Quando Contratar Um Contador?

Você tem um pequeno negócio ou vai abrir um e não sabe se deve contratar um contador?

A resposta é “sim”, você deve! Vamos mostrar neste texto alguns dos pontos que tornam este um profissional essencial para o sucesso do negócio – independentemente do porte da empresa.

Primeiro, como empreendedor, você já tem muitas atribuições. O sucesso e o bom funcionamento da empresa dependem de você.

Cuidar da contabilidade é uma responsabilidade enorme. Isso porque a legislação passa por alterações o tempo todo e qualquer falha pode levar à aplicação de multas e penalizações.

Benefícios de contratar um contador

Por mais que pareça mais um gasto, a contratação de um contador especializado e habilitado traz muitas vantagens à empresa.

A princípio, você já garante que a empresa será aberta seguindo todas as exigências legais. Além disso, é certo que estará inserida no regime tributário mais adequado desde o início. Isso assegura que você não gastará mais dinheiro com impostos do que o necessário.

Ademais, quando a empresa conta com apoio de uma contabilidade, estará amparada por profissionais que acompanham a legislação o tempo todo sobre o seu negócio.

O que acontece é que, por falta de conhecimento, algumas empresas cometem falhas fiscais que podem ser confundidas com sonegação. Por isso, ter um profissional especializado é a segurança de que todas as exigências e obrigações serão cumpridas e os impostos serão pagos corretamente.

Outra vantagem de contratar um contador é sobre a melhor utilização do dinheiro. Este profissional faz a análise dos números da empresa e através das demonstrações contábeis consegue informar como o dinheiro está sendo gasto, podendo sugerir melhorias.

Todavia, vale ressaltar que a decisão final nunca é do contador, mas do gestor ou proprietário. O contador apenas apresenta o levantamento e presta as orientações.

Um contador é necessário

Todos esses pontos mostram que mesmo pequenas empresas precisam de um contador. O profissional assegura a apuração correta dos impostos, evita que a empresa seja surpreendida com dívidas ao fisco e ainda proporciona melhor gestão do caixa da empresa.

Ademais, trata-se de um investimento que pode salvar o seu negócio. Ou seja, a contratação é necessária não só na abertura da empresa, mas também para avaliações constantes. E, ainda, para serviços pontuais, sobretudo em momentos de crise ou de expansão.

Contador: funcionário ou empresa terceirizada

Quando falamos de serviços contábeis, você pode ter um contador especializado no quadro de funcionários, ou um profissional prestador de serviços, ou ainda uma empresa de contabilidade.

No caso de ter um funcionário interno responsável pelo setor contábil, saiba que este deve ser um profissional dinâmico, com conhecimento amplo de mercado e legislação. Além disso, a empresa deverá possuir ferramentas de gestão contábil e consultoria de legislação.

Neste caso, é preciso se preparar para os períodos em que o funcionário irá se afastar por motivo de férias, entre outros eventos.

Se optar por contratar uma empresa contábil, você não terá que se preocupar com afastamento, pois a contabilidade deverá garantir o atendimento durante todo o ano. Recomenda-se porém, que seja ser feita uma boa pesquisa anterior sobre as opções disponíveis.

Veja em quais setores a empresa contábil atua, conheça alguns dos seus clientes e procure por referências na internet.

Veja se ela oferece garantias pelo serviço prestado e se disponibiliza ferramentas de apoio para a gestão do seu negócio. Além disso, é importante alinhar bem o que espera da empresa contábil e quais serviços serão necessários.

O preço não deve ser o maior fator de decisão. Nesta situação, a qualidade e responsabilidade do serviço são bem mais importantes.

Compartilhe nas redes!

Quando Contratar Um Contador?

Precisando de ajuda ou quer falar com um especialista? Preencha os campos abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Recomendado só para você!
O planejamento tributário permite conhecer os tributos pagos e ainda gerar uma…
shares
Powered by