Entenda como abrir uma clínica médica

Abrir Uma Clinica - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil

Há muitas vantagens em abrir uma clínica médica. Pode ser mais lucrativo a longo prazo e mais livre de estresse – você escolhe sua carga de trabalho e os tipos de tratamento que oferece. O maior obstáculo enfrentado ao entrar nesse tipo de empreendimento é o custo inicial de sua instalação. Embora você faça um retorno substancial no futuro, é importante fazer um orçamento eficaz ao considerar a possibilidade de iniciar uma clínica. Muitos médicos fazem uma parceria para dividir os custos e lidar com os negócios, por exemplo. Confira o passo a passo que separamos para que você saiba como abrir uma clínica médica.

Primeiros passos 

Faça um plano de negócios

Você não iria a um terreno vazio e apenas começaria a colocar os tijolos se quisesse construir uma casa, certo? Iniciar um negócio sem um plano é arriscado. Mas, na realidade, o plano de negócios de qualquer empresa mudará com o tempo à medida que a empresa se desenvolver, sendo possível até mais que um plano de negócios de acordo com as mudanças nos objetivos. Escrever um plano de negócios é a melhor maneira de testar se uma ideia para iniciar um empreendimento é viável. Ele é a sua rede de segurança, podendo ser útil para economizar tempo e dinheiro.

Escolha o local

A escolha do local sempre foi um elemento importante na criação de um negócio. Seu sucesso como empresa depende de quão bem você está posicionado para ser encontrado. Isso inclui vários fatores: desde o local e preço do seu produto ou serviço, até a mensagem usada para promover os negócios, online e offline. Assim, sendo, se o endereço da sua empresa estiver longe do seu público-alvo, especialmente se seu negócio for offline, os clientes em potencial poderão achar difícil localizá-lo. Por outro lado, se você tiver um local bem localizado, perto do seu público, é provável que as perspectivas sejam mais inclinadas à conversão.

Planejamento estratégico

Coloque no papel todos itens necessários para abrir sua clínica médica, desde os itens básicos até equipamentos, mobiliário, e insumos. Não obstante, contabilize a contratação de pessoal e levantamento de documentos obrigatórios para a abertura do consultório. Além disso, procure dar prioridade aos itens que são imprescindíveis para o cotidiano. E não esqueça de questões de infraestrutura como água, luz, telefone e internet.

Como abrir uma clínica médica

Para abrir uma clínica médica com sucesso, dentro de todos os conformes e obrigações da lei é necessário:

  • Elaborar um Contrato Social ou preencher um Requerimento de Empresário. Para isso é necessário que a empresa seja registrada na Junta Comercial do estado onde você pretende atuar. O registro leva em consideração o tipo de atividade que será exercida;
  • Seguir os passos para obtenção do CNPJ por meio do  DBE, o Documento Básico de Entrada, disponível no site da Receita Federal;
  • Após o contrato social, o CNPJ e a Inscrição Estadual (estes dois últimos são liberados simultaneamente), é o momento de conseguir o alvará de funcionamento e as devidas licenças. Solicite o registro da sua clínica médica na prefeitura do seu município e, assim, obtenha os alvarás de funcionamento e sanitário;
  • Agora basta registrar a sua nova empresa no órgão de classe, que normalmente é o Conselho Regional de Medicina.

Contabilidade da clínica médica

A contratação de uma empresa de contabilidade especializada em clínicas médicas é fundamental. Acima de tudo, porque são muitas particularidades deste segmento. Deixar passar um pequeno detalhe pode resultar em prejuízos, multas e atraso em todo o planejamento. Um contador especializado em clínica médica pode orientar também nas questões tributárias, uma vez que é possível, por exemplo, abrir uma sociedade simples, cujo valor do ISS pode ser bem baixo. Porém isso só pode acontecer se o sócio também for um médico. Caso contrário, a empresa a ser aberta deverá ser uma sociedade LTDA.

Precisa desse tipo de orientação para abrir sua clínica médica? Entre em contato conosco. Somos uma contabilidade especializada em clínicas médicas, clínicas odontológicas e laboratórios. 

Até a próxima!

Compartilhe nas redes!

Entenda como abrir uma clínica médica

    Precisando de ajuda ou quer falar com um especialista? Preencha os campos abaixo!

    Um pensamento em “Entenda como abrir uma clínica médica

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Rolar para o topo
    Recomendado só para você!
    Um contrato de trabalho é um acordo feito entre empregado…
    shares