Vantagens e Desvantagens de abrir uma filial – HS Contabil
Vantagens e Desvantagens de abrir uma filial

A abertura de uma filial para uma empresa matriz pode ser um passo muito grande e vantajoso, mas nem tudo é um “mar de rosas”. Existem as vantagens e as desvantagens de se abrir uma filial para um negócio.
Pensando nisso, desenvolvemos um material para que você possa entender e compreender melhor o momento em que sua empresa se encontra e se abrir uma filial pode ser vantajoso ou desvantajoso para ela.

Vamos começar o nosso material, dando prioridade para as vantagens de se abrir uma nova filial para a sua empresa, visando as oportunidades de negócio e o crescimento da corporação como um todo.

Vantagens de se abrir uma filial

Quando uma empresa decide que é a hora de abrir uma filial, é importante que sejam avaliadas as condições em que a corporação se encontra, seu posicionamento no mercado e quais os verdadeiros benefícios para que isso aconteça, conheça alguns deles então:

Reconhecimento de novos clientes

Uma vantagem muito interessante para as empresas que desejam abrir uma filial para o seu negócio é a oportunidade de oferecer seus serviços/produtos para um público maior. Além da maior visibilidade e facilidade de logística, sua empresa pode alcançar maior representatividade e conquistar reconhecimento em outras regiões, ou até mesmo outros estados, dependendo de onde sua filial será instalada;

Ampliar sua rentabilidade no mercado

A abertura de uma filial necessita de uma série de levantamentos e análises prévias, porém não há como negar que se a abertura for bem estruturada com base em um planejamento bem elaborado, o sucesso será eminente para a empresa! Além da possibilidade de aumento do faturamento, a sua empresa poderá conquistar novas frentes no mercado em que atua, crescendo não somente em números e rentabilidade, mas também em representatividade no seu setor.

Tornar seus serviços ou produtos mais reconhecidos

Com uma nova filial, é possível tornar a sua marca um alvo em evidência no mercado em que ela atua. Consequentemente os seus serviços e produtos podem atrair um público maior. Com a popularização de serviços e produtos, uma filial pode trazer também mais reconhecimento à empresa, à marca e aos produtos/serviços.

Duplicando seus rendimentos e o tamanho do seu negócio

É certo que o rendimento de uma empresa pode aumentar significativamente com a abertura de uma filial. Através de uma boa administração, controle e planejamento,  é possível até mesmo duplicar o faturamento e estudar a possibilidade de abrir novas filiais com o objetivo de expandir ainda mais o negócio através de outras filiais.

Desvantagens de abrir uma filial

É preciso saber que existem também pontos de desvantagem para abrir uma filial para o seu negócio. Embora exista uma série de benefícios, é necessário que os responsáveis pela empresa matriz compreendam que alguns aspectos merecem atenção, pois podem tornar a abertura de uma filial uma decisão desvantajosa.

Trabalho em dobro

Uma desvantagem de abrir uma filial para o seu negócio é o aumento de trabalho para a corporação, uma filial é como uma “empresa filha” da empresa matriz, então exigirá um trabalho de atenção direcionado a ela. Além disso, a empresa terá mais responsabilidades e preocupações com a nova unidade do negócio. Tudo isso envolve também mais investimento em pessoas, processos e controles.

Lidar com diversas atividades ao mesmo tempo

Um empresário que decide abrir uma filial do seu negócio precisa ter em mente que os problemas existirão. Obstáculos fazem parte do negócio e com uma filial, serão duplicados. Muitas vezes as situações problemáticas podem surgir ao mesmo tempo, na empresa matriz e em sua filial. Caberá ao empresário adotar métodos de controle e buscar ferramentas para solução de cada problema.

Tributação

Outro ponto importante e que pode se tornar uma desvantagem é a tributação. Para tomada de decisão é necessário analisar detalhadamente de que forma a tributação pode impactar no aumento da carga tributária. Por exemplo: Verificar as possibilidades de regimes tributários, a necessidade ou viabilidade de transferência de mercadorias, entre outros aspectos, visando a economia tributária.

Conclusão:

Como podemos observar, as vantagens podem ser maiores do que as desvantagens em abrir uma filial. De qualquer maneira é preciso que o empresário dê a atenção necessária nos pontos que podem representar uma desvantagem em potencial, podendo até mesmo colocar negócio em risco. De modo geral, se a sua empresa possui uma estrutura para arcar com custos de novas unidades, será necessário um tempo de maturidade para o planejamento e implementação de processos seguros de controle, antes de começar a receber os lucros através de uma filial. Assim, é possível almejar o crescimento e sucesso da corporação.

Fale Conosco
Consulte nossos estrategistas e saiba como podemos melhorar seus resultados fale conosco
Endereço

Rua Iugoslávia, 125 – Pq das Nações
Santo André/SP | CEP: 09280-110
+55 (11) 4479 6500
hs@hscontabil.com.br

Serviços CONTABILIDADE DIGITAL Gestão Societária Assessoria Trabalhista Área Fiscal Área Contábil Assessoria Tributária Assessoria Financeira Assessoria empresarial
×
Olá, em que posso ajudar?