Conheça 5 áreas para terceirização na gestão empresarial

Firmar parcerias e fazer uma boa gestão empresarial são caminhos eficazes para obter melhores resultados e, consequentemente, alcançar o sucesso que você, empresário, tanto deseja. Para isso, considere a possibilidade de terceirizar alguns setores da empresa. Dessa forma, os serviços serão desempenhados com maior excelência e você não terá que lidar com uma série de questões burocráticas, podendo dedicar 100% do seu tempo à administração estratégica.

Afim de esclarecer dúvidas referentes ao assunto, selecionamos as principais áreas que podem ser terceirizadas e como essa alternativa pode otimizar a gestão empresarial do seu negócio. Confira:

1 – Terceirização do departamento pessoal

Terceirizar o departamento pessoal é uma grande estratégia de gestão empresarial. Possibilita otimizar o tempo, aumentar a produtividade, reduzir burocracias e assegurar a adequação legal da área trabalhista. Além de evitar que a sua empresa tenha problemas com empregados e o fisco. Os contadores especializados nas rotinas do departamento pessoal ficarão responsáveis por gerenciar todas as atividades relacionadas. Entre elas citamos:

  • Folha de pagamento;
  • Acompanhamento da legislação;
  • Obrigações trabalhistas.
  • E-social

Sem contar que o contador é o profissional habilitado para prestar orientações acerca das questões trabalhistas do dia a dia. Assim, você tem a garantia de que a empresa terá todo o amparo necessário.

2 – Terceirização do Departamento financeiro

Além de gerenciar o departamento pessoal, algumas empresas contábeis também prestam serviços para a área financeira, o que é vantajoso para o seu negócio.  Isso porque os dois setores podem trabalhar em conjunto, garantindo maior eficiência nos processos e em toda a gestão empresarial.

Além disso, terceirizar as demandas relacionadas às finanças pode melhorar a estrutura organizacional e estratégica, otimizar os resultados e reduzir custos, já que você não terá de contratar uma equipe para desempenhar as funções específicas da área.

3 – Terceirização da Área contábil

O trabalho do contador é complexo, estratégico, requer conhecimento técnico, atualização constante e registro CRC. Por isso a maioria das empresas de pequeno e médio porte opta por terceirizar o serviço contábil, ao invés de contratar um empregado com CRC. Terceirizar a área contábil significa otimizar a gestão empresarial. Você não vai se preocupar com escrituração contábil, apuração de impostos, elaboração das obrigações acessórias correlatas, apuração e distribuição de lucros isentos, enquadramento tributário dentre outras atividades fundamentais para o bom funcionamento do negócio.

Ter um profissional experiente no assunto, gerenciando todas essas tarefas, garante que a sua empresa funcione de forma adequada e não tenha problemas com o fisco, além de gerar uma visão panorâmica e gerencial para a tomada de decisões..

4 – Terceirização da Área tributária

Você também pode terceirizar a área tributária da empresa. Os profissionais especializados no assunto e atualizados sobre as mudanças diárias da legislação brasileira, desempenham as seguintes tarefas:

  • Análise tributária nos âmbitos federal, estadual e municipal;
  • Estudos qualificados da aplicação da legislação;
  • Planejamento tributário;
  • Escrituração fiscal das atividades da empresa;
  • Apuração dos tributos e controle dos prazos de pagamentos, dentre outras funções.

Todas elas, quando realizadas por um profissional qualificado de contabilidade, asseguram que a sua empresa cumpra com todas as obrigações fiscais, evitando autuações e, consequentemente, gastos desnecessários, trazendo grandes resultados na sua gestão empresarial.

5 – Terceirização da Limpeza, recepção e segurança

É comum que os serviços de limpeza, segurança e recepção sejam terceirizados pela maioria das empresas, independentemente do porte. Essa alternativa é muito válida e estratégica, pois assegura que as atividades sejam realizadas por pessoas especializadas e ainda te deixa livre das burocracias provindas do vínculo empregatício. Afinal, você não terá que se preocupar com folha de pagamento, benefícios, INSS, 13º salário, férias e licença maternidade, por exemplo. 

Outra grande vantagem de terceirizar tais serviços é poder manter o foco na gestão empresarial, pois os gestores podem dedicar toda a sua energia e tempo em assuntos voltados à atividade principal da empresa.

Portanto, avalie quais são as áreas que necessitam de melhorias dentro da sua empresa, procure empresas especializadas e considere terceirizar os serviços. Se precisar de ajuda com isso, não hesite e entre em contato com os nossos especialistas, eles estão à disposição para ajudá-lo (a).

Compartilhe nas redes!

Conheça 5 áreas para terceirização na gestão empresarial

    Precisando de ajuda ou quer falar com um especialista? Preencha os campos abaixo!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Rolar para o topo
    Recomendado só para você!
    Se você deixou de lado a CLT (Consolidação das Leis…
    shares