Boa parte da composição do lucro de uma farmácia de pequeno ou médio porte não é resultado direto das suas vendas, e sim de uma boa gestão.
No comércio farmacêutico, assim como em outros, o bom giro do estoque coloca dinheiro em caixa, claro, mas é o controle apurado de erros operacionais que ajudam a aumentar o lucro.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A HS Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
As margens apertadas das farmácias, pedem soluções inteligentes
O grande número de medicamentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal presentes nesse tipo de estabelecimento – que pode facilmente superar facilmente os 3.000 itens – contribui para isso.
Muitos itens, diferentes regras de tributação e notas fiscais numerosas formam o cenário perfeito para tributar incorretamente.
E, até o empresário mais atento, dificilmente controlará todos os erros em lançamentos no estoque da sua farmácia ou drogaria.
A cadeia de suprimentos para produtos farmacêuticos envolve uma série de produtos importados, tributações monofásicas, bifásicas e outras características que demandam controles específicos.
Então, como corrigir erros no estoque da sua farmácia?
A indústria erra um lançamento que é repassado pelo distribuidor e a farmácia paga o imposto indevido, por ser o final dessa cadeia de eventos.
Segundo nossos especialistas, estes são os erros mais frequentes em notas fiscais encontrados (muitas vezes mais de um por nota fiscal):
- Código de Situação Tributária de PIS e COFINS
- Código de Situação Tributária de ICMS
- NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul
- CEST – Código Especificador da Substituição Tributária
- CFOP – Código Fiscal de Operações e Prestações
Agora você já tem pistas para a solução, mas cabe um alerta: esse controle efetuado manualmente é inviável!
Vale contar com software de gestão para controle de estoque e atividades fiscais, além da análise de profissionais especializados em contabilidade para farmácias, para reduzir significativamente esses erros.
É altamente eficaz reverter uma visão limitada do tipo que prega que “sendo uma farmácia pequena não há como investir”, e assim, evitar as perdas que muitos proprietários e gestores sentem quando demoram a investir em sistemas eficientes de controle.
Investimentos em controle e gestão se pagam com uma programação financeira bem organizada, mesmo em farmácias de pequeno porte.
E cada ponto percentual obtido, em um mercado onde farmácias que alcançam algo entre 6% e 10% podem se considerar vencedoras, é crucial para vencer a longo prazo.
Reverta o jogo da tributação a seu favor
Pensar em tributação no ramo farmacêutico como um trunfo para melhorar sua formação de preços é inteligente, assim como melhorar a eficiência do controle dos lançamentos do seu estoque.
Agora, o “pulo do gato” é ir além e reverter o jogo e descobrir se impostos foram pagos incorretamente, podendo recuperar os últimos 60 meses, como um direito resguardado pelo fisco.
Se você tem essa dúvida, baixe e leia nosso ebook e encontre nele acesso ao contato dos especialistas tributários da HS Contábil.
>>> baixe aqui o ebook “Pague o justo – tributação para farmácias”
Fique de olho! Sua farmácia pode ter valores a recuperar e receber crédito em conta, ajudando seu fluxo de caixa.
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da HS Contábil.
Somos um escritório contábil focado em ajudar micro, pequenas e médias empresas a melhorarem sua gestão, a alcançarem resultados incríveis e a crescerem.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta própria de chat disponibilizada em nosso site.
Estamos apenas te esperando.
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!
Compartilhe nas redes!