Como a telemedicina pode revolucionar a minha clínica médica?

A Inovacao Tecnologica Que Veio Para Transformar Sua Clinica Medica Post (1) - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil

A inovação tecnológica que veio para transformar sua clínica médica se faz presente na telemedicina!

A telemedicina pode elevar a sua clínica médica a um novo patamar, atraindo e fidelizando novos clientes através da tecnologia

A telemedicina permite aos profissionais de saúde avaliar, diagnosticar e tratar pacientes à distância, usando a tecnologia de telecomunicações. 

A abordagem passou por uma evolução notável na última década e está se tornando uma parte cada vez mais importante da infraestrutura de saúde brasileira.

A telemedicina usa tecnologia moderna para possibilitar que médicos e pacientes se comuniquem virtualmente quando e onde for necessário. Normalmente, um smartphone ou computador e a internet são todo o material necessário.

A telemedicina requer internet de alta velocidade (para qualidade de vídeo), um computador ou smartphone e um local privado e tranquilo para os compromissos.

História da Telemedicina

O que reconhecemos como telemedicina hoje começou na década de 1950, quando alguns sistemas hospitalares e centros médicos universitários começaram a tentar encontrar maneiras de compartilhar informações e imagens por telefone. 

Em um dos primeiros sucessos, dois centros de saúde foram capazes de transmitir imagens radiológicas pelo telefone.

No início, a telemedicina era usada principalmente para conectar médicos que trabalhavam com um paciente em um local a especialistas em outro lugar. 

Isso foi de grande benefício para as populações rurais e difíceis de alcançar, onde os especialistas não estão prontamente disponíveis. 

Ao longo das décadas seguintes, o equipamento necessário para realizar visitas remotas permaneceu caro e complexo, de modo que o uso da abordagem, embora crescente, foi limitado.

A ascensão da era da Internet trouxe consigo mudanças profundas para a prática da telemedicina. 

Clinicas E Laboratorios Medicos - Contabilidade em Santo André - SP | HS Contábil

A proliferação de dispositivos inteligentes, capazes de transmissão de vídeo de alta qualidade, abriu a possibilidade de fornecer cuidados de saúde remotos para pacientes em suas casas, locais de trabalho ou instalações de vida assistida como uma alternativa às visitas pessoais para cuidados primários e especializados. 

Benefícios da telemedicina

Usar a telemedicina como alternativa às visitas pessoais oferece uma série de benefícios para pacientes e profissionais.

Os principais benefícios voltados para os pacientes são:

  • Menos tempo longe do trabalho;
  • Sem despesas de viagem ou tempo;
  • Menos interferência com as responsabilidades de cuidados com crianças ou idosos;
  • Privacidade;
  • Sem exposição a outros pacientes potencialmente contagiosos.

Os principais benefícios para clínicas médicas são:

  • Aumento da receita;
  • Melhor eficiência do escritório;
  • Uma resposta à ameaça competitiva de clínicas de saúde de varejo e provedores de saúde apenas on-line;
  • Melhor acompanhamento do paciente e melhores resultados de saúde;
  • Menos compromissos perdidos e cancelamentos;
  • Reembolso de pagador privado.

Definição de telemedicina

A telemedicina pode ser definida como o uso de tecnologia (computadores, vídeo, telefone, mensagens) por um profissional médico para diagnosticar e tratar pacientes em um local remoto.

Quão comum é a telemedicina?

A telemedicina é um componente importante e de rápido crescimento na distribuição de produtos de saúde. Mais da metade de todos os hospitais agora usam alguma forma de telemedicina.

A telemedicina é segura?

Sim. Quando usada nas condições certas e para os casos apropriados, a telemedicina tem se mostrado tão segura e eficaz quanto o atendimento presencial. 

Obviamente, nem todas as condições conduzem ao tratamento por meio de visitas de vídeo, portanto, as clínicas devem usar o bom senso ao utilizar este canal para a prestação de cuidados de saúde.

Quão difícil é usar a tecnologia da telemedicina?

Para serem eficazes, as tecnologias de telemedicina devem ser fáceis de usar tanto para pacientes quanto para fornecedores. As melhores soluções são fáceis de configurar e implementar para consultórios médicos e tão fáceis para os pacientes quanto os aplicativos de dispositivos móveis que eles usam todos os dias.

Conte conosco, da HS Contábil!

Nós, da HS Contábil, somos uma contabilidade com know-how completo em clínicas médicas e te auxiliamos em todas as suas dúvidas contábeis.

Entre em contato conosco, da HS Contábil. Possuímos profissionais altamente qualificados que entendem e podem ajudar a sua clínica médica.

Compartilhe nas redes!

Como a telemedicina pode revolucionar a minha clínica médica?

    Precisando de ajuda ou quer falar com um especialista? Preencha os campos abaixo!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Rolar para o topo
    Recomendado só para você!
    Confira as novas regras para o registro de empresa A…
    shares
    Open chat