Assessoria Contábil: Sinais De Que Sua Empresa Não Está Bem Assessorada

Assessoria contábil é o trabalho desenvolvido por uma equipe de profissionais habilitados e especializados na área de contabilidade.

Eles interpretam, registram e direcionam informações e fatos da rotina diária de uma empresa para os órgãos competentes.

Este trabalho é realizado por profissionais habilitados, seja de uma empresa contábil terceirizada, ou equipe interna.

A assessoria contábil possibilita uma visão de fora para ajudar o empresário em suas decisões. Contudo, os benefícios vão muito além disso.

Entre os serviços prestados, os profissionais envolvidos interpretam os dados da empresa, checam documentos e registros diários.

A partir daí, sugerem melhorias, tanto na área empresarial como na pessoa física, quanto à distribuição dos rendimentos gerados pela empresa, visando a economia tributária dentro da lei. Entretanto, nem sempre esse trabalho é feito com a qualidade necessária. Separamos alguns sinais que identificam quando sua empresa não está bem assessorada.

Confira e saiba como proceder.

Você não sabe se está no melhor regime tributário

São três opções: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Para cada atividade, cada momento econômico pode ser aplicável um ou outro regime tributário.

Não existe o melhor ou o pior. O objetivo é que o empresário pague menos impostos possíveis dentro da lei, considerando também seu modelo de gestão.

Mas, então, como saber qual é o regime mais adequado para sua empresa neste momento?

A análise tributária feita anualmente por um profissional contábil habilitado é o melhor caminho para identificar uma possível necessidade de mudança. Além de ter mais claro qual regime tributário é o ideal, o contador fornece orientações sobre o tratamento fiscal das operações da empresa, a classificação fiscal de produtos, orientações gerais sobre obrigações/ prazos e muito mais.

Não possui mais pleno conhecimento e controle da empresa

Empresários que não mantém uma relação próxima com o contador e com os dados contábeis, muitas vezes perdem o controle da empresa. Contudo, quando ele conta com um serviço de assessoria contábil de qualidade, o profissional responsável auxilia na compreensão dos números e do comportamento da companhia. Isso porque o seu trabalho envolve analisar todos os lançamentos, registros e transações. Com essas informações, é possível ter uma visão mais ampla da situação a empresa. Ao expor o resultado deste estudo, fica claro em quais pontos a companhia tem falhado, quais estão bons e onde deve ser melhorado. Ou seja, a assessoria contábil apresenta o levantamento das informações relevantes e submete aos sócios da empresa, levando a um maior conhecimento sobre o que está acontecendo.

Não sabe se é possível reduzir os gastos

Quando há ruídos na comunicação e problemas na relação entre empresário e contador, nunca fica muito claro se é possível economizar ou não. Este tipo de problema ao longo do tempo pode ser fatal para o negócio. Lembra-se da análise feita dentro da empresa? O contador sabe interpretar essas informações e debater o relatório com os empresários. A partir daí, discute-se a maneira como a receita tem sido gasta e como melhorar resultados.

Sente que não tem todas as informações para tomada de decisão

A assessoria contábil oferece uma visão externa e sem vícios. Estamos nos referindo a profissionais habilitados, olhando para o comportamento financeiro da empresa com seus olhares críticos e preparados. O contador deve ser o braço direito dos tomadores de decisão da empresa. Isso porque ele fornece todas as informações relevantes para escolhas mais inteligentes. Por fim, quem decide não é o contador, mas faz parte de seu serviço fornecer os dados importantes para tal.

Teme não estar de acordo com a legislação tributária

A legislação tributária muda constantemente. Impostos deixam de ser mandatórios, ou passam a ser, sem aviso prévio. Profissionais não especializados e desatualizados podem deixar passar despercebidas essas informações e perder prazos para adequação, o que pode gerar prejuízos para sua empresa. Por esse motivo é essencial avaliar desde a contratação, se a contabilidade tem o perfil e estrutura adequados para suprir as necessidades da empresa. Os tributos estão presentes até nas menores transações, desde o momento da compra. Ou seja, é preciso estar atento a todas as atualizações. Uma boa assessoria contábil possui ferramentas para manter-se atualizada, garantindo que sua empresa atue sempre dentro da legislação vigente.

Teme crises financeiras

Quando a assessoria contábil falha, o empresário pode sentir falta de informações relevantes e percebe que o controle financeiro da empresa está se perdendo. Se você teme crises financeiras e não consegue fazer planejamentos, fique atento! A empresa e a contabilidade devem ser aliados em todos os momentos do negócio. Um serviço de assessoria contábil de qualidade além de fornecer dados relevantes, pode antecipar e prever problemas e, baseados no histórico da empresa, auxiliar a companhia com estratégias fiscais em momentos de crise.

A Assessoria contábil que você precisa

Se você não se sente completamente seguro com a contabilidade de sua empresa é possível que já exista alguma falha na prestação do serviço. É preciso que a relação entre empresário e responsável contábil seja transparente, direta e sem ruídos. Portanto, se você não se sente confiante, é a hora de checar a possibilidade de contratar uma nova empresa especializada.

Compartilhe nas redes!

Assessoria Contábil: Sinais De Que Sua Empresa Não Está Bem Assessorada

Precisando de ajuda ou quer falar com um especialista? Preencha os campos abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Recomendado só para você!
Este é um questionamento que muitos empresários acabam se fazendo. Para…
shares
Powered by