O planejamento tributário permite conhecer os tributos pagos e ainda gerar uma otimização sobre eles.
Dessa forma, você garante que a empresa não está gastando mais do que deveria com os impostos, economiza dinheiro e consegue projetar crescimento para o negócio.
Além disso, ao documentar o planejamento, a empresa evita problemas fiscais, alcançando maior controle. Com isso, os tributos são apurados e recolhidos devidamente.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A HS Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
O controle e a organização das operações fiscais e financeiras da empresa é imprescindível para o planejamento tributário. Isso contribui para que os procedimentos sejam cumpridos dentro da legislação vigente.
O básico de um planejamento tributário
Tendo essas informações como ponto de partida, você pode começar a elaborar o seu planejamento tributário.
O primeiro passo é conhecer a própria empresa. Por mais que você já trabalhe há anos no mesmo lugar, ou seja o proprietário, ao iniciar é preciso ter dados e informações sobre a companhia.
Faça um levantamento das atividades desenvolvidas, como é o ciclo financeiro e operacional, qual é e como funciona a estrutura da empresa como um todo.
O próximo passo é conhecer a legislação tributária. Veja o que já faz parte do regime tributário em que a empresa está inserida. Feito isso, faça um levantamento de todos os tributos, obrigações acessórias e impostos federais, municipais e estaduais do seu setor, e das operações pertinentes ao seu negócio.
Faça simulações nos diferentes regimes tributários, com base em informações de receitas e despesas atuais e projeções para o próximo exercício fiscal.
Planejamento tributário e os objetivos da empresa
Dentre os principais benefícios do planejamento tributário, destacamos a diminuição da incidência dos tributos, redução de custos, prevenção de autuações, aumento da competitividade da empresa. Além disso, há a possibilidade de analisar diferentes cenários e estruturas orçamentárias, visando maior lucratividade para o negócio.
Todavia, é importante ressaltar que a principal premissa do planejamento tributário é o atendimento à legislação.
Por mais que exista o foco da economia, toda e qualquer ação deve pautada dentro da lei. Para alcançar um bom planejamento tributário, talvez você precise de ajuda especializada. É importante consultar um contador.
O profissional de contabilidade, em conjunto com a empresa, poderá analisar as demonstrações e prestar orientações necessárias. Com isso, o planejamento tributário é feito corretamente, garantindo os melhores benefícios para a empresa, dentro da lei.
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da HS Contábil.
Somos um escritório contábil focado em ajudar micro, pequenas e médias empresas a melhorarem sua gestão, a alcançarem resultados incríveis e a crescerem.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta própria de chat disponibilizada em nosso site.
Estamos apenas te esperando.
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!
Compartilhe nas redes!