Veja agora como fazer o controle de custos e aumentar os lucros

Saiba Como Fazer A Reducao De Custos Da Sua Empresa Blog - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil

Como fazer um controle de custos para aumentar os lucros da sua empresa?

Você sabe como fazer um eficiente controle de custos para aumentar os lucros da sua empresa? Leia o nosso artigo e saiba como cortar os custos de maneira eficiente e garantir a lucratividade do seu empreendimento.

Qualquer empresa precisa realizar mais vendas, captar mais clientes e ganhar visibilidade no mercado para obter mais lucros. Contudo, se há muitos custos, isso pode atrapalhar bastante o alcance desse objetivo.

Por isso, é fundamental conhecer algumas estratégias para fazer a redução de custos e ajudar no crescimento dos lucros do seu negócio.

Descubra abaixo 5 passos para executar um eficiente controle de custos na sua empresa.

Controle de custos: 5 passos essenciais

1. Execute o planejamento financeiro

Analisar os custos fixos e custos variáveis é uma etapa fundamental para começar o planejamento financeiro. Dessa forma, é possível saber como o dinheiro da empresa está sendo gasto.

  • Custos fixos: O próprio nome já diz, está relacionado com despesas fixas, ou seja, são os custos sem variação direta devido a aumentos ou reduções nas venda/ produção. Explo: Água, energia, aluguel, folha de pagamento da área administrativa, entre outros;
  • Custos variáveis: são todos os custos que variam de acordo com o faturamento. Ou seja, tem ligação direta com o aumento ou diminuição das vendas e/ou produção. Explo: Comissões, matéria prima, impostos, etc.

Para ter um controle de custos mais efetivo, separe esses dois tipos de custos e veja como reduzir algumas despesas. 

2. Faça a gestão do estoque

Se a sua empresa vende produtos, é essencial controlar o estoque para verificar quais são as mercadorias que estão paradas.

Produtos estagnados no estoque representam alto custo financeiro.

Ademais, ter mercadorias em falta pode comprometer sua estratégia comercial.

Portanto, controle o estoque para manter a quantidade adequada de mercadorias que seja o suficiente para vender e para não correr o risco de ficarem estagnadas.

3. Escolha os melhores fornecedores

Pesquise bastante e opte pelos melhores fornecedores, que ofereçam produtos de qualidade, com custo final competitivo e prazos coerentes com seu fluxo de caixa.

No entanto, tenha cuidado! Deve-se levar em conta também a responsabilidade do fornecedor quanto ao prazo de entrega!

Se a sua empresa compra produtos mais baratos e de baixa qualidade, ou não consegue se comprometer com prazos de entrega, isso pode prejudicar a sua imagem comercial e o relacionamento com seu cliente, bem como a lucratividade do seu negócio.

4. Monitore o fluxo de caixa

Podemos dizer que monitorar o fluxo de caixa faz parte do planejamento financeiro para fazer a redução de custos.

Acompanhar diariamente as movimentações financeiras da sua empresa é uma tarefa muito útil para entender melhor as entradas e saídas de dinheiro.

Dessa forma, será mais fácil detectar momentos de falta ou sobra de caixa, para agir preventivamente com ações e negociações necessárias. Assim, você terá um maior controle para realizar a gestão financeira e conseguir reduzir custos!

5. Tenha maior controle de custos terceirizando alguns serviços da empresa

Uma boa ideia para ajudar na redução e no controle de custos é terceirizar alguns serviços da empresa.

Terceirizar serviços de limpeza, financeiros e contábeis, por exemplo, pode ser muito vantajoso para diminuir custos e aumentar os lucros.

Contratar funcionários pelo regime CLT pode significar aumento nos custos, por ser necessário pagar salários, fazer pagamentos de tributos trabalhistas, entre outros.

Além disso, ao contratar serviços terceirizados, profissionais especializados realizarão tarefas complexas, como algumas atividades referentes ao setor contábil ou financeiro.

Isso evita que o gestor ou outro colaborador, que não tenha muito conhecimento sobre o assunto, realize alguma tarefa, desperdiçando o tempo que poderia ser usado nas atividades principais da empresa.

Conte com a HS Contábil para impulsionar o crescimento dos lucros da sua empresa

Se você precisa de mais informações ou serviços relacionados a esse artigo, entre em contato conosco.

Nós, da HS Contábil, somos um escritório responsável por ajudar pequenas e médias empresas a crescerem e alcançarem todos os resultados desejados.

Clique aqui para entrar em contato conosco. Estamos à disposição!

Ter uma gestão de custos eficiente em minha empresa!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da HS Contábil.

Somos um escritório contábil focado em ajudar micro, pequenas e médias empresas a melhorarem sua gestão, a alcançarem resultados incríveis e a crescerem.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta própria de chat disponibilizada em nosso site.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post
Veja agora como fazer o controle de custos e aumentar os lucros

Compartilhe nas redes!

Summary
Veja agora como fazer o controle de custos e aumentar os lucros
Article Name
Veja agora como fazer o controle de custos e aumentar os lucros
Description
Como fazer um controle de custos para aumentar os lucros da sua empresa? Leia o nosso artigo e saiba mais sobre o assunto.
Author
Publisher Name
HS Contábil
Publisher Logo
Rolar para o topo
Recomendado só para você!
O deslocamento de atividades pode gerar até mesmo um processo…