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5 Decisões necessárias para tornar sua empresa autogerenciável

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5 decisões que você precisa para tornar sua empresa autogerenciável

Ter uma empresa autogerenciável demanda mais do que vontade, é necessário estar atento a pontos importantes nesse processo. Entenda!

Você tem uma ideia para uma empresa que pode funcionar quase inteiramente por conta própria? 

Empresas autogerenciadas são organizações em que os funcionários têm autonomia para suas próprias decisões, portanto operam com muito pouca gestão de cima para baixo.

Esse tipo de empresas tem muitas vantagens; seus funcionários não precisam pedir permissão para tomar certas ações, eles tendem a se mover muito mais rápido do que as empresas padrão. 

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Uma empresa autogerenciável reduz a necessidade de gerenciamento contínuo por parte do empresário, o que pode ajudar a manter uma qualidade de trabalho maior tanto para proprietários quanto para funcionários.

Porém, tornar-se uma empresa autogerenciável implica certas decisões que precisam ser tomadas para tornar o processo bem-sucedido.

Neste artigo, vamos ver 5 decisões que você precisa fazer para tornar sua empresa autogerenciável, acompanhe!

Para ter ainda mais propriedade para tornar sua empresa autogerenciável, leia também:

1. Defina a cultura de sua empresa e seus objetivos

A cultura de sua empresa ajudará a orientar muitas das decisões que você toma enquanto tenta fazer com que sua empresa se autogerencie. Além disso, não dá para implementar práticas de sucesso sem entender quais são os reais objetivos da empresa a longo prazo. Comece definindo claramente esses dois aspectos, eles são fundamentais para todo o processo que envolve a autogestão.

Você pode começar a desenvolver a cultura de sua empresa respondendo a perguntas como:

  • Quais são as principais crenças da empresa? 
  • Que tipos de pessoas você deseja contratar? 
  • Qual é a declaração de missão de sua empresa? 
  • O que representa a sua empresa? 
  • O que deseja alcançar na sua empresa?

2. Decida as regras

É fundamental definir com clareza as regras e as políticas de sua empresa. Alguns exemplos de regras e políticas de cultura da empresa que você pode querer seguir incluem:

  • Que horas os funcionários devem trabalhar; 
  • Que benefícios e remuneração sua empresa oferece aos funcionários; 
  • Com que frequência você terá reuniões e que tipos de reuniões você terá. 
  • Quais são suas políticas de férias e doenças. 
  • Qual é a sua política de comunicação?

3. Estabeleça as propriedades e as responsabilidades

Nesse processo, também é necessário estabelecer quem possui diferentes partes das operações de sua empresa. Quando a propriedade é claramente definida, torna-se mais fácil para os funcionários tomarem decisões por conta própria. 

Você pode fazer isso atribuindo a propriedade de partes de sua empresa, tais como um departamento ou um projeto. 

Depois de atribuir a propriedade, é importante dar a essa pessoa a autoridade para tomar decisões relacionadas à sua área. Defina as responsabilidades dos funcionários dentro de cada setor ou projeto. Isso ajudará a equilibrar o trabalho na organização e tornará mais fácil o processo de decisão por conta própria.

4. Decida suas práticas de RH

Os novos funcionários devem ser contratados tendo como base a cultura da empresa; além disso, preparar os novos funcionários para a autogestão é um processo importante na  captação e na retenção de talentos.

Você pode permitir que os funcionários atuais assumam a responsabilidade de treinar os novos funcionários. 

5. Decida como você medirá o sucesso

É importante decidir como você vai medir o sucesso em sua empresa. Você pode escolher medir o sucesso por lucro, participação no mercado, satisfação do cliente ou alguma outra métrica. 

Contudo, qualquer que seja a métrica escolhida, ela deve estar relacionada ao trabalho que os funcionários fazem em seus departamentos. 

Também é importante que os funcionários saibam como medir o sucesso. Quando os funcionários sabem como estão sendo avaliados, eles podem ajustar seu comportamento para ajudar a atender a essas métricas. 

Quais são os principais pontos de atenção nesse processo?

Existem alguns pontos de atenção nesse processo de autogestão, importantes para manter esse processo efetivo com o retorno esperado:

  • A avaliação de seu progresso em direção à autogestão para identificar pontos falhos;
  • A implementação de feedbacks para gerar uma cultura de reconhecimento e melhoria nas equipes;
  • Análise dos processos dentro da empresa para identificar problemas potenciais e minimizar os riscos.

A HS Contábil está pronta para auxiliá-lo!

Todas essas etapas o ajudarão na transição de sua empresa para um modelo autogerido. Entretanto, para garantir esse processo totalmente seguro, contar com apoio é um passo mais que importante.

A HS Contábil está pronta para auxiliá-lo na transição e para que sua empresa se torne uma empresa autogerenciável, cumprindo todas as necessidades e garantindo os melhores resultados dessa prática!

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5 decisões que você precisa para tornar sua empresa autogerenciável. Leia o artigo que preparamos e confira mais informações!
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