Veja como a DCTFweb impacta o dia a dia da sua empresa

Saude Mental De Empresario Hs - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil

Saiba qual é o impacto causado pela DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Web) na rotina das empresas

O eSocial causou uma grande mudança nas empresas brasileiras, diversas alterações foram feitas e muitas obrigações mudaram. Uma das declarações que devem ser apresentadas pelo eSocial é a DCTFWeb.

A DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos), foi uma das mudanças feitas pelo eSocial que gerou diversas alterações nas rotinas dos setores fiscal e financeiro das empresas.

Nós vamos te informar hoje o que é a DCTFWeb e quais foram as mudanças que essa declaração causou nas rotinas das empresas e no como ela impactou os contadores brasileiros.

Acompanhe este artigo e se informe!

O que é a DCTFWeb?
A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos Web (DCTFWeb) foi Instituída por meio da IN RFB nº 1.787/2018 e tem o objetivo de substituir a GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social) no eSocial.

Com essa declaração, a Receita Federal pode acompanhar as contribuições previdenciárias feitas a terceiros, além de facilitar o acesso às informações preenchidas no eSocial e na EFD-Reinf, unificando elas em um só local.

O prazo de transmissão da DCTFWeb mensal é o 15º (décimo quinto dia) do mês subsequente à ocorrência dos eventos. E a DCTFWeb anual é transmitida no último mês do ano, quando são informados os dados referentes ao 13º dos trabalhadores.

O que DCTFWeb afetou na rotina das empresas?
Uma das mudanças foi que, agora o Guia da Previdência Social (GPS), em que o vencimento ocorre no dia 20 do mês seguinte à competência apurada, passa a fazer parte do DARF Previdenciário (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), o vencimento continua na mesma data.

A DCTFWeb é reúne e consolida informação às informações preenchidas no eSocial e na EFD-Reinf

Agora a DCTFWeb envolve dois Departamentos e áreas distintas de uma empresa, o Departamento Pessoal no caso das áreas Trabalhista e Previdenciária e Fiscal no caso da parte tributária.

E para realizar o envio da DCTFWeb sem erros e dentro do prazo, é preciso que exista uma sincronia entre esses departamentos.

O DARF Previdenciário que já citamos, por exemplo, contempla os recolhimentos anteriormente realizados por GPS diferentes oriundas das áreas tributárias e de folha de pagamento.

Outra mudança que precisamos destacar é que não é mais possível realizar o envio antecipado da GPS referente a folha de pagamento (que faz parte da DARF Trabalhista) com a antecedência que antes era realizada por muitos contadores.

Fonte: Jornal Contábil

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da HS Contábil.

Somos um escritório contábil focado em ajudar micro, pequenas e médias empresas a melhorarem sua gestão, a alcançarem resultados incríveis e a crescerem.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta própria de chat disponibilizada em nosso site.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post
Veja como a DCTFweb impacta o dia a dia da sua empresa

Compartilhe nas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Recomendado só para você!
Ao longo dos anos não foram poucos os questionamentos que…