Contabilidade em Santo André - São Paulo

Impostos: você sabe quais os que costumam ser pagos no final do ano?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Quais SÃo Os Principais Impostos A Serem Pagos No Final Do Ano Blog - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil

Entenda quais os tributos sua empresa precisa pagar no final de ano

Conheça quais tributos geralmente uma empresa precisa recolher em todo final de ano

Lidar com os tributos de uma empresa costuma ser um desafio para qualquer gestor, sendo que uma dúvida muito frequente está ligada aos tributos que devem ser pagos ao final do ano.

Sabendo disso, preparamos este artigo com informações relevantes, as quais vão ajudar você a entender mais como funciona o pagamento de impostos por uma empresa.

Dito isso, fique com a gente até o final do nosso material e faça uma excelente leitura!

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A HS Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Como funciona o pagamento de impostos no Brasil?

Você, como dono ou administrador de empresa, já deve ter notado a variedade de tributos existentes em nosso país, principalmente aqueles ligados ao dia a dia de empresas.

De fato, eles incidem nos mais variados contextos e devem ser calculados de maneiras diferentes.

Ainda, existem várias outras obrigações ligadas aos tributos que a sua empresa precisa cumprir, para que esteja em total conformidade junto ao governo, como, por exemplo, envio de declarações, emissão de documentos fiscais, escrituração eletrônica do sistema SPED, EFD, ECD, ECF, REINF, DCTF-WEB, e-SOCIAL, etc.

Cumprir com esses deveres não é uma opção, mas uma obrigação  para que sua empresa possa ficar longe de multas, juros e autuação.

Inclusive, ao não atender de maneira integral tudo o que o Estado determina, sua empresa poderá ter que responder juridicamente, de acordo com as legislações que tratam sobre crimes contra a ordem tributária e sonegação fiscal:

Sendo assim, é primordial buscar entender quais aspectos da legislação sua empresa precisa cumprir e atendê-los da forma correta.

Leitura sugerida:

O que são os regimes tributários?

Nesse contexto, um aspecto importante está ligado aos regimes de tributação.

Isso porque eles irão indicar quais os critérios que deverão ser observados para uma empresa apurar seus tributos e também quais obrigações precisam ser atendidas.

Atualmente os três principais são:

Simples Nacional

Trata-se de um regime tributário que foi criado para reduzir a carga tributária de empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões, considerando que esses empreendimentos possuem grande importância para a economia, principalmente no que se refere à geração de emprego e renda, e a baixa competitividade.

Dentre os benefícios temos alíquotas menores do que em outros enquadramentos e burocracia simplificada, como o fato de poder recolher 8 tributos por meio de uma única guia.

Todavia é necessário atender a uma série de critérios para que se possa apurar por meio dele, além de respeitar o limite de faturamento como, por exemplo, não ter débitos tributários e previdenciários. 

Lucro Presumido

Toda empresa que não estiver obrigada a recolher seus impostos por meio do Lucro Real poderá apurar pelo Lucro Presumido.

Recebe esse nome pois o CSLL e o IRPJ, incidentes sobre o lucro obtido pela empresa em um determinado período, são calculados com base em um percentual disponibilizado pelo governo, o qual varia de acordo com a atividade desenvolvida pelo negócio.

Sendo assim, o Estado presume qual o lucro a empresa terá em um determinado período.

Lucro Real

Já no Lucro Real o IRPJ e a CSLL devem ser calculados tendo como base os valores do lucro que, de fato, a empresa obteve em um determinado período.

Ele costuma ser o mais evitado, pois muitos empresários entendem que oferece uma maior carga tributária para a empresa, bem como sua apuração costuma ser bastante complexa, repleta de detalhes.

De fato, apurar pelo Lucro Real demanda atenção às particularidades, mas nem sempre ele será  pior opção, como veremos a seguir.

O que é e quais as vantagens do planejamento tributário?

É comum pensar que o Simples Nacional seja o mais econômico e o Lucro Real aquele que oferece uma maior carga tributária ao empreendimento.

De fato, em muitos contextos isso é verdade, todavia também existem casos em que o Lucro Real será mais vantajoso à empresa do que o Simples Nacional.

Por exemplo, nos casos em que a empresa teve faturamento no período mas não teve lucro, por conta do excesso de despesas dedutíveis e custos, tendo folha de pagamento pequena e baixa incidência de ICMS, com bom aproveitamento de créditos de PIS/COFINS. É muito provável que nesses casos o Lucro Real possa se mostrar vantajoso.

Como o Simples usa a média de faturamento para apurar os impostos, a empresa deverá recolher seus tributos com base nele e não no lucro.

Mas, se fosse pelo Lucro Real, poderia não precisar pagar o IRPJ e a CSLL e, dependendo dos valores relativos aos custos, teria o valor do PIS e da Cofins reduzido.

Nesse sentido, realizar o planejamento tributário ajuda você a fazer escolhas que estejam mais alinhadas com as suas necessidades.

Trata-se de um estudo o qual busca entender qual o melhor enquadramento para o seu empreendimento e também verificar a existência de alternativas as quais permitam mais economia, quando se tratar desse assunto.

Quais os impostos pagos no final de ano de uma empresa?

Bem, agora que você já conhece todas essas informações sobre o funcionamento da tributação da empresa, é necessário saber que, na maioria das vezes, os impostos pagos no final do ano serão os mesmo que devem ser pagos durante todo o período.

Isso porque a apuração depende, na verdade, do regime tributário adotado pela empresa e o cálculo dos tributos, salvo exceções, são realizados mensal ou trimestralmente.

Sendo assim, os impostos pagos pelas empresas costumam ser os mesmos recolhidos em outros períodos.

Todavia, principalmente em empresas comerciais, o aumento nas vendas e o pagamento do 1° salário pode fazer com que, por vezes, o valor recolhido de alguns impostos e contribuições, como o ICMS e INSS, venham a ser maiores no período.

Por que contar com apoio especializado?

Em meio a toda essa complexidade, é importante que você conte com ajuda especializada.

Ao contar com o apoio de quem entende você consegue, com mais facilidade tanto em atender à legislação quanto em encontrar alternativas as quais permitam uma melhor gestão do seu negócio.

Clique no link abaixo e saiba quem pode ajudar você nessa tarefa:

Contabilidade especializada em planejamento tributário em São Paulo – SP

HS: suporte especializado para sua empresa ir além

A gente pode perceber em nossa conversa que lidar com tributos demandam atenção da sua empresa, sendo que existem alternativas para ajudar você a identificar formas, permitidas pela legislação, que possam contribuir com mais economia para o seu empreendimento.

Também que os impostos pagos no final de ano se uma empresa costumam ser os mesmos que são pagos nos períodos anteriores, mas ,devido à movimentação da economia e outros aspectos, os valores podem ser maiores.

Nós, da HS, entendemos do assunto e vamos ajudar sua empresa a ter uma gestão tributária mais eficiente.

Clique no botão abaixo, converse com a  gente e entenda como isso é possível.

Preciso de ajuda para lidar com os tributos da minha empresa

5/5 - (1 vote)

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da HS Contábil.

Somos um escritório contábil focado em ajudar micro, pequenas e médias empresas a melhorarem sua gestão, a alcançarem resultados incríveis e a crescerem.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta própria de chat disponibilizada em nosso site.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Compartilhe nas redes!

Summary
 Impostos: você sabe quais os que costumam ser pagos no final do ano?
Article Name
Impostos: você sabe quais os que costumam ser pagos no final do ano?
Description
Entenda quais os tributos sua empresa precisa pagar no final de ano. Continue a leitura conosco e esclareça suas dúvidas sobre o assunto!
Author
Publisher Name
HS CONTABIL LTDA
Publisher Logo

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você!
Saiba o que levar em conta ao trocar de contador…