Contabilidade em Santo André - São Paulo

Maximizando a margem de lucro em farmácias de pequeno e médio porte, mesmo com o controle de preços

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Pmc Farmácia - HS Contábil

A precificação de uma farmácia é uma atividade mais complexa do que em outros negócios do varejo. Ela exige atenção, especialmente por se tratar de um setor regulamentado diretamente pelo governo.

 

Saiba que isso não é exclusividade no Brasil e muitos outros países seguem esse tipo de padrão para evitar a prática de preços abusivos em itens indispensáveis à população.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A HS Contábil pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

 

Já tivemos diferentes modelos de precificação e atualmente o que vale é a Lei nº 10.742/2003, mas você sabe o que está estabelecido nela?

 

A lei que regulamenta o mercado farmacêutico no Brasil e que atua em toda cadeia de medicamentos; controla desde o preço de fábrica até o preço do balcão. Entre seus pontos-chave estão

 

  • A definição clara do Preço Máximo ao Consumidor (PMC) 
  • A regulamentação da Lista Positiva 
  • A vinculação do PMC ao Preço Fábrica (PF)
  • A inclusão de medicamentos genéricos e similares na regulação
  • Diretrizes para a fixação de preços

 

Em um mercado farmacêutico altamente regulamentado como é no Brasil, é essencial que as farmácias de pequeno e médio porte compreendam e gerenciem eficientemente o conceito de Preço Máximo ao Consumidor (PMC). 

 

Este indicador, estabelecido pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), é um item de fundamental importância e pode impactar significativamente a margem de lucro dessas farmácias.

 

Entendendo como o PMC e a CMED

O PMC, ou Preço Máximo ao Consumidor, é um valor fixado pela CMED, considerando diversos fatores, como custo de produção, concorrência e margem de lucro desejada. 

 

A CMED também regula a Lista Positiva, que contém os medicamentos sujeitos ao controle de preço. Os valores de referência para o PMC são baseados no Preço Fábrica (PF) dos medicamentos. 

 

Compreender a relação entre Lista Positiva, PF e PMC é vital para as farmácias, pois isso influencia diretamente a rentabilidade e competitividade no mercado.

 

PMC farmácia

 

ICMS-ST de medicamentos: dedique mais atenção e evite prejuízos

Como você já sabe, faz tempo que a indústria, distribuidores e as próprias farmácias vêm praticando descontos muito agressivos nas suas vendas de medicamentos; fato que, muitas vezes torna o PMC divulgado pela CMED como base de cálculo para apurar o ICMS-ST, totalmente fora da realidade do mercado.

 

As distorções no ICMS devido por substituição chegam ao ponto em que o ICMS-ST fica muito próximo, ou chega a ser superior, ao valor cobrado na venda ao consumidor final.

 

Buscando corrigir esta situação, passou-se a aplicar o MVA (Margem de Valor Agregado), que segundo a legislação é a forma de cálculo que deve ser utilizada quando não há PMC divulgado, pois ele aproxima o valor da base de cálculo da substituição tributária ao praticado pelas farmácias nas vendas ao consumidor – e por ser amplamente utilizado pelos demais segmentos econômicos, pode ser entendido juridicamente pelo princípio da igualdade.

 

Estratégias para maximizar seu lucro, sem perder competitividade

Para otimizar a margem de lucro em um cenário de PMC, as farmácias precisam adotar estratégias inteligentes de precificação. 

 

Visando ter maior competitividade no mercado, não basta apenas elaborar uma relação direta entre o preço de compra do medicamento e uma margem de lucro desejada, mas, sim, entender como estimar cenários “flutuando” por essas faixas de preços – e de olho nos preços praticados pelos seus concorrentes diretos.

 

Isso inclui a negociação eficiente com fornecedores para obter melhores condições de compra, a diversificação do mix de produtos e a busca por alternativas genéricas com margens mais favoráveis.

 

Encontrando Equilíbrio na Precificação

Ao compreender as nuances da regulamentação da CMED, explorar estratégias de precificação inteligentes e manter-se atualizado sobre a Lista Positiva, as farmácias podem não apenas permanecer competitivas no mercado, mas também maximizar sua margem de lucro, contribuindo para a saúde financeira do negócio.

Classifique nosso post

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da HS Contábil.

Somos um escritório contábil focado em ajudar micro, pequenas e médias empresas a melhorarem sua gestão, a alcançarem resultados incríveis e a crescerem.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta própria de chat disponibilizada em nosso site.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Compartilhe nas redes!

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você!
Boa parte da composição do lucro de uma farmácia de…