Como calcular Lucro Real?

Entenda Como Calcular Lucro Real E Mantenha A Sua Empresa Em Dia Com As Questoes Tributarias Post (1) - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil

Conheça os principais pontos que impactam em como calcular Lucro Real na sua empresa!

 Mantenha-se em dia com a tributação da sua empresa do Lucro Real sabendo como funciona a realização do cálculo!

Quando o assunto é tributação, muitas dúvidas vêm à mente da maioria dos empresários, afinal, é de conhecimento comum a complexidade da legislação tributária brasileira. 

Entretanto, entender os principais aspectos sobre a tributação da sua empresa é fundamental para que a conformidade seja mantida, e problemas como multas não sejam uma realidade.

Por isso, ao longo deste artigo falaremos de como funciona o cálculo do Lucro Real e de que forma você, empresário(a), pode garantir que essa questão esteja em dia.

Mas afinal, do que se trata o Lucro Real?

Antes de respondermos mais especificamente sobre como calcular o Lucro Real, é importante ter muito claro do que ele se trata. 

Toda empresa precisa pagar tributos e cumprir com suas obrigações fiscais, que são regidas pelos regimes tributários: 

O Lucro Real pode ser adotado por todas as empresas, sendo obrigatório para aquelas companhias com faturamento anual superior a R$ 78 milhões.

É conhecido como o regime tributário mais complexo, por ter como base o que, de fato, a empresa lucrou. Contudo, apesar da complexidade, pode oferecer diversos benefícios fiscais.

Afinal, como calcular o Lucro Real? 

Lucro Real é a regra generalizada para a apuração do IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica) e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido)

O Lucro Real possui maior complexidade em relação aos outros regimes, pois o processo de cálculo do lucro contábil é um pouco mais detalhado, envolvendo a apuração da própria empresa e os ajustes (positivos e negativos) da legislação fiscal.

Outro detalhe importante sobre o Lucro Real é que as empresas tributadas nesse regime estão obrigadas a apresentar à Receita Federal os registros de seu sistema contábil e financeiro (SPED).

Sempre que falamos em tributação, o suporte de uma contabilidade especializada é essencial, visto que a apuração de impostos e o cálculo minucioso do Lucro Real, bem como a aplicação dos benefícios fiscais e outros detalhes, demandam a expertise contábil. 

Contudo, para que você entenda, o Lucro Real é o lucro líquido da sua empresa durante o período de apuração, que pode ser mensal, trimestral ou anual, ajustado pelas adições ou pelas exclusões estabelecidas na legislação.

Entretanto, ressaltamos que contar com suporte contábil adequado é fundamental, visto que é preciso ter conhecimento sobre tudo o que pode ser considerado ou excluído na apuração, bem como para o cálculo dos impostos como:

  • IRPJ;
  • CSLL;
  • PIS;
  • Cofins; entre outros.

Como manter sua empresa distante de problemas tributários

Sabemos que a rotina de um gestor de uma grande empresa é repleta de atividades que precisam ser minuciosamente geridas, o que torna dedicar máxima atenção para as questões contábeis, fiscais e tributárias um grande desafio. 

Dessa forma, para manter tudo em dia e garantir a plena conformidade da sua empresa, ter o suporte de uma contabilidade especializada em empresas de grande porte e Lucro Real é fundamental. 

Afinal, com ela, você tem o suporte de especialistas altamente qualificados para manter tudo em dia.

Conte com a HS Contábil!

A realização do cálculo do Lucro Real e o cumprimento de cada questão tributária são vitais para o futuro e para o sucesso do seu negócio. 

Por isso, você pode contar conosco, da HS Contábil, para manter tudo em dia para você! 

Nossa equipe é formada por profissionais experientes, capacitados e qualificados para lidar com empresas de grande porte enquadradas no Lucro Real, garantindo tudo o que é necessário para que você não tenha problemas tributários em sua empresa. 

Portanto, não hesite em nos contatar agora mesmo.
QUERO ENTRAR EM CONTATO!

Compartilhe nas redes!

Como calcular Lucro Real?

    Precisando de ajuda ou quer falar com um especialista? Preencha os campos abaixo!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Rolar para o topo
    Recomendado só para você!
    Descubra a importância do fluxo de caixa para empresas de…
    shares
    Open chat