Saiba como fazer uma efetiva análise da concorrência

Nao Fique Para Tras Aprenda A Fazer Uma Analise Da Sua Concorrencia Blog - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil

5 passos para fazer uma análise da concorrência efetiva

Saiba tudo sobre aquilo de que você precisa para fazer uma análise da concorrência de forma assertiva

Com a alta concorrência no mercado, é fundamental traçar estratégias para se manter à frente dos seus concorrentes, captando novos clientes, potencializando seus resultados e posicionando sua marca em uma melhor colocação no mercado.

Uma dessas estratégias é a análise da concorrência, um estudo que pode ser um verdadeiro aliado do sucesso do seu empreendimento.

Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar o passo a passo a fim de que você faça uma análise da concorrência de forma efetiva para conseguir obter melhores resultados.

Acompanhe!

O que é a análise da concorrência?

A análise da concorrência, também denominada análise de mercado, consiste em um estudo detalhado dos empreendimentos que atuam como seus concorrentes. Dessa forma, serão analisados aspectos como:

  • Produtos e condições especiais que estão sendo oferecidos ao público;
  • Preços;
  • Gestão comercial;
  • Opiniões dos clientes sobre a experiência do atendimento;
  • Visão do público-alvo sobre a empresa etc.

Mas por que realizar a análise de concorrência? Essa é uma pergunta que muitos gestores e gerentes de venda fazem, todavia nós vamos respondê-la a seguir.

Veja também:

Qual a importância de analisar a concorrência?

A análise da concorrência oferece informações importantes sobre tendências e também para a identificação de possíveis riscos e oportunidades para o seu negócio, bem como para a tomada de decisões mais assertivas.

Desse modo, esse estudo é fundamental para que sejam realizadas as etapas de planejamento e de gerenciamento de vendas.

Além disso, o estudo da concorrência permite que a sua empresa se torne mais competitiva e que impulsione as vendas, tendo em vista que você poderá identificar os pontos fortes e os fracos do seu negócio em relação aos concorrentes, permitindo que você faça melhorias com o intuito criar diferenciais e conquistar cada vez mais clientes e o seu lugar no mercado.

Sendo assim, vamos aprender, a seguir, como realizar a análise da concorrência para que você possa colocá-la em prática hoje mesmo.

Como fazer uma análise da concorrência?

A análise da concorrência pode ser realizada seguindo os 5 passos abaixo:

  1. Identifique quem são seus concorrentes (Empresas que resolvem a mesma dor para o mesmo público);
  2. Defina os objetivos da sua análise da concorrência;
  3. Estabeleça os critérios que serão analisados;
  4. Defina a forma como os dados serão coletados;
  5. Colete os dados, compile os resultados e analise e liste conclusões .

Por fim, é importante que você saiba que existem diferentes ferramentas e métodos para realizar a análise da concorrência. 

Dessa maneira, para ter maior assertividade e segurança em seu estudo, é fundamental que você conte com o suporte de uma contabilidade especializada em gestão de negócios a fim de que a análise ocorra de forma alinhada ao planejamento estratégico da sua empresa, favorecendo resultados assertivos e benéficos em relação à gestão do seu negócio.

Conte com a experiência e excelência da HS Contábil!

Nós, da HS Contábil, temos a experiência, tecnologia e expertise de que você precisa para uma gestão efetiva e lucrativa da sua empresa.

Estamos no mercado desde 1990 prestando assessoria contábil, fiscal, tributária e empresarial para ajudar micro, pequenas e médias empresas de diferentes segmentos no processo de evolução de sua gestão e de seu desempenho, de potencialização de seus resultados e de crescimento no mercado.

Entre em contato conosco para que possamos conversar sobre as necessidades e sobre os objetivos da sua empresa e, assim, prestar serviços de excelência para uma gestão de sucesso. Aguardamos o seu contato!

CLIQUE AQUI PARA TER UMA CONTABILIDADE ESPECIALIZADA NA GESTÃO DA SUA EMPRESA!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da HS Contábil.

Somos um escritório contábil focado em ajudar micro, pequenas e médias empresas a melhorarem sua gestão, a alcançarem resultados incríveis e a crescerem.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta própria de chat disponibilizada em nosso site.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Saiba como fazer uma efetiva análise da concorrência

Compartilhe nas redes!

Summary
Saiba como fazer uma efetiva análise da concorrência
Article Name
Saiba como fazer uma efetiva análise da concorrência
Description
5 passos para fazer uma análise da concorrência efetiva. Leia o nosso artigo e confira informações para realizá-la corretamente.
Author
Publisher Name
HS Contábil
Publisher Logo
Rolar para o topo
Recomendado só para você!
Muitas empresas nos últimos dois anos enfrentaram grandes dificuldades financeiras…