Contabilidade em Santo André - São Paulo

Planejamento orçamentário: quando e como fazer? Veja 6 etapas!

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Planejamento orçamentário

Atualizado em abril de 2023

Planejamento orçamentário: quando é necessário fazer? Confira as etapas para estruturar o seu!

Entenda por que o planejamento orçamentário é crucial para o crescimento empresarial e veja 6 etapas para realizá-lo com sucesso!

Você entende a relevância do planejamento orçamentário no ambiente empresarial? Essa ferramenta é fundamental para determinar as estratégias financeiras mais vantajosas para as organizações.

O planejamento orçamentário é uma ferramenta que controla o orçamento da empresa, e possibilita que as empresas gerenciem suas finanças de maneira eficiente, garantindo que a organização esteja preparada para enfrentar suas preocupações financeiras de forma organizada.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A HS Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

No entanto, você sabe quando é necessário elaborar o planejamento orçamentário e como fazê-lo? 

Neste artigo, vamos responder a essas perguntas e apresentar as etapas para ajudar a sua empresa a elaborar um planejamento orçamentário eficaz.

Acompanhe!

Quando fazer o planejamento orçamentário?

O planejamento orçamentário deve ser feito em intervalos regulares. O gestor pode planejar para vários períodos, incluindo um mês, um trimestre, um semestre, ou mesmo um ano, o que é mais comum.

É importante lembrar que o planejamento orçamentário não deve ser uma tarefa única e isolada, mas sim um processo contínuo de análise, revisão e ajuste. 

Essa abordagem permite que as empresas ajustem suas estratégias financeiras à medida que as condições econômicas mudam. 

Quer melhorar ainda mais a gestão financeira da sua empresa? Então confira também as postagens abaixo:

Etapas para estruturar o planejamento orçamentário

 1. Estabeleça seus objetivos financeiros

O primeiro passo para elaborar um planejamento orçamentário é estabelecer seus objetivos financeiros com base no tempo que será utilizado. 

Se o seu planejamento considera o ano, os objetivos devem ser traçados para esse período, o mesmo ocorrerá se a abordagem for mensal ou trimestral.

É importante que esses objetivos sejam claros, realistas e alinhados com a estratégia geral da empresa.

 2. Analise o histórico financeiro da empresa

Para elaborar um planejamento orçamentário eficaz, é importante entender o histórico financeiro da empresa.

O processo de avaliar as receitas e despesas passadas, identificar tendências e padrões e analisar os resultados financeiros em relação aos objetivos estabelecidos anteriormente é essencial para alcançar maior precisão no seu planejamento.

 3. Estime as receitas futuras

Agora, utilizando como base a análise do histórico financeiro da empresa, é possível estimar as receitas futuras e incluir projeções de vendas, preços, volumes e participação de mercado com precisão.

 4. Identifique os custos e despesas

Além de estimar as receitas futuras, é importante identificar os custos e despesas necessários para alcançar os objetivos financeiros estabelecidos. 

Lembre-se de analisar todos os custos presentes nas operações da empresa que impactam diretamente o alcance dos objetivos estipulados, sejam custos de produção, salários, marketing ou outras despesas operacionais.

 5. Estabeleça um orçamento geral e específico para cada área

Com base nas estimativas de receita e nos custos e despesas identificados, é possível estabelecer um orçamento geral para a empresa.

No entanto, além do orçamento geral, é importante estabelecer orçamentos específicos para cada área da empresa, como produção, marketing, recursos humanos e outros. 

Esse passo é importante para manter a empresa alinhada com a realidade financeira e ajudar a garantir que cada área tenha recursos adequados para atingir seus objetivos específicos dentro do orçamento geral da empresa.

 6. Monitore e revise regularmente

Como falamos, o planejamento orçamentário não deve ser um processo isolado, mas sim um processo contínuo, onde o monitoramento e a revisão são a chave para atingir os objetivos. 

Por isso, é importante revisar regularmente o desempenho financeiro da empresa em relação ao orçamento estabelecido e ajustar o planejamento financeiro conforme necessário para garantir que a empresa alcance seus objetivos financeiros e se mantenha eficaz na utilização dos recursos financeiros.

A HS Contábil oferece todo o apoio para a sua empresa alcançar um planejamento orçamentário completo!

Antes de tudo, a empresa deve ter ciência da importância do planejamento orçamentário e que o processo seja realizado regularmente, com a abordagem correta para alcançar maior efetividade.

Pensando nisso, nada melhor do que ter uma abordagem especializada, não é mesmo? E a HS Contábil oferece apoio completo na elaboração e manutenção do seu orçamento com toda a expertise que o processo exige.

Seguindo as etapas apresentadas neste artigo, e com o nosso apoio focado na gestão financeira, sua empresa pode elaborar um planejamento orçamentário eficaz que ajude a alcançar seus objetivos financeiros e garanta sua sustentabilidade no longo prazo.

CLIQUE AQUI E FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS AGORA MESMO!

Classifique nosso post

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da HS Contábil.

Somos um escritório contábil focado em ajudar micro, pequenas e médias empresas a melhorarem sua gestão, a alcançarem resultados incríveis e a crescerem.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta própria de chat disponibilizada em nosso site.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Compartilhe nas redes!

Summary
 Planejamento orçamentário: quando e como fazer? Veja 6 etapas!
Article Name
Planejamento orçamentário: quando e como fazer? Veja 6 etapas!
Description
Planejamento orçamentário: quando é necessário fazer? Confira as etapas para estruturar o seu! Leia o nosso artigo e saiba mais!
Author
Publisher Name
HS Contábil
Publisher Logo

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você!
Entenda mais sobre o Lucro Real e saiba quando ele…