Organização financeira: como fazer a da sua empresa

Manter a organização financeira e controlar a gestão do negócio são tarefas fundamentais para o desenvolvimento e crescimento de qualquer empresa, independentemente do porte. No entanto, os empresários dos micro e pequenos negócios devem redobrar a atenção quando se trata das finanças. Isso porque erros ínfimos podem gerar grandes prejuízos financeiros e, em casos mais graves, o fechamento da empresa.

Não é isso que você deseja, não é mesmo? Então preste atenção nas 5 dicas a seguir e faça uma organização contábil eficiente:

1 – Contrate um escritório de contabilidade

Organizar a contabilidade da empresa é um trabalho burocrático e minucioso e, por isso, é de extrema importância firmar parceria com um escritório contábil de confiança. Os profissionais especializados no assunto, além de cuidar das tarefas habituais da contabilidade, podem contribuir para ações estratégicas e tomada de decisões quanto à organização financeira..

2 – Faça um planejamento tributário

 A tarefa de estruturar o planejamento tributário também deixa de ser sua responsabilidade. O contador vai cuidar de todos os detalhes para você. Ele fará projeções e análises para, posteriormente, indicar o regime tributário mais vantajoso para a empresa. Ou seja, aquele que, além de reduzir a carga tributária de forma legal, garante que o seu negócio esteja trabalhando de acordo com a lei. Assim, evitam-se autuações ou multas por descumprimento de alguma obrigação.

3 – Separe as contas

 Essa dica é de extrema importância para manter a organização financeira e contábil: separe as contas da empresa das contas pessoais. Isso vai evitar que você misture recursos e não saiba para onde, exatamente, foi o seu dinheiro. Uma boa alternativa para fazer esse controle rigorosamente é usar contas bancárias diferentes: uma para a empresa e outra para as despesas pessoais.

 4 – Utilize um software de gestão para garantir a organização financeira

Apesar de utilizados por muitos, o papel e a caneta já estão ultrapassados quando se trata de organização financeira. Com tantos programas disponíveis na internet, seria um desperdício continuar apostando no trabalho manual, não é mesmo? Portanto, pergunte ao seu contador qual plataforma é a mais indicada para o seu tipo de negócio e comece hoje mesmo a investir nos recursos tecnológicos. Eles facilitam a organização financeira e consequentemente a gestão do negócio, otimizam seu tempo e são super eficientes.

5 – Controle rigorosamente o fluxo de caixa para melhorar a organização financeira

 Registrar todas as entradas e saídas de recursos financeiros é essencial para manter a organização financeira da empresa. Ao realizar esse controle, é possível analisar pequenos e grandes gastos, identificar quais áreas geram mais lucro e avaliar a possibilidade de novos investimentos.

Portanto, envie todos os dados da empresa para o escritório contábil de forma organizada e controlada. Assim, ele poderá prestar uma consultoria rápida e eficiente. Se precisar de ajuda para realizar as tarefas mencionadas ao longo desse artigo, entre em contato com os contadores da HS Contábil. Será um prazer contribuir para o crescimento do seu negócio.

Esperamos que as dicas sejam de grande ajuda. Até a próxima!

Compartilhe nas redes!

Organização financeira: como fazer a da sua empresa

Precisando de ajuda ou quer falar com um especialista? Preencha os campos abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Recomendado só para você!
O trabalho do contador vai muito além de calcular corretamente…
shares
Powered by