Sistema de gestão: conheça os principais

Visando crescimento nos negócios, segurança das informações, melhorias na produtividade e aumento da visibilidade no mercado, é possível observar uma tendência cada vez maior das empresas na busca por sistemas de gestão. 

Se você observa que seus funcionários estão entrando num processo de fluxo de retrabalho, ou seja, com vários funcionários desempenhando várias vezes a mesma tarefa, ou ainda, que mais de uma tarefa está sendo desempenhada pelo mesmo funcionário, esse é o momento ideal para pensar em adotar esse tipo de recurso na sua empresa.

Um sistema de gestão empresarial é um programa de computador que auxilia na administração eficaz, tanto pessoal quanto financeira, da empresa, integrando seus diversos departamentos e produzindo resultados positivos. Independente do porte e segmento de mercado, a função do sistema de gestão é automatizar e facilitar a rotina, e conta com funcionalidades como:

  • cadastro de clientes, produtos, serviço e fornecedores; 
  • controle financeiro; 
  • controle de estoque; 
  • emissão de notas fiscais e boletos; 
  • vendas; 
  • contratos; entre outros.   MERCADO DE TECNOLOGIA 

 

Quais são os tipos de sistema de gestão empresarial?

 

Nesse tipo de gestão, existem vários tipos de software disponíveis no mercado digital, mas três se destacam: ERP, CRM E BPM . A seguir, vamos falar melhor sobre cada um deles e explicar as vantagens de cada um para o seu negócio.

Enterprise Resource Planning (ERP)

O Planejamento de Recursos da Empresa é o programa de gestão empresarial mais conhecido e utilizado do mercado financeiro. Isso porque ele torna possível centralizar de forma segura todos os dados da área fiscal, financeira e contábil. Ao optar por esse sistema, o gestor facilita o acompanhamento dos recursos, bem como o cálculo dos tributos de cada etapa, com total controle, inclusive em tempo real, de todas essas informações. 

Costumer Relantionship Management (CRM)

O Sistema de Relacionamento com Clientes é um software voltado para relacionamento com consumidor e experiência do usuário. Todo histórico de contato com cada cliente é organizado de forma atrair, reter e trabalhar ao máximo a fidelização desses leads, de forma metódica e estratégica. Bastante útil para a área de marketing, vendas e atendimento, o CRM conta com recursos que permite o controle dos dados, das atividades e das interações dos clientes com a empresa. O resultado? Mais eficiência e resultados otimizados.

Business Process Management (BPM)

A Gestão de Processos de Negócios permite a integração entre diferentes departamentos e é totalmente voltado para a parte de processos organizacionais, sempre de forma sistemática. Enquanto o ERP guarda dados de diferentes áreas em um só lugar, o BPM procura a integração deles. O ponto forte é permitir ao gestor um empreendimento com mais lucro e menos falhas, tendo como grande vantagem sua flexibilidade e fácil implementação. 

Depois de conhecer melhor os tipos de sistemas de gestão, não tem porque você não adotar aquele que de adequa melhor às necessidades da sua empresa. Uma boa dica é pedir indicação de sistema para o seu contador. Caso ainda tenha restado alguma dúvida, procure um dos nossos contadores especializados no assunto para te auxiliar. Até a próxima!

Compartilhe nas redes!

Sistema de gestão: conheça os principais

Precisando de ajuda ou quer falar com um especialista? Preencha os campos abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Recomendado só para você!
Manter um negócio vivo em um cenário altamente competitivo não…
shares
Powered by