Contabilidade em Santo André - São Paulo

Rombo às Lojas Americanas: O que posso aprender com o caso? Como a contabilidade pode afetar positiva ou negativamente minha empresa?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Lojas americanas rombo

O que é possível aprender com o caso das Americanas sobre o impacto da contabilidade nas empresas? 

Como ativo indispensável de uma empresa, a contabilidade não basta ser feita, tem que ser feita corretamente. Saiba agora por quê!

2023 não começou bem para as Lojas Americanas, e a esse ponto todo Brasil já sabe das dificuldades que a varejista vem enfrentando.

Contudo, o que a contabilidade tem com isso?

Bom, tudo começou com a revelação de uma “inconsistência contábil” nos balanços da empresa, que causou um grande transtorno financeiro, com resultados sentidos instantaneamente. 

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A HS Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Isso desencadeou uma série de reações na empresa, Sergio Rial, que havia acabado de ser nomeado CEO, e quem revisitou o rombo bilionário, renunciou ao seu cargo. Para piorar mais, com Rial, André Covre, diretor de relações com investidores, também renunciou ao cargo nas Americanas.

Logo a empresa anunciou a retirada de patrocínio do BBB, dias antes da estreia do programa no qual a empresa era uma das principais patrocinadoras. Sem contar, é claro, com a queda do valor de mercado da empresa, de R$ 10,8 bilhões, para R$ 2,4 bilhões. Bem significativo não é?  

Como podemos perceber, o caso rendeu muitos prejuízos para empresa, e esse “inconsciente contábil” é o motivo causador. Diante disso, o que é possível tirar de lição do caso? Tem como uma empresa evitar chegar a esse ponto?

É sobre isso que vamos falar neste artigo! Por isso, peço que fiquem conosco até o fim e saiba como utilizar o exemplo da Americanas para proteger a sua empresa.

Por que a Americanas sofreu esse rombo?

No início do ano, a diretoria recém-constituída, composta por Sergio Rial e André Covre, notou, como eles mesmo nomearam, inconsistências contábeis em relação aos fornecedores. 

A causa disso é decorrente de uma operação chamada “Risco Sacado”.

Explicando de forma simples, o risco sacado é uma manobra de antecipação de pagamentos. Com isso, a Americanas delega o pagamento dos fornecedores ao banco e fica responsável por fazer o pagamento à instituição financeira que já quitou as dívidas da loja com os fornecedores.

O problema disso foi como a estratégia foi tratada na contabilidade da empresa. Tais dívidas devem ser lançadas como dívidas com as instituições financeiras, no entanto, As Lojas Americanas lançou as dívidas no seu balanço como dívidas com fornecedores, causando assim essa grande confusão.

E agora, o que tirar de lição com o caso Americanas?

Como você já sabe, a contabilidade é obrigatória para toda empresa no Brasil, e tem que ter um motivo para isso. Concorda? 

Afinal, mais do que ser uma obrigação, a contabilidade em uma empresa é extremamente necessária para a garantia de conformidade e para a organização da empresa. Essa organização está diretamente ligada ao ativo financeiro, ativo esse, essencial para dar continuidade às atividades de toda e qualquer empresa. 

Então, para garantir que a contabilidade cumpra o seu papel, ela deve ser feita corretamente. Logo, a utilização de informações corretas é indispensável. Essa é uma máxima que deve estar na mente de todos os empresários.

A contabilidade de sua empresa é o modo como você pode acompanhar o andamento de sua empresa; os números são o que dizem ao empresário o estado de seus negócios.

Logo, ela é essencial para acompanhar a situação monetária de sua empresa, pois erros como o cometido pela Americanas podem causar enormes perdas. 

Um dos principais erros de muitos empresários é achar que dá para resolver certas ocasiões sozinho, ou, dar um jeitinho por enquanto. Cuidado! Isso pode sair bem mais caro do que você imagina.

Para garantir que problemas desse tipo não aconteçam, só tendo o apoio contábil efetivo e captado e prestando clareza ao seu profissional!

Conte com o respaldo da HS Contábil para uma contabilidade correta!

Agora que você já entendeu que a contabilidade em sua empresa vai além do que uma obrigação a ser cumprida, esperamos que você possa saber como nos dá HS Contábil podemos trabalhar para garantir maior segurança para as operações em sua empresa.

Nossa equipe está altamente capacitada para te atender, agora só depende de você. Entre em contato conosco agora mesmo!

CLIQUE AQUI E TENHA UMA CONTABILIDADE RESPONSÁVEL PARA MANTER SUA EMPRESA SEGURA!

Classifique nosso post

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da HS Contábil.

Somos um escritório contábil focado em ajudar micro, pequenas e médias empresas a melhorarem sua gestão, a alcançarem resultados incríveis e a crescerem.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta própria de chat disponibilizada em nosso site.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Compartilhe nas redes!

Summary
 Rombo às Lojas Americanas: O que posso aprender com o caso? Como a contabilidade pode afetar positiva ou negativamente minha empresa?
Article Name
Rombo às Lojas Americanas: O que posso aprender com o caso? Como a contabilidade pode afetar positiva ou negativamente minha empresa?
Description
O que é possível aprender com o caso das Americanas sobre o impacto da contabilidade nas empresas? Leia o nosso artigo e saiba mais!
Author
Publisher Name
HS Contábil
Publisher Logo

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você!
5 principais pilares da gestão de pessoas para melhorar o…