Planejamento Tributário: Como Fazer

O planejamento tributário permite conhecer os tributos pagos e ainda gerar uma otimização sobre eles.

Dessa forma, você garante que a empresa não está gastando mais do que deveria com os impostos, economiza dinheiro e consegue projetar crescimento para o negócio.

Além disso, ao documentar o planejamento, a empresa evita problemas fiscais, alcançando maior controle. Com isso, os tributos são apurados e recolhidos devidamente.

O controle e a organização das operações fiscais e financeiras da empresa é imprescindível para o planejamento tributário. Isso contribui para que os procedimentos sejam cumpridos dentro da legislação vigente.

O básico de um planejamento tributário

Tendo essas informações como ponto de partida, você pode começar a elaborar o seu planejamento tributário.

O primeiro passo é conhecer a própria empresa. Por mais que você já trabalhe há anos no mesmo lugar, ou seja o proprietário, ao iniciar é preciso ter dados e informações sobre a companhia.

Faça um levantamento das atividades desenvolvidas, como é o ciclo financeiro e operacional, qual é e como funciona a estrutura da empresa como um todo.

O próximo passo é conhecer a legislação tributária. Veja o que já faz parte do regime tributário em que a empresa está inserida. Feito isso, faça um levantamento de todos os tributos, obrigações acessórias e impostos federais, municipais e estaduais do seu setor, e das operações pertinentes ao seu negócio.

Faça simulações nos diferentes regimes tributários, com base em informações de receitas e despesas atuais e projeções para o próximo exercício fiscal.

Planejamento tributário e os objetivos da empresa

Dentre os principais benefícios do planejamento tributário, destacamos a diminuição da incidência dos tributos, redução de custos, prevenção de  autuações, aumento da competitividade da empresa. Além disso, há a possibilidade de analisar diferentes cenários e estruturas orçamentárias, visando maior lucratividade para o negócio.

Todavia, é importante ressaltar que a principal premissa do planejamento tributário é o atendimento à legislação.

Por mais que exista o foco da economia, toda e qualquer ação deve pautada dentro da lei. Para  alcançar um bom planejamento tributário, talvez você precise de ajuda especializada. É importante consultar um contador.

O profissional de contabilidade, em conjunto com a empresa, poderá analisar as demonstrações e prestar orientações necessárias. Com isso, o planejamento tributário é feito corretamente, garantindo os melhores benefícios para a empresa, dentro da lei.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da HS Contábil.

Somos um escritório contábil focado em ajudar micro, pequenas e médias empresas a melhorarem sua gestão, a alcançarem resultados incríveis e a crescerem.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta própria de chat disponibilizada em nosso site.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post
Planejamento Tributário: Como Fazer

Compartilhe nas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Recomendado só para você!
Lucro presumido é um dos regimes tributários disponíveis para as…