Como realizar um diagnóstico tributário efetivo em sua empresa

Saiba como fazer um diagnóstico tributário preciso em seu negócio

Conheça os benefícios do diagnóstico tributário e tenha uma empresa em conformidade com as leis vigentes

Talvez você nem se recorde ao certo, mas quando precisou realizar a abertura e legalização da sua empresa, teve que tomar uma série de decisões as quais fazem parte desses trâmites iniciais do negócio.

Em resumo, precisou escolher o tipo societário, adequar a empresa ao regime tributário mais vantajoso, elaborar o contrato social, dentre outros aspectos.

Com isso, você conseguiu iniciar o seu negócio e com muita dedicação está aí até hoje de forma consistente, mesmo com todos os percalços inerentes à vida do empreendedor no Brasil.

Pois bem, mas em algum momento as decisões que você tomou lá atrás podem não representar mais a realidade da sua empresa, como, por exemplo, o regime tributário escolhido.

Não acompanhar os detalhes pode gerar prejuízos recorrentes ao seu negócio e é por isso que iremos te mostrar a importância do diagnóstico tributário, um recurso que fará total diferença na gestão contábil da sua empresa.

Portanto, sem mais delongas, vamos ao nosso tema principal!

Saiba o que é um diagnóstico tributário e entenda como funciona

Bom, diagnóstico tributário é um recurso estratégico realizado pelo profissional de contabilidade para identificar se existe possibilidade de redução na carga tributária, ou até mesmo a recuperação de créditos tributários.

Vários fatores impactam nessa análise, por isso, via de regra, este diagnóstico deve ser feito pelo contador da empresa, com base nos registros em seu sistema contábil, podendo verificar todas as amarrações e possibilidades fiscais e tributárias.. Em outras palavras, se você nunca fez esse diagnóstico, pode estar pagando mais tributos do que o necessário, sem saber..

Sendo assim, em um passo a passo simples, podemos te mostrar como funciona o diagnóstico tributário na prática:

  • O contador irá analisar o seu faturamento bruto anual;
  • O contador fará análise das despesas dedutíveis de IR e da folha de pagamento;
  • É feito o levantamento das atividades, ramo de atuação, classificação e aplicação das regras fiscais;
  • Considera-se o planejamento para o próximo ano em comparação com o ano anterior; 
  • Existindo possibilidade de economia tributária, o profissional contábil irá propor a mudança do seu regime tributário para o próximo exercício fiscal.

Vale ressaltar que o suporte de um bom profissional contábil, que tenha apoio jurídico, também servirá para identificar uma possível recuperação de créditos tributários, que pode ser muito atrativa ao seu caixa, principalmente por conta do cenário atual de crise financeira.

Em resumo, amigo gestor, a melhor estratégia que você pode ter é se unir a quem entende bem do assunto e tem know how e expertise para cuidar bem das suas demandas contábeis.

A maior dificuldade relacionada ao diagnóstico tributário

No que diz respeito à importância do diagnóstico tributário, acredito que essa tenha ficado clara. No entanto, e quanto à dificuldade relacionada a tal diagnóstico?

O maior empecilho para a adoção de um diagnóstico tributário se refere justamente à falta de conhecimento que o empreendedor possui sobre o assunto.

Ao não conhecer a necessidade de tal estratégia, ele acaba não adotando o recurso em seu dia a dia, o que é um problema.

Todavia, muitas vezes, os empreendedores também não sabem quem pode realizar tal diagnóstico, e isso nos leva ao próximo tópico. 

Conte com a HS!

Você já deve ter percebido que o norteador para a realização de um diagnóstico tributário efetivo é o profissional de contabilidade…

E quando você tem os melhores ao seu lado, tudo fica muito mais fácil!

Por isso, nós, da HS, podemos te ajudar, pois somos uma contabilidade especializada em tributação para empresas, com apoio Jurídico, e dispomos de uma equipe de profissionais altamente capacitados e preparados para que eles sejam, então, o diferencial que a sua empresa precisa para crescer.

Então, que tal mudar a realidade da sua empresa e proporcionar a ela um rumo muito mais próspero e lucrativo?

Fazemos questão de estar com você na caminhada e, por isso, disponibilizamos um canal exclusivo de comunicação. Basta apenas que você clique no ícone do WhatsApp logo abaixo para falar diretamente com um de nossos consultores.

Quero Agendar Uma Reunião (1) - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil

QUERO OBTER SUCESSO EM MINHA EMPRESA

Compartilhe nas redes!

Como realizar um diagnóstico tributário efetivo em sua empresa

    Precisando de ajuda ou quer falar com um especialista? Preencha os campos abaixo!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Rolar para o topo
    Recomendado só para você!
    Indicador econômico global mantém trajetória de recuperação, diz FGV Fato…
    shares
    Open chat