Carga tributária para empresas em expansão.

Estrategias De Outro Para Reduzir A Carga Tributaria Da Sua Empresa Blog - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil

A carga tributária pode ser usada a favor do crescimento da sua empresa.

Conhecer como funciona a cobrança da carga tributária no país, bem como o tratamento fiscal, vai ajudar você a ter melhor percepção dos acontecimentos e a ver oportunidades de expansão do seu negócio

Quando falamos de empresas em expansão no Brasil, logo surgem as dúvidas em relação à carga tributária, já que sabemos que o Brasil é bem famoso quando o assunto é pagar impostos, haja vista que o nosso país possui uma das maiores cargas tributárias do mundo, cuja prática abusiva de cobrança de impostos afeta negativamente o lucro das empresas.

Por isso, empresários e empreendedores devem estar atentos ao seu regime tributário para aproveitar as possibilidades a fim de reduzir seus impostos.

Continue lendo este post para saber mais. Bom proveito.

Por que existe carga tributária?

A carga tributária é mais antiga do que muitos imaginam. Já na Idade Antiga há registros da prática de cobrar impostos dos cidadãos.

Aqui, no Brasil, fazemos até piada com o método de cobrança de impostos da era colonial, quando o quinto do nosso ouro era enviado para a Coroa Portuguesa.

Devido à altíssima taxa (20% sobre o recolhimento de ouro de todas as colônias portuguesas), o imposto foi apelidado de “o quinto dos infernos”.

Enfim, voltando para o nosso tempo, a cobrança de impostos é feita por meio do regime tributário, sendo a carga tributária a relação entre a soma da arrecadação federal, estadual e municipal e o nosso PIB (Produto Interno Bruto).

Até hoje, só vemos a carga tributária aumentar mais e mais e nunca diminuir, mas não resta alternativa: é preciso pagar, já que o pagamento dos impostos é obrigatório, pois compõe a fonte dos rendimentos dos governos.

Em teoria, a cobrança dos impostos viabiliza ao governo a implantação de melhorias e de benfeitorias no setor de serviços à população.

Ou seja, é por meio da carga tributária que o governo disponibiliza recursos financeiros aos estados e aos municípios para atender às necessidades da população.

Todavia, o sistema de cobrança de impostos no Brasil tem gerado muita revolta na população, pois, em vez de melhorar o sistema tributário, ocorre o contrário.

Diante disso, o governo inseriu exceções na lei tributária e criou regimes simplificados, com o objetivo de reduzir a complexidade do sistema tributário brasileiro.

No entanto, para se beneficiar dessas exceções e para conseguir uma justa carga tributária, é preciso ter o suporte técnico de um profissional da contabilidade, visto que, para uma empresa em crescimento se manter próspera por toda a sua existência, precisará entender as oportunidades fiscais e não poderá relaxar na gestão.

Tratamento Fiscal

À medida que uma empresa vai crescendo, ela precisa adaptar a sua estrutura tributária.

Isso significa que ela precisa ter o hábito constante de monitorar dados, atualizar seu cadastro de produtos e analisar relatórios gerenciais. Principalmente as grandes empresas, que já possuem sistemas consolidados e portanto possuem um planejamento tributário mais complexo, enquanto as pequenas empresas possuem regimes simplificados, até mesmo com redução de carga tributária e com simplificação de processos.

Diante disso, cada vez mais as empresas necessitam de cuidado no registro das operações, para garantir o correto tratamento fiscal e aplicação adequada dos impostos. Isso inclui a análise das informações desde a compra (dentro ou fora do estado), a inclusão de informações so xml no seu cadastro interno e a parametrização para venda (dentro e fora do estado).

Com tudo isso, a empresa precisa estar comprometida em cumprir todas as exigências previstas em lei, garantindo o menor custo tributário.

HS: podemos ajudar sua empresa a ter mais eficiência quando o assunto for “tributos”.

Por fim, para as empresas em expansão se manterem competitivas no mercado, é preciso cuidar da carga tributária.

Então, é preciso vigiar a vida financeira da empresa, fazendo um bom planejamento tributário, e nós, da HS Contabilidade, podemos ajudar você nessa tarefa. Fale com a gente clicando no ícone do WhatsApp e saiba como.

Fazer um bom planejamento tributário para minha empresa!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da HS Contábil.

Somos um escritório contábil focado em ajudar micro, pequenas e médias empresas a melhorarem sua gestão, a alcançarem resultados incríveis e a crescerem.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta própria de chat disponibilizada em nosso site.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post
Carga tributária para empresas em expansão.

Compartilhe nas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Recomendado só para você!
Campos Neto disse que o país terá um trabalho difícil…