Saiba como definir o CNAE de sua empresa e incluí-lo corretamente!

Saiba Como Definir O Qnai - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil

CNAE: Aprenda como incluir no seu CNPJ

Aprenda como definir e incluir o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) no seu CNPJ. Leia este artigo e fique informado.

Ao abrir uma empresa muitas dúvidas podem surgir, é comum não conhecer todos os procedimentos necessários para abertura de uma empresa.

Afinal, os procedimentos são muitos e estão em constante atualização, até os contadores mais experientes podem ter alguma dúvida.

Hoje nós vamos tirar algumas dúvidas frequentes dos empresários iniciantes: Como incluir o CNAE no CNPJ e como escolher o código CNAE?

Leia este artigo até o final e se informe.

O que é código CNAE

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), ou código CNAE, tem o objetivo de classificar as empresas de acordo com as atividades econômicas que essas empresas desempenham, para fins de tributação e outros motivos.

O código CNAE deve estar presente em uma empresa para definir em quais áreas essa empresa atua,  se o código CNAE não estiver em concordância com a atividade da empresa o cliente poderá recusar a nota fiscal e isso geraria uma dor de cabeça desnecessária para o empresário.

Então, fica entendido que o código CNAE deve estar de acordo com a atividade econômica exercida pela da empresa.

Como consultar os códigos CNAE

O código CNAE estabelece todas atividades que podem ter em um CNPJ (Cadastro De Pessoa Jurídica), todos códigos CNAE são aceitos pela Receita Federal.

Como o governo vem criando novas chances para empreendedores informais se regularizarem, basta conferir se existe um código CNAE que está de acordo com o seu empreendimento e se regularizar como um Microempreendedor Individual (MEI), mas confira antes a lista de atividades que podem ser MEI em 2021.

A classificação pode ser consultada pelo Portal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) na página do CONCLA  (Comissão de Classificação), ela é uma página específica para consultar o código CNAE da sua empresa de acordo com a classificação econômica (ou classificações).

Como incluir o código CNAE no CNPJ da empresa?

No CONCLA  você poderá verificar todas atividades econômicas por ordem alfabética, uma empresa poderá ter uma atividade principal e até 99 atividades secundárias. Tenha atenção e registre todos códigos de acordo com as atividades que a sua empresa for exercer.

Para adicionar um CNAE ou vários ao CNPJ da sua empresa, você deverá realizar uma consulta e definir quais serão os códigos, isso será feito pelo portal CONCLA, na aba “Estrutura”.

Lá você poderá encontrar todos os códigos possíveis, definir quais serão as classificações e subclassificações, os códigos primários e secundários.

Procure um profissional

Como sempre orientamos, quando for abrir uma empresa busque a ajuda de um contador.

Não tente fazer tudo por conta própria, erros em qualquer parte no processo de abertura de uma empresa principalmente na escolha dos códigos CNAE ́ s podem fazer com que você venha a ter problemas futuramente.

Então, comece com o pé direito e busque ajuda de um profissional qualificado.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da HS Contábil.

Somos um escritório contábil focado em ajudar micro, pequenas e médias empresas a melhorarem sua gestão, a alcançarem resultados incríveis e a crescerem.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta própria de chat disponibilizada em nosso site.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post
Saiba como definir o CNAE de sua empresa e incluí-lo corretamente!

Compartilhe nas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Recomendado só para você!
Projeto que prorroga incentivo fiscal foi aprovado pela Câmara Prorrogação…