Como gerenciar parcerias empresariais

Como gerenciar uma parceria empresarial

Em um mercado global, todas as empresas devem ser competitivas e precisam concentrar os seus esforços em estratégias que conduzam a um polo de excelência.

Como consequência, é esperado alcançar maior participação de mercado e com isso alavancar o crescimento da empresa.

Também chamada de aliança estratégica, as parcerias empresariais dizem respeito a cocriar um projeto conjunto entre duas ou mais empresas. Tal cooperação está conectada ao nível do desenvolvimento de novos produtos, redes de distribuição e inclusão em novos mercados. Em síntese, um dos grandes objetivos é ampliar a representatividade das empresas que assinam um contrato de parceria.

Dicas de Gerenciamento de Parcerias Empresariais

É claro que o processo de uma parceria envolve certas burocracias. Após toda a documentação concluída e, de fato, a parceria ter início, é preciso seguir alguns procedimentos para um empreendimento de sucesso.

Aqui estão os três principais pontos imprescindíveis para uma parceria de sucesso:

Comunicação e documentação

À medida que a parceria comercial evolui, registre e documente qualquer coisa que seja diferente ao seu contrato inicial. Caso este tenha sido feito de maneira correta, permitirá revisões devido a mudanças nas circunstâncias. Porém lembre-se que elas sempre devem ser feitas por escrito e assinadas por cada parceiro de negócios.

Envolva-se em seus negócios das parcerias empresariais

Pessoas que não estão em constante comunicação com seus parceiros logo correm o risco de serem deixados do lado de fora em uma disputa. Entenda efetivamente suas responsabilidades e seus deveres. Além disso, atenda às expectativas de seus parceiros e, se necessário, revise quais devem ser essas expectativas.

Escrituração, conformidade legal e depósitos tributários

Não poupe custos em contabilidade e finanças. Essa é a força vital do seu negócio e determinará quando e como seus lucros serão distribuídos. Garantir que seus depósitos tributários sejam feitos no prazo devido e com valores corretos é a espinha dorsal de todo e qualquer bom planejamento para que haja sucesso na parceria. Com a contabilidade cuidando do planejamento tributário e uma boa gestão de controle financeiro e orçamentário, é possível fornecer os indicadores necessários para saber se a rotatividade alcançada pode cobrir todas as despesas. Dessa forma, evita-se surpresas e perdas. 

O importante é, antes de tudo, escolher o (s) parceiro (s) certo (s). O método de seleção dependerá principalmente do que você pode oferecer e do que o outro pode lhe trazer. Cada área e cada empresa tem necessidades diferentes e é por isso que é importante pensar com cuidado para maximizar as chances de sucesso. Do ponto de vista jurídico, a parceria diverge da fusão porque as empresas continuam sendo entidades independentes. 

Quer alavancar seu negócio através de parcerias? Estamos prontos para ajudá-lo a tomar as melhores decisões.

Até a próxima. 

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