Você tem o objetivo de abrir uma empresa?
Neste blog post, vamos apresentar as principais vantagens e desvantagens de empreender no Brasil. Por mais que pareça tentador ser o próprio chefe e administrar o próprio negócio, abrir uma empresa tem seus prós e contras. Confira a seguir a fim de ter certeza sobre essa decisão de carreira.
Vamos começar pela autonomia. Sendo o dono do negócio, cabe a você definir seus próprios horários, como são feitos os processos da empresa e até estabelecer a cultura organizacional. Por outro lado, muitas vezes isso significa trabalhar muito mais que 44 horas semanais. Tudo depende do tipo de negócio. Lembre-se que, ao abrir uma empresa, o sucesso, administração e gestão da mesma dependem de você. Ou seja, muito mais responsabilidade e dedicação.
Burocracia de abrir uma empresa
Apesar da questão da qualidade de vida que pesa bastante na decisão, por outro lado existe a questão burocrática. Diversos passos contemplam o processo de abrir uma empresa. Você confere um blog post sobre isso neste link. É preciso estar financeiramente preparado para isso.
Os processos de formalização da empresa, escolha de regime tributário, definição de porte da companhia, registros e licenças são mandatórios. Para isso, você vai precisar de uma assessoria contábil especializada. Sem contar que é preciso se manter atualizado dentro da legislação durante toda a existência do negócio. Tudo isso deve estar na conta de quem quer abrir uma empresa.
Outra questão que deve ser lembrada é que, depois de abrir uma empresa, a pessoa física fica atrelada à jurídica. Dentre os pontos que merecem atenção, citamos o rendimento distribuído aos sócios para aquisição de bens na pessoa física, que precisa estar respaldado por demonstrações contábeis e amparado por registros e documentos legais.
Assessoria contábil ao abrir uma empresa
Ainda no âmbito burocrático, é interessante fazer um cálculo estratégico para determinar valores de pró-labore e distribuição de lucros aos sócios (quando aplicável), com objetivo de garantir menor custo em INSS e IRRF. Um profissional especializado poderá ajudá-lo nesse assunto.
Saiba, ainda, que desde a idealização do negócio, escolha do nome, tipo jurídico e composição societária, você vai precisar de uma assessoria contábil eficiente. Ela também dá diretrizes para o planejamento tributário, trazendo economia fiscal e proporcionando uma visão especializada para a melhor tomada de decisão durante a existência da empresa.
Não se engane achando que você dá conta sozinho. Mesmo que você tenha algum conhecimento, são muitos processos envolvidos. A última coisa que você precisa é pagar impostos a mais, ou deixar de cumprir alguma obrigação fiscal e ser surpreendido com multas.
Vantagens de abrir uma empresa
Tudo isso que foi dito agora dá, sim, muito trabalho. Contudo, é necessário. Então, se você sonha em abrir o próprio negócio não é isso que deve te impedir. Existem muitas vantagens em abrir uma empresa.
Elas devem ser enaltecidas. Primeiro, é a maior oportunidade de trabalhar com aquilo você mais ama. E tudo que é feito com paixão, tem mais chances de dar certo.
Outro benefício já foi citado: autonomia e qualidade de vida. Fazer os próprios horários é uma vantagem. Poder usar algumas das “horas úteis” para resolver questões pessoais também. Além disso, se você preza por essas comodidades, é possível que você consiga proporcioná-las aos seus funcionários, gerando um ambiente agradável e produtivo.
A questão financeira também pesa. Sendo o dono do próprio negócio, o que vier de receita além do planejado, faz parte do seu lucro. E é você quem diz o que acontece com esse dinheiro a mais.
Diferentemente de um funcionário que depende de bônus e promoções para contar com uma verba extra. Por fim, essa é a chance de deixar um legado. Se você escolheu empreender para dar vida a um sonho, esse pode ser o maior benefício de abrir uma empresa.
Abrir uma empresa no cenário brasileiro atual
Talvez você não saiba, mas 2018 foi um ano melhor na economia, quando comparado a 2017 e 2016. Só não cresceu mais porque o mercado ainda estava no período de resiliência e houve insegurança por ser um ano de eleição.
A verdade é que, segundo o IPOG, o Brasil ainda vai precisar de mais alguns anos para se recuperar totalmente da crise. A previsão para o retorno do crescimento econômico está para 2021. O que significa que, até lá, os potenciais empreendedores podem usufruir de muitas oportunidades de investimento – mais uma vantagem de abrir uma empresa em 2018/2019.
Contudo, esse investimento deve ser planejado e assertivo. Faça uma pesquisa dos setores mais aquecidos e que mais tenham a ver com você.
Veja quais são as tendências e os produtos e serviços com maior propensão de procura. Então, alinhe com a sua familiaridade pessoal e profissional.
Independentemente do setor escolhido, além do estudo de mercado, é preciso elaborar um plano de negócio, estar em contato com pessoas da área, estudar formas de divulgação, contar com uma boa assessoria contábil, preparar-se financeiramente e acompanhar o desenvolvimento do negócio bem de perto.
Agora que conhece alguns detalhes a mais sobre a abertura de uma empresa, acha que vale a pena arriscar?
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da HS Contábil.
Somos um escritório contábil focado em ajudar micro, pequenas e médias empresas a melhorarem sua gestão, a alcançarem resultados incríveis e a crescerem.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta própria de chat disponibilizada em nosso site.
Estamos apenas te esperando.
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!
Compartilhe nas redes!