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Veja como farmácias pequenas podem ser mais eficientes e gerar mais lucro do que as grandes redes

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Lucro Farmácia - HS Contábil

O varejo farmacêutico brasileiro parece ser dominado pelas grandes redes porque suas marcas e seus anúncios disputam nossa atenção; porém, que esta impressão não engane a pequena e a média farmácia. Elas têm o potencial de não apenas competir, mas superar suas concorrentes gigantes.

 

E mais: as pequenas farmácias não deixam nada a dever quanto à sua representatividade no setor…

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De acordo com o SEBRAE, as micro e pequenas farmácias e drogarias representam um total de 87% de todos os estabelecimentos varejistas do país, sendo que a maioria é de natureza jurídica Sociedade Empresária Limitada (média de 2 sócios por empresa), seguida por Empresário (Individual).

 

Neste artigo você terá uma visão sobre quanto representa o setor entre todos os ramos varejistas no Brasil, e ainda, listar estratégias diferenciadas para explorar melhor o potencial das pequenas farmácias de vizinhança versus lojas de grandes redes.

 

Esperamos que as informações descritas sirvam para incentivar pequenos empreendedores farmacêuticos a enxergarem a importância da sua participação na cadeia varejista e a buscarem meios para inovar e crescer.

 

Varejo farmacêutico e varejo geral: números que impressionam

O ranking das 300 maiores empresas do varejo brasileiro, publicado pela SBVC, Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, apontou que em 2022, as drogarias e perfumarias alcançaram juntas a segunda posição no setor com 12,4% de representatividade, ficando atrás somente dos supermercados.

 

Em se tratando de números, farmácias e drogarias faturaram 130 bilhões de reais e cresceram 78% nos últimos 4 anos. E lembre que grande parte dessa fatia desse mercado foi produzida por pequenas empresas.

 

Varejo farmacêutico e varejo geral: números que impressionam

Considerando seu tamanho, o varejo farmacêutico é um dos mercados mais presentes nas decisões de compra dos seus clientes.

 

Alguns donos de pequenas farmácias podem até imaginar que as grandes redes de drogarias possam ameaçar seu espaço, mas se houver um entendimento de que o poder das grandes desenvolvem o setor, o caminho mais inteligente é “surfar a onda” e apostar onde têm melhores chances.

 

Seria como o desafio de Davi e Golias, onde as pequenas drogarias vencem sua batalha pessoal de crescimento, usando a agilidade e a proximidade com seus consumidores.

 

Como as pequenas farmácias ganham mais força no mercado

Listamos  a seguir pontos de vantagem competitiva que, se bem explorados, podem trazer mais faturamento e margem de lucro para empreendedores de farmácia.

 

  • PERSONALIZAÇÃO E ATENDIMENTO AO CLIENTE

A diferenciação começa com a personalização. Ao oferecer um atendimento individualizado, as farmácias pequenas constroem lealdade, uma vantagem muitas vezes perdida pelas grandes redes. Destacar-se no serviço ao cliente é essencial para atrair e manter clientes fiéis.

 

  • MEDICAMENTOS: ESTOQUE ESTRATÉGICO E GIRO RÁPIDO

Gerenciar estoque estrategicamente é vital. O foco em produtos de giro rápido, evitando excessos e reduzindo custos de armazenamento, é uma estratégia que não apenas otimiza a eficiência, mas também contribui significativamente para os ganhos.

 

Recentemente publicamos um artigo detalhado sobre gerenciamento de estoques da farmácia que pode ser muito útil para o seu negócio.

 

  • OFERTAS E PROGRAMAS DE FIDELIDADE LOCAIS

A criação de ofertas exclusivas e programas de fidelidade locais é uma maneira eficaz de atrair e reter clientes, mesmo para farmácias pequenas.

 

Adaptar as promoções às necessidades específicas da comunidade é uma abordagem que as grandes redes muitas vezes não conseguem alcançar.

 

Criar situações que provoquem o retorno dos clientes a sua farmácia acumulando selos para trocar por brindes, por exemplo, ou personalizando serviços de entrega de medicamentos de uso contínuo no formato de assinatura, podem ser ideias simples de colocar em prática e que possuem alto potencial de aumentar seu ticket médio.

 

  • PRESENÇA ONLINE ESTRATÉGICA NA SUA REGIÃO

Expansão online não é apenas para grandes corporações. Estabelecer uma presença online estratégica, incluindo um site informativo e participação ativa nas redes sociais locais, permite que as farmácias pequenas atinjam uma audiência que busca conveniência.

 

Com ações de baixo custo em tráfego para internet é possível aparecer nos mecanismos de busca para seus clientes e tornar sua farmácia mais visível para clientes que passam na frente do seu estabelecimento diariamente.

 

  • COLABORAÇÃO COM PROFISSIONAIS DE SAÚDE LOCAIS

Fazer parcerias com médicos locais e profissionais de saúde criam uma rede valiosa. Essa proximidade gera uma indicação altamente qualificada, que não apenas melhora os serviços oferecidos, mas também solidifica a reputação das farmácias pequenas como parceiras confiáveis na promoção da saúde local.

DICA EXTRA: Se você NÃO domina todas as regulamentações que influenciam a formação de preços da sua farmácia, seus lançamentos fiscais e impostos podem estar errados, gerando pagamentos de tributos acima do devido.

Faça uma consulta sem compromisso sobre o seu direito de receber de volta impostos pagos a maior dos últimos 60 meses, indevidamente. 
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Em resumo, as farmácias pequenas possuem recursos exclusivos que podem ser transformados em vantagens competitivas. Ao concentrar-se na personalização, estoque estratégico, ofertas locais, presença online e colaborações com profissionais de saúde, esses estabelecimentos têm a oportunidade de prosperar, oferecendo uma experiência única para seus clientes.

 

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