Manter a organização financeira e controlar a gestão do negócio são tarefas fundamentais para o desenvolvimento e crescimento de qualquer empresa, independentemente do porte. No entanto, os empresários dos micro e pequenos negócios devem redobrar a atenção quando se trata das finanças. Isso porque erros ínfimos podem gerar grandes prejuízos financeiros e, em casos mais graves, o fechamento da empresa.
Não é isso que você deseja, não é mesmo? Então preste atenção nas 5 dicas a seguir e faça uma organização contábil eficiente:
1 – Contrate um escritório de contabilidade
Organizar a contabilidade da empresa é um trabalho burocrático e minucioso e, por isso, é de extrema importância firmar parceria com um escritório contábil de confiança. Os profissionais especializados no assunto, além de cuidar das tarefas habituais da contabilidade, podem contribuir para ações estratégicas e tomada de decisões quanto à organização financeira..
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A HS Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
2 – Faça um planejamento tributário
A tarefa de estruturar o planejamento tributário também deixa de ser sua responsabilidade. O contador vai cuidar de todos os detalhes para você. Ele fará projeções e análises para, posteriormente, indicar o regime tributário mais vantajoso para a empresa. Ou seja, aquele que, além de reduzir a carga tributária de forma legal, garante que o seu negócio esteja trabalhando de acordo com a lei. Assim, evitam-se autuações ou multas por descumprimento de alguma obrigação.
3 – Separe as contas
Essa dica é de extrema importância para manter a organização financeira e contábil: separe as contas da empresa das contas pessoais. Isso vai evitar que você misture recursos e não saiba para onde, exatamente, foi o seu dinheiro. Uma boa alternativa para fazer esse controle rigorosamente é usar contas bancárias diferentes: uma para a empresa e outra para as despesas pessoais.
4 – Utilize um software de gestão para garantir a organização financeira
Apesar de utilizados por muitos, o papel e a caneta já estão ultrapassados quando se trata de organização financeira. Com tantos programas disponíveis na internet, seria um desperdício continuar apostando no trabalho manual, não é mesmo? Portanto, pergunte ao seu contador qual plataforma é a mais indicada para o seu tipo de negócio e comece hoje mesmo a investir nos recursos tecnológicos. Eles facilitam a organização financeira e consequentemente a gestão do negócio, otimizam seu tempo e são super eficientes.
5 – Controle rigorosamente o fluxo de caixa para melhorar a organização financeira
Registrar todas as entradas e saídas de recursos financeiros é essencial para manter a organização financeira da empresa. Ao realizar esse controle, é possível analisar pequenos e grandes gastos, identificar quais áreas geram mais lucro e avaliar a possibilidade de novos investimentos.
Portanto, envie todos os dados da empresa para o escritório contábil de forma organizada e controlada. Assim, ele poderá prestar uma consultoria rápida e eficiente. Se precisar de ajuda para realizar as tarefas mencionadas ao longo desse artigo, entre em contato com os contadores da HS Contábil. Será um prazer contribuir para o crescimento do seu negócio.
Esperamos que as dicas sejam de grande ajuda. Até a próxima!
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da HS Contábil.
Somos um escritório contábil focado em ajudar micro, pequenas e médias empresas a melhorarem sua gestão, a alcançarem resultados incríveis e a crescerem.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta própria de chat disponibilizada em nosso site.
Estamos apenas te esperando.
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!
Compartilhe nas redes!