Como motivar uma equipe de vendas

No cenário atual de tanta concorrência e competitividade entre as empresas, ter uma equipe de vendas motivada é fundamental para aumentar a produtividade, se destacar entre os concorrentes e, de quebra, melhorar o faturamento do negócio. No entanto, é preciso adotar alguns hábitos na rotina da organização para que os funcionários se sintam satisfeitos e criem engajamento com a marca. Abaixo listamos os principais, confira:

1 – Invista em treinamentos

Este é o primeiro passo para motivar uma equipe de vendas e capacitá-la para o momento da negociação. Os treinamentos servem para que os funcionários entendam detalhadamente sobre todos os produtos ou serviços da companhia, bem como sua história, valores e objetivos. Ter conhecimento a respeito dessas informações, fará com que eles tenham segurança e maior poder de persuasão na hora de fechar uma venda.

2 – Defina metas claras e alcançáveis

 Quando uma equipe entende a real importância do seu trabalho e o motivo pelo qual está desempenhando-o, ela se sente mais valorizada e, consequentemente, motivada. Portanto estabeleça metas e lembre-se de que elas têm de ser alcançáveis. Afinal, ninguém quer se dedicar e trabalhar duro em algo que não trará o resultado esperado, não é mesmo? Isso acaba causando o efeito contrário: a desmotivação dos colaboradores.

Uma das estratégias mais eficazes e muito utilizada por grandes empresas é o pagamento de comissão. Trata-se de uma recompensa oferecida ao funcionário, ou seja, ele recebe, além do salário fixo, uma porcentagem sobre as vendas concretizadas. Isso significa que, quanto mais ele vender, mais ganhará no final do mês.

Uma motivação e tanto, não é mesmo?

3 – Adote a cultura do feedback

As reuniões de feedback são de extrema importância dentro das organizações. É o momento em que o funcionário pode expor suas insatisfações, bem como sugerir melhorias. O mesmo vale para os líderes da empresa. Eles devem aproveitar a oportunidade para elogiar a equipe e apontar falhas a serem corrigidas. É uma forma de alinhar a comunicação, aperfeiçoar os processos e mostrar que a companhia se importa com o colaborador e está disposta a ajudá-lo no que for necessário. Essa empatia é fundamental para motivar ainda mais a equipe de vendas.

4 – Faça mais elogios e menos críticas

 Reconhecer as pequenas vitórias do dia a dia e não apenas a meta atingida ao término do mês é essencial para motivar uma equipe de vendas. Quando você elogia seus funcionários está, automaticamente, incentivando-os a trabalhar cada vez mais e melhor.

Portanto, esteja atento a todos os detalhes e valorize cada um dos vendedores.

5 – Tenha bons profissionais e retenha os talentos

O prazer em negociar, a habilidade em entender as necessidades dos clientes e a sabedoria para oferecer as melhores soluções não são tarefas fáceis. Para desempenhá-las com eficiência, é preciso ter talento.

Por isso, você, empregador, tem de observar os colaboradores e identificar quais deles se enquadram ou não na equipe de vendas. Assim, é possível otimizar o trabalho e reter os grandes talentos.

Adote esses hábitos na rotina da sua empresa e veja como os níveis de produtividade serão muito melhores. Depois volta aqui e nos conte a sua experiência.

Até a próxima!

Compartilhe nas redes!

Como motivar uma equipe de vendas

    Precisando de ajuda ou quer falar com um especialista? Preencha os campos abaixo!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Rolar para o topo
    Recomendado só para você!
    Antes de escolher o modelo de contratação mais vantajoso para…
    shares