Contabilidade em Santo André - São Paulo

Como fazer a gestão financeira de pequenas empresas

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:

Fazer uma boa gestão financeira, focada em resultados e aumento de lucro, é o primeiro passo para alavancar as vendas das pequenas empresas. Os empresários que deixam essa tarefa de lado, talvez por acharem que não seja tão importante assim, geralmente têm dificuldades de alcançar seus objetivos e, em casos mais críticos, perdem o controle da empresa. É exatamente por isso que estamos aqui: para ajudá-lo a fazer a gestão financeira da sua empresa. 

Selecionamos 5 dicas que, com certeza, vão facilitar esse processo. Pronto para conhecê-las?

1- Faça um planejamento estratégico

Para que as pequenas empresas façam uma boa gestão financeira é preciso, antes de implementar as ideias, estruturar um planejamento estratégico. É o momento de colocar no “papel” quais são os objetivos do negócio e traçar metas para alcançá-los. Para isso, estipule prazos e trabalhe para cumpri-los. Planeje, também, todos os gastos, receitas e investimentos. 

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A HS Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Defina o preço do seu produto ou serviço e analise se a margem de lucro é vantajosa, ou seja, se vai cobrir os custos e despesas da empresa. Leve em consideração o gasto com frete (se você comercializa produtos) e o valor de mercado. Assim, é possível verificar se o preço fixado por você está semelhante ao da concorrência.

2- Separe a conta pessoal da empresarial

Utilizar os recursos financeiros da empresa para pagar as despesas pessoais é um erro gravíssimo, muito comum entre os empreendedores inexperientes. Essa atitude pode prejudicar a gestão, impactar diretamente no orçamento financeiro do negócio impedindo seu crescimento, além de dificultar o controle rigoroso das despesas. Como consequência, o empresário não conseguirá impulsionar as vendas e, muito menos, aumentar a lucratividade.

Portanto, tenha contas separadas e não misture as finanças da empresa com as pessoais. Para isso, defina um valor de pró-labore ou retirada de lucros e planeje seu orçamento pessoal a partir dele.

3- Controle o estoque

O gerenciamento do estoque é fundamental para qualquer tipo de empresa, principalmente as de pequeno porte. Se já é importante controlar a entrada e saída de mercadorias em grandes corporações, a atenção deve ser redobrada nos pequenos negócios, aqueles que não têm condições de arcar com custos inesperados. Para isso, é preciso que o empresário tenha um bom conhecimento no assunto, além de contar com um sistema para gerir esta operação.

Controlar o estoque garante que a empresa não tenha problemas com falta ou excesso de produtos, permite que o proprietário gerencie a data de validade dos produtos e faça projeções de receitas e despesas.

4- Utilize ferramentas para controlar as finanças das pequenas empresas

Automatizar a gestão das finanças é uma ótima opção para organizar tantas informações. O trabalho manual está sujeito à erros, que podem impactar negativamente nos resultados do negócio. A melhor alternativa é a utilização de um software moderno e atualizado. Ele garante o acompanhamento de vendas, identifica os produtos e serviços mais lucrativos, emite notas fiscais com agilidade, monitora o pagamento de todas as despesas, controla fluxo de caixa, fornece demonstrativos de resultado, dentre outras funcionalidades.

Como existem diversas opções no mercado, aconselhamos que você avalie quais são as necessidades do seu empreendimento e escolha o programa ideal. Um contador pode lhe ajudar na escolha assertiva. 

5- Não se esqueça de fazer um planejamento tributário

Por fim, recomendamos que você faça um planejamento tributário e avalie, ao lado de um contador, qual regime mais se adequa ao seu negócio. A decisão, quando feita de forma correta, pode reduzir drasticamente os gastos com impostos e contribuir para o crescimento do empreendimento. Como o processo é muito burocrático e requer conhecimento aprofundado sobre o assunto, conte com a ajuda de um especialista.

Nossos profissionais estão à disposição para auxiliá-lo. Não hesite e entre em contato conosco.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da HS Contábil.

Somos um escritório contábil focado em ajudar micro, pequenas e médias empresas a melhorarem sua gestão, a alcançarem resultados incríveis e a crescerem.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta própria de chat disponibilizada em nosso site.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Compartilhe nas redes!

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você!
Clínica Médica Exercer a medicina com eficiência e ainda se…