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Vantagens de se fazer uma boa gestão comercial

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Engana-se quem pensa que, para fazer uma gestão comercial eficiente, basta treinar e qualificar a equipe de vendas. Claro que as tarefas são fundamentais, mas o trabalho é muito mais abrangente e, para desempenhá-lo com excelência, é preciso ter visão estratégica e fazer bom uso dos recursos financeiros.

Para isso,  o profissional responsável por gerenciar a área comercial de uma empresa, independentemente do porte, tem de se preocupar com a precificação adequada dos produtos/serviços, estudar e acompanhar as transformações do mercado e criar estratégias para fazer com que a empresa se destaque entre os concorrentes. Além de manter um bom relacionamento com os clientes finais e, por fim, analisar resultados e indicadores de desempenho.

Todas essas responsabilidades geram ganhos significativos para o negócio e são essenciais para alcançar o sucesso organizacional e, consequentemente, aumentar os lucros. Para que você entenda melhor, selecionamos as principais vantagens de se fazer uma boa gestão comercial. Confira:

A importância de uma gestão comercial eficiente

 Os empreendedores que se preocupam em fazer uma boa gestão comercial e contratam profissionais especializados e experientes na função, já estão um passo à frente da concorrência. Isso porque, quando feita de forma correta, a gestão comercial permite:

Maior controle dos resultados:

Produzir ações contínuas voltadas ao controle dos resultados e gerenciamento das vendas é fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio. Com informações relevantes e detalhadas a respeito da área comercial, é possível projetar investimentos, identificar falhas, aperfeiçoar processos e evitar gastos desnecessários.

Esse controle pode ser feito por meio de um software ERP (Enterprise Resource Planning), que permite o armazenamento de grande fluxo de dados e informações sobre diversos departamentos da empresa. Ele também gera relatórios sobre o comportamento dos clientes e facilita e agiliza a tomada de decisão.

Monitorar os concorrentes:

Analisar as estratégias da concorrência é fundamental para avaliar como as ações do outro podem impactar o seu negócio ou para identificar falhas (e aprender o que não deve ser feito). Assim, você poderá criar estratégias inovadoras e eficientes, que gerem bons resultados.

Estruturar equipes comerciais altamente qualificadas:

Entre as tarefas da gestão comercial estão: qualificar, treinar e motivar o time de vendas. Esses 3 fatores são cruciais para que a equipe produza mais e melhor, aumentando o faturamento do negócio.

 Fidelizar clientes:

A relação com o cliente não termina quando ele fecha uma venda, muito pelo contrário. É preciso manter contato e mostrar que a sua empresa se preocupa com ele e está disposta a ajudá-lo. Isso pode fazer com que ele se torne um cliente recorrente e continue comprando seus produtos ou serviços.

Percebeu como a gestão comercial pode otimizar os resultados da sua empresa? Se ainda estiver com alguma dúvida, entre em contato com os nossos profissionais. Eles estão à disposição para ajudá-lo.

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da HS Contábil.

Somos um escritório contábil focado em ajudar micro, pequenas e médias empresas a melhorarem sua gestão, a alcançarem resultados incríveis e a crescerem.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta própria de chat disponibilizada em nosso site.

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