A escolha do regime tributário correto é um dos fatores mais importantes para o sucesso financeiro de uma empresa. A migração entre regimes, como Lucro Presumido, Lucro Real ou Simples Nacional, pode trazer vantagens significativas, mas também exige planejamento e análise criteriosa. Este artigo irá explorar quando e porque sua empresa deve considerar uma mudança de regime tributário, quais são os benefícios potenciais e como o processo deve ser feito de maneira estratégica e segura.
| Por que considerar uma migração de Regime Tributário?
A legislação tributária brasileira é complexa e, muitas vezes, as empresas iniciam suas atividades em um regime inadequado ao seu modelo de negócios. Alterações na estrutura, planejamento ou até mesmo mudanças na legislação podem tornar a migração uma decisão estratégica.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A HS Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Levando isso em consideração, existem diversos fatores que podem indicar que uma empresa está em um regime desfavorável. As empresas no Simples Nacional, por exemplo, podem descobrir que o crescimento do faturamento se torna menos competitivo devido a uma alíquota progressiva mais alta. Por outro lado, empresas no Lucro Presumido podem estar pagando mais impostos que o necessário se suas margens de lucro forem baixas. Já aquelas no Lucro Real, precisam monitorar continuamente sua lucratividade e caixa para garantir que esse regime seja vantajoso.
Por isso, listamos a seguir alguns prós e contras de cada regime para que você visualize melhor o que estamos querendo dizer.
| Vantagens e desvantagens de cada Regime Tributário
Simples Nacional
Este regime é o preferido das micro e pequenas empresas devido à sua simplicidade administrativa e à unificação de tributos em uma única guia de pagamento. No entanto, pode ser menos vantajoso para empresas com faturamento próximo ao limite superior de R$4,8 milhões anuais, devido ao aumento da alíquota conforme o faturamento cresce. Além disso, empresas que acumulam créditos tributários não podem ser beneficiadas, já que no Simples não há possibilidade de compensação desses créditos.
Lucro Presumido
Indicado para empresas de médio porte e com margens de lucro elevadas, o Lucro Presumido simplifica o cálculo do IRPJ e da CSLL ao presumir uma margem de lucro pré-definida, variando conforme o setor. Todavia, empresas com margens mais flexíveis podem pagar impostos sobre uma base de cálculo superior ao seu lucro real. Outro ponto importante é que as empresas neste regime podem usufruir de créditos de PIS/COFINS para reduzir a carga tributária.
Lucro Real
O Lucro Real é obrigatório para empresas com faturamento superior a R$78 milhões anuais, entretanto também pode ser escolhido por empresas menores que tenham margens de lucro baixas ou instáveis. Nesse regime, os tributos são calculados com base no lucro efetivo, o que pode gerar economia tributária em anos de baixo desempenho. Contudo, a gestão tributária neste regime exige um acompanhamento contábil muito mais detalhado, o que aumenta os custos administrativos.
| Então, quando a migração faz sentido?
Alguns cenários comuns onde a migração de regime tributário faz sentido incluem:
- Crescimento significativo do faturamento: Quando o faturamento ultrapassa limites estabelecidos para regimes como o Simples Nacional, a migração pode evitar o pagamento de alíquotas progressivas mais altas.
- Mudanças nas margens de lucro: Empresas que aumentam ou reduzem significativamente suas margens de lucro podem se beneficiar ao mudar para o Lucro Real ou Presumido, dependendo da lucratividade.
- Acúmulo de créditos tributários: Empresas que se beneficiam de créditos de PIS/COFINS, IPI e ICMS podem preferir Lucro Presumido ou Real, regimes onde esses créditos podem ser compensados.
| Como funciona a migração de Regime Tributário?
A migração de regime tributário deve ser feita com muito cuidado e planejamento. Consequentemente, o processo é geralmente realizado no início do ano fiscal, antes do primeiro imposto ser recolhido. No entanto, o planejamento para a migração precisa ser feito com antecedência de pelo menos 2 meses. Em casos específicos, como quando o limite de faturamento é ultrapassado durante o ano, a migração pode ser feita imediatamente.
Um passo fundamental antes de qualquer migração é a simulação tributária, onde a empresa, junto com seu contador, avalia o impacto da mudança de regime. Isso envolve a revisão do faturamento, dos custos, das despesas, das margens de lucro e dos benefícios fiscais disponíveis em cada regime. Além disso, a empresa deve certificar-se de que está em conformidade com as obrigações acessórias exigidas pelo novo regime.
| O futuro da Tributação Empresarial
Com a Reforma Tributária em discussão no Congresso Nacional, as empresas devem estar atentas às possíveis mudanças nas regras de cada regime tributário. Um dos pontos de maior impacto será a simplificação das tributações, que pode alterar as regras de transição entre regimes. Contar com uma consultoria tributária especializada será ainda mais essencial para garantir a saúde financeira e a competitividade de sua empresa.
Com isso, temos que a migração de regime tributário pode representar uma grande oportunidade de economia para as empresas, mas é uma decisão que deve ser tomada com base em dados concretos e análise contábil aprofundada. Com as mudanças constantes na legislação e a complexidade do sistema tributário brasileiro, contar com uma empresa de contabilidade especializada é essencial para garantir que sua empresa esteja no regime correto, aproveitando todos os benefícios fiscais possíveis.
Visando esclarecer todas as suas dúvidas a respeito desse tema tão relevante, nós disponibilizamos um time de ponta, preparado para te auxiliar em assuntos contábeis e tributários, com a segurança e o cuidado que você merece.
Somos uma Empresa Contábil em SP, já ajudamos mais de 1300 empresas e contamos com um atendimento rápido, eficaz e altamente personalizado, que é um dos nossos diferenciais para atender às suas necessidades.
Desde 1990, a HS Contábil tem sido a parceira de confiança de micro, pequenas e médias empresas. Fundada por Humberto Sérgio Batella, nosso compromisso sempre foi ajudar nossos clientes a alcançar resultados incríveis e crescer de forma sustentável.
Por isso, colocamo-nos à disposição para esclarecer dúvidas sobre eventuais assuntos, mesmo que não sejam de nossa responsabilidade direta.
Por isso, agende uma reunião sem compromisso e confie na nossa equipe para evitar possíveis dores de cabeça com esse ou outros assuntos! Fale conosco e veja na prática como podemos te ajudar.
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da HS Contábil.
Somos um escritório contábil focado em ajudar micro, pequenas e médias empresas a melhorarem sua gestão, a alcançarem resultados incríveis e a crescerem.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta própria de chat disponibilizada em nosso site.
Estamos apenas te esperando.
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!
Compartilhe nas redes!