Contabilidade em Santo André - São Paulo

Planejamento tributário: conheça os 3 tipos e faça o da sua empresa!

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Entenda Agora Quais SÃo Os 3 Tipos De Planejamento TributÁrio Blog - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil

 Entenda quais são os 3 tipos de planejamento tributário

Conheça os 3 tipos de planejamento tributário e faça em sua empresa no final de ano para começar 2023 com mais economia.

O planejamento tributário é uma ferramenta que pode ajudar sua empresa a ter mais economia em impostos.

Todavia, é necessário dizer que ele costuma ser desconhecido de muitos empresários.

Ainda, alguns que o conhecem não sabem da sua importância em um empreendimento e como usá-lo para reduzir os gastos com tributos.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A HS Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Sabendo disso, no artigo que preparamos, você terá acesso a informações relevantes, as quais vão ajudar a entender 

O que é o planejamento tributário?

Lidar com os tributos é um desafio para todos aqueles que desejam empreender no Brasil.

Contamos com um número variado de leis, as quais mudam bastante.

Temos também uma variedade de tributos que incidem nos mais diferentes tipos de situações.

Nesse cenário, o empresário não possui outra opção a não ser quitar com a obrigação tributária, tendo em vista que o não pagamento expõe a empresa a multas, juros e autuações.

Se isso não bastasse, é necessário lidar com uma quantidade significativa de obrigações acessórias, como, por exemplo, envio de declarações, emissão de documentos fiscais etc.

Em tal cenário, é necessário trazer também que, tratando-se de empresas, a tributação do Brasil é realizada por meio de enquadramentos.

São eles que vão definir como deverá ser realizado o cálculo de tributos, dentre outros deveres que o empreendimento terá de atender, relacionados ao assunto.

Os principais são:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Nesse aspecto, o planejamento tributário vem justamente para auxiliar você a lidar com esse contexto.

Ele consiste em um estudo feito com o objetivo de entender quais opções representará mais economia para sua empresa, ao calcular seus tributos.

Nesse contexto, para entender, por exemplo, o melhor enquadramento, é realizada a projeção dos resultados da empresa, feito o cálculo em cada um dos regimes permitidos, com o objetivo de identificar aquele que mais se adequa à realidade do negócio.

Sugestão de leitura:

Quais cuidados ter ao realizá-lo?

Perceba que não atender de forma integral às obrigações tributárias do seu empreendimento pode trazer sérios problemas à sua gestão.

Ter de pagar multas e juros é apenas um deles, já que você poderá ter que responder juridicamente por crime contra a ordem tributária e sonegação fiscal.

Nesse sentido, é fundamental, inicialmente, contar com apoio especializado, que não apenas entenda de leis, mas também do mercado no qual você opera.

Isso se torna mais importante em empresas que têm mudança acentuada em seus números em períodos específicos.

Por exemplo, empresas hoteleiras em alta temporada, terceirização de mão de obra, construção civil, entre outros.

Ainda, você precisa que toda decisão tomada, ao realizar o seu planejamento tributário, seja feita com base no que a lei permite.

Caso contrário a economia do curto prazo poderá se tornar em mais custos para a sua empresa e muita, mas muita dor de cabeça para sua gestão.

Por que sua empresa precisa dele?

O planejamento tributário é importante para uma empresa principalmente por dois motivos.

Primeiramente, pode oferecer uma possível redução nos gastos da sua empresa, com tributo, como já ficou claro em nossa conversa até aqui.

Perceba que, por meio do planejamento tributário, é possível que a sua empresa possa entender quais as normas que, de fato, precisa cumprir, quais tributos pagar, obrigações as quais precisará atender, dentre outros.

Como a opção sobre o regime tributário que será usado para recolher tributos costuma ser feita no final de ano, é interessante que o planejamento tributário seja feito no ano anterior.

Quais são os três tipos?

Muitos autores trazem a existência de três tipos de planejamento tributário.

Inicialmente temos o planejamento tributário operacional, por meio do qual as tarefas são estruturadas e busca-se estabelecer as rotinas e processos que serão adotados pelo departamento da empresa para que todos os tributos sejam pagos em dia.

Dentre outros aspectos, ele tem o objetivo de auxiliar a empresa a realizar o cálculo de tributos da maneira certa e cumprir com todas obrigações ligadas ao assunto, geralmente no curto prazo.

O planejamento tático pensa no médio prazo.

Uma das suas características é pensar nas demandas dos setores, a fim de se poder alcançar as metas de períodos mais longos, o que se refere ao pagamento de impostos.

Por exemplo, quando o gestor de um departamento determina como as ações serão realizadas em cada área, estamos falando em um planejamento tributário tático.

Já o planejamento tributário estratégico é feito pensando no longo prazo. Sendo assim, ele precisa ser feito com base em riqueza de informações que vão além dos números financeiros, principalmente levando em conta: as mudanças no mercado, legislação, metas de crescimento e expansão do negócio, localização, estrutura, etc

Ele deverá envolver os valores, missão e visão do negócio, bem como tudo aquilo que poderá ter influência no alcance das metas traçadas no período.

A elaboração desses tipos de planejamento tributário ajudará você a ter mais segurança nos seus passos, além de gerar mais economia para sua empresa e possibilitar conformidade de maneira facilitada.

Nem sempre é fácil realizar o planejamento tributário para um estabelecimento, demanda conhecimento profundo do tema.

Isso exposto, no link abaixo, você conhecerá quem pode ajudar você a ter maior controle sobre seus tributos e realizar o planejamento tributário do seu negócio de maneira assertiva:

Contabilidade especializada em planejamento tributário em São Paulo – SP

HS: a gente busca soluções as quais ajudem você a ter mais economia

Como a gente pode perceber em nossa conversa, o planejamento tributário vem como uma soluções com a qual a sua empresa pode contar para lidar com a complexidade do contexto relacionado à tributos.

Dito isso, é importante lembrar que nós, da HS, temos a expertise necessária para ajudar você a lidar com os seus tributos da maneira certa e utilizar essa ferramenta em prol do desenvolvimento do seu estabelecimento.

Vamos conversar sobre isso?

Clique no botão abaixo, converse com a gente e conheça de perto os benefícios de contar com a nossa equipe!

Nós aguardamos o seu contato, combinado?

Preciso ter mais economia tributária em minha empresa

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da HS Contábil.

Somos um escritório contábil focado em ajudar micro, pequenas e médias empresas a melhorarem sua gestão, a alcançarem resultados incríveis e a crescerem.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta própria de chat disponibilizada em nosso site.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Compartilhe nas redes!

Summary
  Planejamento tributário: conheça os 3 tipos e faça o da sua empresa!
Article Name
Planejamento tributário: conheça os 3 tipos e faça o da sua empresa!
Description
Entenda quais são os 3 tipos de planejamento tributário. Leia o artigo que preparamos e conheça os 3 tipos de planejamento tributário!
Author
Publisher Name
HS Contábil
Publisher Logo

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você!
Saiba como escolher o contador ao trocar de profissional em…