Como calcular Lucro Real de forma efetiva em sua empresa?

Entenda Como Calcular Lucro Real Em Sua Empresa Post (1) - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil

Entenda como calcular Lucro Real e mantenha a sua empresa em dia com as questões tributárias!

Tenha a assertividade que você precisa no cálculo do Lucro Real da sua empresa

O Lucro Real pode ser o regime tributário ideal para algumas empresas de médio/ grande porte e agora, você já entende muito bem isso. 

Afinal, ao longo da jornada empresarial, você precisou adequar a sua tributação de acordo com o seu crescimento, pois existem regras relacionadas à tributação e, para ter assertividade na adequação, um dos fatores primordiais é a atenção quanto ao seu faturamento bruto anual.

Até aí, tudo bem, nada que você já não saiba… 

Porém, até mesmo se a sua empresa passou a ser tributada pelo regime Lucro Real recentemente, existem aspectos que precisam da sua total atenção e um deles costuma gerar muitas dúvidas nos gestores de grandes empresas, sendo a principal delas: como calcular Lucro Real?

Se este é o seu calcanhar de aquiles, não será mais, pois estamos aqui para te explicar como funciona e, mais do que isso, mostrar com quem você deve contar para não cometer erros em seu negócio.

Portanto, sem mais delongas, vamos ao que interessa!

Como calcular Lucro Real?

Nem sempre acontece desta forma, mas em uma escala ascendente de uma empresa que iniciou do zero e cresceu de forma ordenada, a evolução tributária seria a seguinte:

Pois bem, cada um destes regimes tributários possui características distintas, sendo que o faturamento bruto anual é uma das principais regras de adequação, para que você não sofra com eventuais erros e prejuízos tributários.

Portanto, se a sua empresa é tributada pelo Lucro Real atualmente, pelo fato de ter faturamento acima dos limites de outros regimes, o mérito é todo seu por ter evoluído enquanto empresário e ter feito a sua empresa ser o que é hoje, mas isto – por si só – não te deixa imune a possíveis inconsistências tributárias e é por isso que estamos aqui para te mostrar como calcular Lucro Real.

Afinal, como funciona o cálculo?

Bom, se você não sabe, as alíquotas possuem como base de cálculo o lucro efetivo que a sua empresa obteve, ajustado com exclusões e adições determinadas pela lei.

Com isso, a gente mostra para você como funciona a base de cálculo para apuração do IRPJ com base no Lucro Real, logo abaixo:

Receitas – Despesas = Lucro Líquido

Lucro Líquido + Ajustes = Lucro Real

Ué, mas é só isso?

Não! E é fundamental ter o total controle da sua contabilidade e, afinal, nem todas as despesas são dedutíveis, bem como nem todas as receitas são tributáveis. Além disso, existem incentivos que podem ser aproveitados para diminuir o valor do IRPJ.

A importância de uma contabilidade efetiva

Bom, já te mostramos como calcular Lucro Real e você viu o quanto é simples, porém, é necessário ter o mais absoluto controle da sua contabilidade, para que a fórmula represente um retrato fidedigno da realidade financeira da sua empresa.

Ou seja, não há espaço para erros e inconsistências nos dados, pois, se isto ocorrer, a fórmula não corresponderá ao Lucro Real efetivo da sua empresa e você estará exposto a uma situação de irregularidade.

Portanto, é fundamental ter um contador para garantir que tudo esteja sempre impecável.

Conte com a HS e fique distante de problemas!

Nós, da HS, somos uma contabilidade especializada em empresas do Lucro Real e estamos prontos para garantir uma gestão contábil de alta performance para o seu negócio.

Afinal, possuímos plena experiência em prestar apoio para empresas de grande porte e dispomos de um time de especialistas 100% atualizados e focados em atuar com o foco na excelência, para garantir os melhores resultados ao seu negócio.

Portanto, não deixe para outro dia, entre em contato conosco agora mesmo e descubra como iremos ajudar a sua empresa a prosperar.
Quero Agendar Uma Reunião (1) - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil

QUERO ENTRAR EM CONTATO!

Compartilhe nas redes!

Como calcular Lucro Real de forma efetiva em sua empresa?

    Precisando de ajuda ou quer falar com um especialista? Preencha os campos abaixo!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Rolar para o topo
    Recomendado só para você!
    Saiba como organizar um sistema de gestão eficiente para a…
    shares
    Open chat