Entenda como evitar a Síndrome de Burnout na sua empresa

135 Hs - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil

Fim de ano: entenda porque o burnout é um dos maiores riscos profissionais e como evitá-lo

O trabalho acumulado no final do ano devido às festividades pode causar um estresse extra na vida do colaborador, saiba identificar o que é o burnout e se está acontecendo com você.

Depois de um ano e meio vivendo e trabalhando em meio a uma pandemia, não é surpresa que os funcionários estejam apresentando sinais de esgotamento emocional no trabalho a taxas recordes. De acordo com um estudo de 2021 do Indeed, 52% dos funcionários hoje afirmam se sentirem esgotados. Mais da metade dos funcionários relata trabalhar mais horas, e um quarto afirma não conseguir se desconectar do trabalho.

A onda contínua de esgotamento relatada é uma tendência preocupante para empregadores de todas as regiões. O esgotamento emocional no trabalho não só prejudica a saúde mental e o bem-estar, como também pode afetar o absenteísmo, a retenção de funcionários e, entre a redução do moral e a alta rotatividade, a cultura da sua empresa.

Se você está preocupado com o esgotamento em sua empresa no longo prazo, também deve procurar maneiras de priorizar o bem-estar do time durante todo o ano. Assim como criar um estilo de vida mais saudável, mudanças duradouras são feitas ao adotar medidas de apoio no cotidiano. Confira algumas dicas para adotar novas medidas em seu time.

Estabeleça limites saudáveis de comunicação e modele-os

De acordo com um relatório de 2020 da Aviva, 44% dos funcionários afirmam sentirem que “nunca se desligam do trabalho”, enquanto 70% de todos os trabalhadores dizem que verificam regularmente e-mails e mensagens fora do horário de trabalho. Esses hábitos têm consequências: mais da metade dos funcionários sente que sua saúde mental e física sofreu devido às pressões do trabalho.

Quando os funcionários sentem que não conseguem traçar uma linha entre o trabalho e a vida pessoal, cabe à liderança compartilhar claramente as expectativas de comunicação e modelar limites saudáveis para evitar a síndrome de burnout no ambiente de trabalho.

Incentive os funcionários a desativar todas as notificações de e-mail, Slack e aplicativos de trabalho fora do horário de trabalho e garanta que os gerentes não entrem em contato para fazer solicitações aos membros do time após o expediente.

Elimine reuniões desnecessárias

“Bem, essa reunião poderia ter sido um e-mail”. Um estudo conjunto recente da Harvard Business School e da New York University descobriu que o número médio de reuniões aumentou 12,9% durante a pandemia, enquanto a duração de cada reunião cresceu 13,5%. Diminuir o número de reuniões é a primeira e mais rápida providência para a empresa liberar um tempo valioso para o time e evitar o esgotamento no trabalho.

Embora alguns eventos devam acontecer em tempo real, como conversas individuais ou difíceis, muitas outras reuniões podem ser realizadas no formato assíncrono. Uma atualização do projeto é um ótimo exemplo disso. Em vez de se reunir todas as segundas-feiras para discutir o progresso de todos em um novo projeto, os membros do time podem simplesmente adicionar suas atualizações semanais a uma lista nos aplicativos e responder uns aos outros no formato assíncrono. Todos se mantêm informados e ninguém precisa sacrificar mais uma hora do seu tempo.

Diminua o número de ferramentas necessárias durante o dia de trabalho

De acordo com o Relatório de tendências SaaS 2019 da Blissfully, o funcionário médio usa pelo menos oito aplicativos por dia para trabalhar. Não é de se admirar que 40% dos funcionários estejam frustrados com as ferramentas de colaboração e comunicação que se espera que eles usem no trabalho. Como estão sempre alternando entre e-mail, bate-papo, vídeo, documentos e muito mais, os funcionários consideram mais difícil do que nunca se concentrar no trabalho real que precisam realizar, o que estende o horário de trabalho, desperdiça tempo e leva ao esgotamento.

Para diminuir a quantidade de troca de contexto que os membros do time precisam fazer, diminua o número de ferramentas que eles precisam monitorar ao longo do dia. Deixe claro que e-mails e mensagens de bate-papo não são emergências e que as notificações podem ser silenciadas enquanto o trabalho profundo está sendo realizado. Na maioria das vezes, o trabalho não vai sofrer se os funcionários verificarem suas caixas de entrada ou mensagens do Slack apenas a cada duas horas.

Faça checagens regulares dos membros da equipe

Deixando a dica mais importante de como evitar o burnout para o final, invista na orientação de gerentes e recursos para reconhecer e abordar os sinais de alerta de esgotamento nos funcionários. Faça com que eles verifiquem os níveis de estresse dos funcionários durante as reuniões individuais e incentive todos na empresa a tirar férias regulares e dias de licença médica quando necessário.

Os gerentes também devem ficar de olho na quantidade de trabalho que os funcionários estão assumindo. Os melhores funcionários geralmente se comprometem demais com o trabalho, sem reclamações, e desenvolvem síndrome de burnout no ambiente de trabalho, o que não ajuda ninguém. Os gerentes precisam intervir e impedir que os funcionários assumam cargas de trabalho hercúleas, pois mesmo que alguém possa fazer muitas tarefas extras, não significa que deveria.

É possível evitar o burnout e o esgotamento profissional

A pandemia pode ter exacerbado o esgotamento dos funcionários, mas ele era um problema muito antes da COVID. Infelizmente, também não existe uma solução única que possa extinguir o esgotamento. Apoie a capacidade de seus funcionários de se concentrar e o equilíbrio entre vida profissional e pessoal focando as experiências cotidianas e você vai ver como evitar o esgotamento profissional, impedindo o acúmulo dele por muito tempo.

Fonte: Contábeis

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da HS Contábil.

Somos um escritório contábil focado em ajudar micro, pequenas e médias empresas a melhorarem sua gestão, a alcançarem resultados incríveis e a crescerem.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta própria de chat disponibilizada em nosso site.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post
Entenda como evitar a Síndrome de Burnout na sua empresa

Compartilhe nas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Recomendado só para você!
Quais são as principais informações usadas no Balanço Patrimonial? Geralmente,…