Hoje, Vamos Abordar Uma Questão Que Não Quer Calar: Os Direitos Do Paciente

A telemedicina, sem sombra de dúvidas, trouxe grandes soluções, assim como trouxe diversas dúvidas para os profissionais da área.

Contudo, como você bem sabe, para atuar plenamente na área da saúde e, além disso, ser um dos pioneiros quanto ao assunto da medicina online, é necessário estar ciente dos desdobramentos que o ambiente online traz para a sua atuação.

Tendo isso em vista, uma questão surgiu recentemente foi: os direitos do paciente mudam na modalidade ou eles e mantêm?

E é isso que estamos dispostos a responder para você agora!

Os Direitos Do Paciente Mudam Com A Telemedicina?

Na Medicina, é de senso comum que os direitos do paciente são aspectos primordiais na prestação de serviços e em qualquer tipo de atendimento realizado, afinal de contas, a atividade médica exige um respeito de ambas as partes.

Portanto, quando a Telemedicina foi colocada em pauta — e ainda mais quando foi colocada em prática —, as obrigações dos profissionais em relação à postura e afins foi questionada, pois, mesmo na modalidade online, as responsabilidades ficam imutáveis ou sofrem alteração devido ao meio ao qual a Medicina é exercida?

Bom, para responder a essa pergunta, basta que algo fique bem claro tanto para o paciente quanto para o profissional da saúde: a telemedicina é um meio de prestação de serviços, ou seja, o serviço prestado, em si, de assistência à saúde não é alterado.

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Sendo assim, mesmo que você exerça sua profissão online, os seus compromissos com o paciente e seus direitos não se alteram.

Quais São Os Direitos Do Paciente Nos Atendimentos Remotos?

Então, tendo em vista que os direitos do paciente não se alteram na modalidade online do exercício da Medicina, vamos citar algumas particularidades que precisam ser “adicionadas” à sua lista de cuidados na hora do atendimento.

  • Em relação às informações que serão passadas ao paciente, nunca se esqueça que as pessoas estão muito sensibilizadas pelo momento e, portanto, mesmo que pela internet, busque pelo atendimento humanizado;
  • Caso o paciente peça por uma segunda opinião médica, não apenas a disponibilidade dele quanto a do profissional em questão deve ser avaliada, contudo, não será passível de recusa;
  • O sigilo não se altera, e isso deve ser garantido nas dependências virtuais pelo hospital ou clínica que oferecer os serviços. 

Como Zelar Pelas Suas Responsabilidades Como Médico?

Por fim, os direitos do paciente não se limitam a esses três tópicos, como você bem sabe, mas é necessário se atentar aos detalhes que o ambiente virtual exige que sejam abordados, como a segurança online, um assunto em voga no momento devido aos ataques maliciosos nas redes.

Por isso, cuidar desses pormenores é crucial antes mesmo de oferecer serviços usando a via digital, caso contrário, até por um pequeno descuido, um dos direitos pode ser violado, causando problemas sérios para a sua atuação como médico, bem como para a sua clínica.

Então, para que você cuide desses detalhes cruciais e que ainda não estão tão claros, nós estamos aqui!

Afinal, você precisa dedicar seu tempo e sua expertise tanto no atendimento aos pacientes quanto na busca e na aplicação de medidas que preservem os direitos mencionados, contudo, não é apenas isso que basta para manter sua clínica nos trilhos.

E nós, da HS, estamos preparados para aplicar toda a nossa experiência em contabilidade especializada em clínicas médicas para deixar todos os assuntos burocráticos, contábeis, financeiros e fiscais bem-cuidados, te deixando livre para investir nas inovações da telemedicina.

Sendo assim, entre em contato com um de nossos especialistas contábeis e se dedique completamente à sua profissão!

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