Como reduzir custos logísticos através de uma filial – HS Contabil
Como reduzir custos logísticos através de uma filial

A abertura de uma filial para uma empresa pode ser de grande ajuda para a matriz. É possível aumentar os lucros pela venda de serviços e produtos que a corporação fornece. Além disso, pode aumentar o reconhecimento da empresa em outros estados do país.
Outra vantagem muito interessante sobre filiais, é que através delas é possível reduzir os custos logísticos de uma forma prática, trazendo benefícios para a corporação.
Na maioria das empresas, o produto representa o maior custo da venda. Todavia, um dos custos que merece atenção é o custo de logística, pois em grande parte das empresas ele ocupa o segundo maior custo da operação. As empresas costumam alocar seus produtos na própria matriz, e quando necessário, alocam espaços em centros de distribuição. É possível que esta estratégia resulte em um custo logístico muito maior do que o ideal, comprometendo o custo total da operação. Outro ponto é a falta de visão para as oportunidades que uma logística de qualidade “dentro da casa” pode oferecer. Algumas entidades que não optam por este método muitas vezes não possuem um conhecimento logístico adequado para suprir as necessidades que são exigidas.
Vamos nos aprofundar mais nesse conteúdo. Então que tal conhecer um pouco mais sobre quais são os maiores custos logísticos? Dentre eles estão:

Armazenagem –
Neste tópico de custo é necessário um grande esforço financeiro para ser aplicado no recebimento, armazenamento e expedição dos produtos que a empresa vem a oferecer.

Transportes –
Os transportes são também um dos grandes representantes nos custos logísticos, através deles é que uma corporação pode realizar transferências dos produtos entre unidades e realizar os transportes para vendas das mercadorias.

Movimentação –
Este é um dos grandes custos internos dentro de uma logística empresarial. Este custo de movimentação representa o deslocamento interno de produtos, através de pessoas, caminhões, empilhadeiras, TI e etc.

Estoque –
O estoque representa uma grande importância dentro de uma companhia, principalmente da que produz as suas próprias mercadorias. Através dele é possível mensurar a quantidade a ser produzida, vendida e muito mais.

Agora que você entende mais sobre os custos logísticos dentro de uma organização, vamos falar sobre o real tema deste texto, que é exatamente uma forma para reduzir os custos com o auxilio de uma filial da sua empresa matriz.

É possível diminuir o custo de Armazenagem?
Para uma corporação que já estabeleceu sua filial e mantém uma estrutura financeira adequada para suprir as necessidades das unidades, é possível enxergar possibilidades maiores para o negócio, onde a empresa matriz pode também trabalhar a sua filial como uma espécie de depósito de armazenamento e não somente mais um ponto de venda dos produtos. Esse tipo de ação pode diminuir os custos logísticos da sua matriz diretamente. Para uma empresa que não possui local de armazenamento para as mercadorias e aloca em um centro de distribuição terceirizado, o apoio de uma filial pode significar uma grande redução de custo e o aumento de caixa em uma corporação. A matriz pode desenvolver uma estratégia benéfica que torne o seu centro logístico em sua filial.

Como diminuir os custos de transporte?
Normalmente este é um ponto difícil para as empresas alcançarem melhoria, mas calma! Existem sim algumas formas de diminuir este tipo de custo. Uma corporação pode elaborar rotas precisas para que os veículos percorram até o trajeto final, atalhos seguros e que diminuam o tempo do transporte. O consumo de combustível é um ponto que basicamente é inevitável para todo e qualquer custo logístico em uma corporação. Cabe à empresa realizar um estudo de quantidade de consumo da gasolina por quilometro rodado pelos veículos. Vale lembrar que dentre os custos de transporte, estão incluídas também a manutenção periódica dos veículos, que deve ser feita de forma preventiva e qualificada para evitar prejuízos maiores no futuro.

É possível diminuir os custos de movimentação?
Sim, mas este tipo de diminuição costuma variar de acordo com a proporção da sua empresa matriz/ filial. Dentro de uma empresa o custo de movimentação também é significativo, para que os produtos se desloquem aos veículos, por exemplo, é necessário que uma equipe realize essa tarefa. Mesmo com uma filial existente, este é um tipo de custo necessário, mas pode ser trabalhado com o apoio de máquinas, como empilhadeiras, onde é possível diminuir de acordo com a necessidade, o número de auxílio humano neste tipo de função.

O estoque pode ajudar a diminuir os custos?
Há quem acredite que o estoque em uma empresa não tenha importância, seja ela matriz ou filial. Quem pensa assim está totalmente equivocado, pois o controle estratégico do estoque pode ajudar muito na redução de custos de uma corporação. Caso o estoque de produtos fique armazenado em uma outra unidade, a empresa pode trabalhar com estratégias através dele para planejar a quantidade de produção que deve atingir para garantir que os produtos sejam feitos e estejam prontos no período correto para a entrega. Um estoque mínimo ligado a uma filial pode ser uma fórmula perfeita de garantir o controle de seus materiais. Lembrando, porém que o estoque pode representar aumento de custo quando não administrado corretamente. Para calcular o estoque mínimo necessário, o empresário precisa conhecer a demanda média do período e o tempo necessário para reposição.

Uma corporação que possui uma filial pode obter uma série de vantagens em soluções logísticas. A HS Contábil pode ajudar a sua empresa a enxergar os custos e diminuí-los com estratégias contábeis. Nós ajudamos a sua empresa a crescer! Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços de consultoria.

Fale Conosco
Consulte nossos estrategistas e saiba como podemos melhorar seus resultados fale conosco
Endereço

Rua Iugoslávia, 125 – Pq das Nações
Santo André/SP | CEP: 09280-110
+55 (11) 4479 6500
hs@hscontabil.com.br

Serviços CONTABILIDADE DIGITAL Gestão Societária Assessoria Trabalhista Área Fiscal Área Contábil Assessoria Tributária Assessoria Financeira Assessoria empresarial
×
Olá, em que posso ajudar?