Aprenda formas de controlar finanças da sua empresa

Aprenda a controlar finanças da sua empresa

Controlar as finanças é talvez a tarefa mais importante que qualquer empreendedor deve levar em consideração ao gerenciar seus negócios. No entanto, é uma área que nem todo mundo gosta, geralmente porque não tem o costume, ou julga não ter o conhecimento necessário para fazê-lo. Porém, como veremos adiante, são necessários apenas alguns conhecimentos básicos para controlar as finanças do seu negócio. Vamos lá desmistificar esse assunto!

 

Dicas para controlar as finanças 

Escolha o ERP de Gestão Financeira Correto

O software é o principal suporte para a gestão de pequenas empresas. Fazer tudo na mão, ou usar planilhas não é nada fácil, nem prático. À medida que sua empresa cresce, conhecer seus números é vital, porque você não pode gerenciar o que não pode medir. Se você reconheceu que gerir as finanças da empresa não é um assunto tão simples como costumava ser quando abriu seu negócio, queremos orientá-lo no caminho certo. Um sistema ERP para gestão é importante porque a administração da empresa necessita do controle de cinco áreas distintas: Compras, vendas, finanças,  faturamento e operações. O Software tem que gerenciar todas essas áreas, mantendo cada um desses pilares bem alinhados para equilíbrio e sucesso do negócio.

Considere contratar um bom contador, que seja especialista no seu negócio

Uma contabilidade especializada no seu negócio deverá prestar todas as orientações necessárias. Isso implica em indicar as melhores soluções para melhorar o desempenho do seu empreendimento, além de manter todas as obrigações em dia, garantindo a conformidade legal. Tudo isso visto que ele conhece as dificuldades do seu segmento e pode apontar caminhos alternativos para solução.

A área financeira da empresa está diretamente ligada à contabilidade. Por isso, se a sua empresa não produz informações financeiras de qualidade, todo o trabalho de contabilidade fica comprometido. Logo, isso pode acarretar prejuízos tanto tributários como financeiros. A boa notícia é que se sua empresa é pequena e/ou  você não possui uma pessoa dedicada ao departamento financeiro, é possível recorrer a serviços de BPO Financeiro, que nada mais é do que a terceirização das rotinas do departamento financeiro. Em suma, trata-se de uma prática muito comum nos dias de hoje, que vem crescendo para oferecer um serviço profissional de gestão financeira para empresas, dando subsídios para a tomada de decisão. Um contador especializado no seu negócio poderá apresentar as melhores soluções e parceiros para esta atividade, bem como para a contratação do melhor ERP..

Lembre-se de que o você como empresário, não precisa entender de todas as áreas, mas é imprescindível que tenha bons parceiros que te ajudem a alavancar o negócio.

Compreenda os custos operacionais 

De modo geral, o custo operacional está relacionado a todos os valores desembolsados para manter a empresa funcionando, portanto, esses custos tem como finalidade assegurar a continuidade das operações. Portanto, encontrar os custos operacionais é de extrema importância, mas ao contrário do que a maioria dos empresários imagina, não exige cálculos complexos. Como mencionado neste artigo, através da gestão e controle financeiro realizado por meio de um ERP, esses dados serão facilmente identificados para análise. 

Avalie o impacto nos resultados dos negócios consultando o orçamento periodicamente

Calcule quanto custa entregar serviços específicos à empresa, como recrutamento, administração da folha de pagamento ou gerenciamento de benefícios. Compreender o custo de serviço oferece à empresa uma excelente visão sobre projetos e tarefas, quanto tempo realmente leva para executá-los e, como resultado, quanto custam. Isso mostra exatamente qual será o impacto na quantidade e qualidade do serviço se os recursos forem limitados.

 

Manter as finanças da sua empresa sob controle garante que você sempre terá os fundos necessários para crescer e progredir. Usar o gerenciamento financeiro criativo e ser consistente no monitoramento rigoroso dos números pode fazer a diferença entre a estagnação e o sucesso do seu negócio. 

Se você acha que o controle financeiro na sua empresa não está bem gerenciado, ou pode ser melhorado; Acredita que precisa de ajuda para controlar as finanças da empresa, faça um comentário contando um pouco sobre a sua dificuldade e entre em contato conosco, para que possamos ajudá-lo.

Compartilhe nas redes!

Aprenda formas de controlar finanças da sua empresa

Precisando de ajuda ou quer falar com um especialista? Preencha os campos abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Recomendado só para você!
Em um mercado global, todas as empresas devem ser competitivas…
shares
Powered by