Veja como executar a projeção de crescimento empresarial para 2022

Voce Ja Fez A Projecao De Crescimento Empresarial Para 2022 Blog - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil

Descubra agora como fazer a projeção de crescimento empresarial 2022

2022 chegou e com ele as metas para projeção de crescimento empresarial. Essa estratégia é essencial para ajudar o seu negócio a se desenvolver. Ficou interessado em saber mais? Então leia o artigo que preparamos.

Executar a projeção de crescimento empresarial 2022 é uma das ferramentas estratégicas, desafiadoras e importantes que toda empresa deve fazer para planejar como pode crescer no mercado de forma saudável e segura.

Para entender todo o processo de expansão da sua empresa, é preciso seguir alguns passos cruciais a fim de alcançar esse objetivo.

Confira abaixo quais são eles!

Projeção de crescimento empresarial 2022: 7 passos para iniciá-la!

Sua empresa pode estar iniciando suas atividades no mercado ou até mesmo já pode estar consolidada. 

Contudo, sempre é necessário fazer a projeção de crescimento empresarial, avaliando todos os pontos favoráveis e desfavoráveis para o crescimento do seu negócio. 

Sendo assim, como adotar essa estratégia que vai te ajudar a prever e tomar decisões assertivas para expandir o seu negócio?

Leia o artigo que preparamos e descubra agora mesmo!

1- Faça uma análise de mercado

Se você realizar a análise de mercado, poderá entender mais sobre o perfil dos seus clientes e dos seus concorrentes. 

É possível realizar esta pesquisa de mercado por conta própria, de forma simplificada e segura, seguindo alguns passos: 

  • Levantamento de informações sobre o seu setor/mercado;
  • Análise dos concorrentes, produtos/serviços oferecidos, valores praticados e principais barreiras à entrada;
  • Levantamento de informações dos Stakeholders, como parceiros no negócio, fornecedores, clientes, agentes governamentais, etc;
  • Análise das informações obtidas e elaboração das estratégias.

Tudo isso é fundamental para elaborar metas eficazes que impulsionam o crescimento do seu negócio.

Ademais, com essas informações mapeadas, também é possível conhecer o nível de competitividade da sua empresa. Com isso, você pode fazer um diagnóstico dos pontos fracos e dos pontos fortes para tomar decisões estratégicas para se destacar.

2- Determine quais são suas metas

Após fazer a análise de mercado, você terá uma visão mais clara sobre a sua empresa e o mercado onde ela está inserida, além de ter informações precisas.

Dessa forma, será mais fácil definir quais serão as metas da sua empresa e determinar como alcançá-las de forma realista 

Então é importante avaliar a situação do ambiente externo e interno da empresa para estipular metas realistas.

3- Analise o histórico financeiro da sua empresa

Para executar uma projeção de crescimento empresarial 2022, é fundamental ter um controle rico de informações do financeiro da empresa e realizar uma análise comparativa do histórico do seu negócio.

Com isso, será mais fácil fazer a previsão futura e entender oportunidades de melhoria, a partir dos dados contidos na DRE financeira.

Considere ter um bom sistema de gestão financeira para automatizar os processos dessa área, facilitando o seu trabalho e o gerenciamento das informações. Opcionalmente, é possível terceirizar essa área (com o BPO financeiro), garantindo maior profissionalização nos controles. Esta é uma excelente opção para pequenas empresas.

4- Atente-se ao ponto de equilíbrio 

Antes de tudo, vale lembrar que o ponto de equilíbrio é aquele no qual as suas receitas são iguais às suas despesas. Somente a partir do ponto de equilíbrio é que a empresa começa a gerar lucros.

Então o considere quando a sua empresa não obtiver lucro nem prejuízo.

Realizando o cálculo para encontrar o ponto de equilíbrio, você poderá saber quantos produtos/serviços precisam ser vendidos para alcançar esse objetivo e a partir de quais valores a sua empresa estará lucrando.

5- Acompanhe o fluxo de caixa e identifique possíveis problemas

Verifique o fluxo de caixa da empresa, ou seja, toda a movimentação financeira, como as entradas e saídas de dinheiro.

Dessa forma, será possível verificar em quais períodos sobram ou faltam mais dinheiro no fluxo de caixa. Assim, você pode tomar decisões estratégicas para se antecipar e evitar prejuízos financeiros em um determinado período.

6- Mantenha a gestão de pessoas 

Realize a gestão de pessoas, com ações para manutenção do engajamento das equipes e cultura empresarial com retenção de talentos, tornando possível a expansão da empresa no mercado, através dos colaboradores.

7- Planeje estratégias na área fiscal, tributária e contábil da empresa

Por fim, é crucial realizar um planejamento tributário anual e manter o controle da parte fiscal e contábil da empresa para evitar prejuízos fiscais, tais como o pagamento indevido de impostos, ou mesmo a ausência de cumprimento de alguma obrigação legal que pode gerar multas e fiscalizações.

É comum empresas pequenas, médias e até grandes encontrarem erros no seu cadastro de produtos quando realizam um levantamento, verificando que houve o pagamento excessivo de impostos devido à classificação incorreta dos produtos em seu sistema interno. Ou, ainda, verificando prejuízo fiscal devido à opção do regime tributário em determinado exercício.

Para evitar problemas assim, é necessário contar com o apoio de um bom parceiro contábil e realizar este planejamento, anualmente, em conjunto com este profissional.

HS: uma contabilidade que existe para trabalhar pelo sucesso do seu negócio

Realizar a projeção de crescimento empresarial 2022 é fundamental para qualquer empresa, mesmo que ela ainda esteja se expandindo lentamente no mercado.

Isso porque ela ajuda o seu empreendimento a direcionar suas energias e organizar ações para alcançar um determinado objetivo. 

Gostou de entender mais sobre o assunto? Então comece hoje a adotar essa estratégia.

Lembre-se sempre que nós, da HS, podemos ajudar você a ter uma gestão mais eficiente do seu negócio.

Clique no ícone do WhatsApp, presente na sua tela, fale com um de nossos especialistas e tenha detalhes sobre as vantagens do nosso suporte.

Ter uma gestão mais eficiente do meu negócio!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da HS Contábil.

Somos um escritório contábil focado em ajudar micro, pequenas e médias empresas a melhorarem sua gestão, a alcançarem resultados incríveis e a crescerem.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta própria de chat disponibilizada em nosso site.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Veja como executar a projeção de crescimento empresarial para 2022

Compartilhe nas redes!

Summary
Veja como executar a projeção de crescimento empresarial para 2022
Article Name
Veja como executar a projeção de crescimento empresarial para 2022
Description
Descubra agora como fazer a projeção de crescimento empresarial 2022. Ficou interessado em saber mais? Então leia o artigo que preparamos.
Author
Publisher Name
HS Contábil
Publisher Logo
Rolar para o topo
Recomendado só para você!
Saiba quem está obrigado a apresentar a DIRF (Declaração do…