Importância Da Análise Tributária Em Sua Empresa

A análise tributária é essencial para a boa gestão de uma empresa.

Ela envolve um trabalho minucioso com levantamento de dados financeiros, contábeis e fiscais para a escolha do melhor regime tributário. É recomendável, então, que esta análise seja feita periodicamente. Trata-se de parte do serviço de assessoria tributária.

Planejamento em Análise tributária

O trabalho da análise tributária começa com a adequação da empresa no regime tributário mais indicado para ela em determinado período.

São três opções: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.

Essa escolha é feita na abertura da empresa e pode ser alterada a cada ano, sempre em janeiro. Somente uma análise especializada feita por profissionais habilitados pode indicar a melhor opção.

O planejamento tributário inclui também verificar a obrigatoriedade e aplicação de todos os impostos para cada atividade. Além disso, informa suas variações de acordo com cada região e operação específica.

Análise tributária e o impacto na rotina

Este trabalho  envolve ainda a orientação para as empresas em suas operações fiscais do dia a dia,  especialmente para a correta emissão de notas fiscais e classificação fiscal adequada. Ou seja, todas as orientações são fornecidas para assegurar que não haja falhas nos processos internos.

Por fim, faz parte da análise tributária controlar e utilizar os créditos de impostos retidos da empresa e contabilizar seu estoque.

O estoque faz parte do patrimônio da empresa. Portanto, dependendo do regime de tributação em que a empresa está enquadrada, pode influenciar diretamente na apuração do lucro e, consequentemente, no cálculo de impostos.

Por mera falta de conhecimento e orientação, muitas empresas deixam de informar, ou informam erroneamente seus estoques. Isso gera resultados distorcidos na apuração do lucro, que podem se reverter em prejuízos e até multas fiscais .

Benefícios da análise tributária

O serviço de análise tributária traz diversos benefícios para a empresa.

Com este acompanhamento, possíveis falhas e erros podem ser percebidos e corrigidos, evitando  multas e prejuízos fiscais.

É de grande importância para o empresário conhecer a real situação fiscal da sua empresa e enxergar possibilidades de melhoria através da análise tributária.

Este é um serviço específico, normalmente realizado por profissionais habilitados da área contábil.

Compartilhe nas redes!

Importância Da Análise Tributária Em Sua Empresa

Precisando de ajuda ou quer falar com um especialista? Preencha os campos abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Recomendado só para você!
Se o seu objetivo é ter o próprio negócio, este texto é…
shares
Powered by