Está pensando em construir sua marca? Saiba como fazer!

Blog Aut Curadoria (hs Contabil) - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil

Aos 33 anos e proprietário de múltiplas empresas, Gabriel Lira compartilha ensinamentos válidos sobre construção de marcas para diferentes nichos

Qual nome você lembra quando pensa em uma esponja de aço? Ou em hastes flexíveis com pontas de algodão para limpar os ouvidos? Pois é. Esse é o poder de um bom desenvolvimento de marca.

Criar algo que se destaque no mercado não é tarefa fácil, principalmente no ambiente online, onde ocorre uma disputa por atenção em todos os lugares.

Mas diante de um cenário onde cada vez mais empreendedores individuais surgem com ideias e prestações de serviços diversos, desenvolver uma marca é peça fundamental para o crescimento de cada empreendimento.

Gabriel Lira, empresário de Brasília, conhece bem os desafios de criação e desenvolvimento de marcas. Aos 33 anos, é sócio-proprietário da agência de comunicação, marketing e design Gruv, premiada pelo Colunistas em 2019 e 2020. Além de atender marcas consolidadas como Uber e Ambev, a agência fornece consultorias e serviços semestrais a pequenos empreendedores selecionados que não podem arcar com as despesas nesse primeiro momento.

Um dos fundamentos da construção de uma marca definiu o nascimento da Gruv: a demanda. Antes da agência, Lira atuava como designer e estrategista na Muv, marca de tênis que movimentou a moda em Brasília. Com os amigos Vinicius Matteo e Miguel Marinho, revolucionou a experiência de comprar calçados, oferecendo aos clientes a possibilidade de customizar os modelos.

A originalidade e a maneira como se comunicavam online despertou o interesse de outras marcas que buscavam as mesmas características para seus negócios. Compreendendo essa demanda e aproveitando essa procura, nasceu a agência Gruv.

“A Muv chamou a atenção de muita gente. Essa foi a nossa primeira empresa e ela rapidamente alcançou voos muito altos. Somos de Brasília, completamente fora do cenário de moda Rio-São Paulo e, mesmo assim, em menos de 3 meses fomos convidados para participar da Babilônia Feira Hype. Algumas pessoas acreditavam que a Muv era uma marca gringa e que teríamos assumido uma franquia, então isso diz respeito à qualidade que tivemos ao desenvolver todas as estratégias e entregas dos produtos”, relata.

O sucesso e a grande visibilidade da marca, atrelados a uma boa estratégia de comunicação, fez com que uma lista de clientes famosos usassem os produtos da Muv, como Tatá Werneck, Fábio Porchat e Thiago Martins.

Resultado: criação de outra empresa, a Gruv, premiação, atendimento a mais de 300 marcas, 70 colaboradores e projetos sociais a todo o vapor, mesmo durante a pandemia.

Nas redes sociais, Lira usa o espaço para compartilhar informações sobre o mundo do empreendedorismo, marketing e parte de sua rotina pessoal, com viagens e lifestyle.

Analisando este cenário, alguns passos importantes podem ser aprendidos com o empresário e colocados em prática para a construção e o desenvolvimento de sua marca:

1) Analisar o público-alvo e seus concorrentes

Uma boa estratégia precisa ser direcionada. Por mais que o seu produto ou serviço seja abrangente, mirar em um público-alvo é fundamental para iniciar e consolidar uma marca de sucesso. Assim como a construção da Muv, que focou em um público jovem e descolado, alcançou figurinistas da Globo, Gabriel Lira, por exemplo, ao desenvolver a Gruv, também direcionou a comunicação. Neste caso, para empresas que pretendiam utilizar o design e a tecnologia para alcançar clientes nas mídias sociais.

2) Definir o foco e a personalidade

Para você que pretende aprender sobre criação de uma marca, é fundamental buscar um foco e torná-lo a base de outros passos seguidos no decorrer do seu processo de criação.

Algumas perguntas podem ser respondidas para facilitar esse reconhecimento:

  • Qual é o posicionamento de sua marca no mercado?
  • Se a sua marca fosse um ser humano, como ele seria?
  • Qual personalidade você acredita que ela teria no tratamento com seus clientes?

No caso da Gruv, Gabriel Lira deixa bastante claro em toda a vitrine da empresa. Além de desafiar o normal com serviços de comunicação, design e marketing, a agência se posiciona como uma fonte de resolução de problemas multidisciplinar para outras empresas que possuem a mesma sinergia. No caso, o posicionamento estabelece de forma clara o que você tem a oferecer, pois quando pensarem em contratar o seu produto ou serviço, você será sempre a primeira referência.

3) Escolher o nome de sua empresa

Uma marca de sucesso vai muito além do seu nome. Ela carrega qualidade na entrega dos serviços e reputação antes de qualquer coisa. Porém, escolher um nome com sabedoria é um dos primeiros grandes passos que você precisa seguir, pois terá interferência em diversas partes do seu negócio, como logotipo, domínio, marketing e registro da marca, se for o caso.

Pense em um nome comercial que seja difícil de ser confundido no mercado. Você pode inventar uma palavra ou unir conceitos diferentes para a criação. Siglas e abreviações também podem funcionar.

4) Criar seu logotipo

Essa é uma das etapas mais aguardadas e importantes para quem está iniciando o processo de criação de marca. O logotipo é a imagem que vai dar a cara para sua empresa e cada detalhe deve ter relação com a mensagem que a sua marca gostaria de transmitir. Você pode escolher um desenho abstrato, um ícone, um personagem, um letreiro, ou mesclar alguns elementos para o resultado final.

Na Gruv, por exemplo, a marca optou por utilizar o próprio nome, num layout preto e branco e uma fonte manuscrita. “A simplicidade é o último grau de sofisticação. A gente poderia ter várias cores no logo, mas acreditamos que o simples é mais difícil de se conseguir. Quando se chega no resultado, no campo visual, com quase nada, realmente é um desafio num mundo completamente poluído e denso de informações. A Apple, por exemplo, trabalha com esse conceito de deixar somente o essencial, e essa mensagem é realmente muito forte”, conta Gabriel Lira sobre o design do logo da marca.

Estudando a fundo cada um desses passos, você pode começar um caminho de sucesso no seu empreendimento. Acompanhe as dicas de profissionais nas redes sociais e invista um tempo de análise e estudo técnico para compartilhar sua marca e encontrar mais clientes.

Fonte: Administradores.com

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da HS Contábil.

Somos um escritório contábil focado em ajudar micro, pequenas e médias empresas a melhorarem sua gestão, a alcançarem resultados incríveis e a crescerem.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta própria de chat disponibilizada em nosso site.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post
Está pensando em construir sua marca? Saiba como fazer!

Compartilhe nas redes!

Rolar para o topo
Recomendado só para você!
Texto estava previsto para ser votado hoje; relator da proposta…